Dirigir na neve: confira dicas para aproveitar a frente fria no Brasil

Com pistas mais escorregadias e menos aderência, motoristas precisam reduzir a velocidade, prestar atenção às condições da via e controlar bem o carro

pneu de carro rodando na neve
Aprender a controlar a direção em pisos escorregadios é imprescindível para dirigir na neve (Foto | Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 20/08/2020 às 13h39
Atualizado em 20/08/2020 às 17h10

A meteorologia indica, em razão da passagem de uma forte massa de ar polar, a possibilidade de neve em algumas cidades do Sul do Brasil. Com a chegada do fenômeno relativamente raro, preparamos algumas dicas necessárias para dirigir na neve – com segurança.

LEIA MAIS

pneu de carro rodando na neve
Aprender a controlar a direção em pisos escorregadios é imprescindível para dirigir na neve (Foto: Shutterstock)

De acordo com a Bridgestone, quando se trata de dirigir na neve e no gelo, a primeira coisa a se considerar é se é realmente necessário utilizar o veículo. Isso porque há riscos em dirigir em um clima rigoroso de inverno. Sendo imprescindível sair de carro:

1. Use as características do carro a seu favor

Alguns veículos oferecem diferentes modos de condução. Ao sair de casa, acione aquele específico para neve ou gelo. Certifique-se, também, de que o controle de estabilidade e tração está ativado. A tração 4×4 pode ajudar no controle do veículo, caso seu carro a ofereça, habilite-a.

Confira, abaixo, instruções para utilizar os freios ABS ao dirigir na neve.

Lembre-se também de que um bom conjunto de pneus permitirá que seu veículo acelere, freie e faça conversões de maneira mais previsível e segura. As pistas ficam muito escorregadias com a neve e nessa condição é ainda menos indicado rodar com pneus desgastados.

2. Teste as condições da estrada

As condições climáticas costumam mudar rapidamente e, às vezes, o frio intenso permite uma direção mais segura do que quando as temperaturas estão próximas do ponto de descongelamento. Encontre um trecho vazio da estrada para testar os comandos de frenagem, aceleração e direção para sentir as condições reais.

3. Reduza a velocidade ao dirigir na neve

Sempre reduza a velocidade significativamente ao dirigir em estradas cobertas de neve. Deixe espaço extra para frear e mantenha uma distância de segurança de 6 a 10 segundos em vez dos típicos 3 a 4 segundos.

Aplique e remova a pressão nos pedais de freio e acelerador o mais suavemente possível. “Os motoristas devem estar especialmente atentos a quaisquer sinais de perda de tração ao fazer curvas, acelerar ou frear”, alerta a fabricante de pneus.

  • Frenagem

Ao analisar constantemente a estrada e a paisagem à frente, o motorista reduz a necessidade de frenagem repentina e planeja melhor o seu próximo movimento.

Ao frear na neve em carros modernos, o condutor pode sentir o sistema de freio antibloqueio (ABS) pulsando no pedal para evitar que os freios travem. Não desacelere e mantenha o pé firmemente plantado.

  • Aceleração

Aplique uma leve pressão no pedal do acelerador e gaste mais tempo para alcançar uma velocidade segura. Aplicar muita pressão no pedal do acelerador pode fazer com que as rodas acionadas percam a tração e patinem, o que pode, por sua vez, reduz o controle do veículo.

4. Controle a direção

A direção deve ser suave e controlada ao dirigir na neve e no gelo. Evite movimentos rápidos no volante e saiba como identificar e corrigir o descontrole do carro.

Pneus traseiros sem aderência

Quando os pneus traseiros perdem aderência em uma curva e a traseira do carro começa a balançar, resultando em uma curva mais fechada do que o desejado:

  • Não pise nos freios ou compense com direção.
  • Dirija na derrapagem e acelere suavemente para recuperar o controle do veículo.

Rodas dianteiras sem aderência 

Quando o motorista gira o volante e os pneus dianteiros escorregam, em vez de agarrar a estrada, ele:

  • Não deve conduzir insistir em movimentos bruscos na curva ou pisar no freio.
  • E sim tirar o pé do acelerador e girar lentamente o volante em direção a linha reta até conseguir aderência.

5. Faça manutenção preventiva antes de dirigir na neve

Assim como em qualquer tempo, bateria, radiador, nível do óleo, freios, faróis e lanternas precisam estar em boas condições para garantir a segurança dos passageiros. O sistema de ignição também tem que estar em ordem para que o motorista consiga dirigir na neve.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário