Direção hidráulica pesada: confira as possíveis causas

Está com dificuldade para manobrar? Listamos oito componentes que, com problema, afetam a dirigibilidade do seu carro!

mao de homem no volante sistema hidráulico direção do carro
Bomba, correia, suspensão e até pneus mal calibrados atrapalham o sistema da direção hidráulica (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 24/02/2024 às 11h01
Atualizado em 25/02/2024 às 11h25

A popularização das direções assistidas foi uma verdadeira bênção para os motoristas. Um conforto tão grande que depois que você se acostuma dificilmente voltaria a ter um veículo sem este recurso. Mas a direção hidráulica também pode dar os seus problemas e ficar dura e pesada.

Aí perde-se todo aquele conforto e suavidade para manobrar. Mas a direção com assistência hidráulica dura tem cura. E agora vamos listar as nove principais causas que podem deixar o volante pesado e a rotina de dirigir cansativa.

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A direção hidráulica exige lubrificação. O fluido tem a função de percorrer os componentes do sistema, como a caixa e a bomba da direção, além de fazer com que o conjunto trabalhe na temperatura correta.

Conforme o nível do fluido diminui, aumenta a necessidade de pressão para movimentar os componentes internos. Com isso, a direção hidráulica fica mais pesada porque o motorista terá de fazer mais força para realizar as manobras.

As fabricantes recomendam a verificação periódica do nível do fluido da direção hidráulica, com o carro frio e estacionado em piso plano. O óleo deve estar entre as marcações de mínimo e máximo.

Se for necessário completar, é fundamental que o lubrificante colocado esteja dentro das especificações recomendadas pela montadora.

Bomba hidráulica

A peça é a responsável por enviar o fluido para a caixa de direção. É o que vai fazer com que o peso normal do volante nas manobras seja suavizado. Mas se a bomba estiver com problemas, o óleo não chega na caixa e a direção hidráulica fica pesada.

Vazamentos no sistema da direção hidráulica

A falta de fluido também pode ser um problema de vazamento do lubrificante. Com menos óleo bombeado no sistema, a direção hidráulica está sujeita a ficar mais pesada e dura. Verifique mangueiras e dutos que compõem o conjunto e veja se há sinais de vazamentos, geralmente ocasionados por mau funcionamento dos retentores.

Correia

Por falar em bomba da direção hidráulica, esta depende de um acionamento por meio de correia. E se esta peça arrebentar, haverá uma interrupção da lubrificação do sistema, o que deixará o volante pesado.

A boa notícia é que a correia da direção hidráulica costuma ser um item barato. A de um Renault Sandero, por exemplo, é encontrada por menos de R$ 80. O problema é ver se o carro em questão tem um projeto onde a substituição da peça implique na retirada de outros componentes, o que pode encarecer a mão de obra.

Cremalheira

A função da cremalheira é conectar o volante às engrenagens que giram as rodas na direção correta. Se depois de ligar o motor a direção se mantiver pesada por um tempo e voltar ao normal depois de alguns minutos com o carro em funcionamento, a causa pode ser a cremalheira.

Cruzeta pode travar a coluna da direção hidráulica

Trata-se da peça que transfere a rotação de um eixo para o outro e que garante o movimento correto das rodas para a esquerda ou para direita de forma suave. Um defeito na cruzeta pode travar a coluna de direção e deixar o volante pesado.

Estalos no sistema de direção podem ser sinais de problema na cruzeta, assim como excesso de vibração do eixo cardã em altas velocidades. A peça é relativamente barata, de R$ 40 a R$ 60 em carros compactos, mas é preciso atenção. Cruzeta defeituosa pode afetar o cardã e aí a conta ficará muito mais cara.

Suspensão

Problemas nos rolamentos do coxim do amortecedor comprometem a estabilidade do automóvel como também o comportamento da direção. O volante tende a ficar mais pesado e a apresentar folgas e barulhos incomuns.

Amortecedores gastos também podem afetar a direção hidráulica. O carro fica mais suscetível aos buracos e imperfeições da pista, sobrecarregando diversos componentes, entre eles os terminais de direção.

Alinhamento e cambagem

Cambagem negativa ou falta de alinhamento podem deixar a direção hidráulica com folgas e também pesada. Então, a dica é fazer os serviços anualmente, a cada 10 mil km ou conforme indicação da fabricante do veículo.

Pneus mal calibrados afetam a direção hidráulica

Pneus mal calibrados, além de aumentarem o consumo de combustível, também podem deixar a direção hidráulica pesada. Quando muito vazios e murchos, o atrito da borracha com o asfalto aumenta, o que faz com que o motorista faça mais esforço ao volante. Por isso, não se esqueça de calibrá-los uma vez por semana.

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