Falta de manutenção é uma das principais causas de acidentes de trânsito

Levantamento da PRF indica que mais de 12 mil colisões foram causadas por defeitos mecânicos; veja os equipamentos que podem te colocar em perigo

carro batido em estrada do sul do brasil aciddente de transito
Manutenção preventiva é essencial para evitar acidentes de trânsito (Foto: PRF | Divulgação)
Por Laurie Andrade
Publicado em 20/08/2020 às 17h07

Os acidentes de trânsito provocam mais de 45 mil mortes ao ano no Brasil. De 2017 a 2019, uma das principais causas de colisões em rodovias federais foram os defeitos mecânicos. Evitável, a falta de manutenção associada ao envelhecimento da frota circulante pode colocar em risco a população do país. Veja quais são os itens que o motorista não pode negligenciar ao realizar a manutenção preventiva.

LEIA MAIS

carro batido em estrada do sul do brasil aciddente de transito
Direção, freios e amortecedores em bom estado garantem mais segurança a motorista e passageiros (foto: PRF | Divulgação)

De acordo com os relatórios da Polícia Rodoviária Federal, de 2017 a 2019 mais de 12 mil acidentes de trânsito foram consequência de defeitos mecânicos. A corporação não registra quais foram as razões específicas, mas é possível afirmar que o cuidado com o veículo evitaria grande parte dos problemas.

Para Elias Mufarej, conselheiro do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), uma das possíveis explicações para um número tão alto é a idade da frota brasileira, que vem envelhecendo há seis anos consecutivos. A idade deve superar os 10 anos, para carros, e já ultrapassa os 11 anos – para os caminhões.

Veículos mais velhos precisam, pelo desgaste natural das peças e componentes, de mais manutenção periódica. Acontece que a realidade do país não é essa. “Quando a idade aumenta, a tendência é o dono do carro postergar a revisão e os reparos necessários”, afirma Mufarej. Segundo o especialista, isso ocorre porque no Brasil não existe inspeção técnica veicular para fiscalizar o estado de conservação dos veículos.

Consultamos o analista técnico de pesquisa e desenvolvimento do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil), Pedro Alves, para elencar componentes que o condutor deve inspecionar para não correr risco em ruas e estradas.

Manutenção Preventiva

Direção

Alves explica que fazer o alinhamento da direção a cada 10 mil quilômetros e garantir o balanceamento das rodas combinado com o rodízio de pneus assegura que o condutor tenha um controle maior do veículo, além de uma melhor dirigibilidade.

Regulagem de freios pode diminuir acidentes de trânsito

“E importante ressaltar que não somente as pastilhas de freio devem ser trocadas com periodicidade. É preciso avaliar todo o conjunto, composto também por lonas (nos automóveis em que não são adotadas as pastilhas) e discos”, ressalta o pesquisador.

A não manutenção dos freios pode não só atrapalhar a frenagem como fazer com que o sistema ABS não opere corretamente.

Amortecedores

Os amortecedores interferem na direção do carro. O conjunto tem validade e deve ser inspecionado para que se tenha certeza de que não há vazamento de óleo, por exemplo.

Amortecedores com problema podem causar o descontrole do veículo, além de aumentar a distância necessária para que o carro pare após uma frenagem.

Luzes dos veículos devem ser contempladas pela manutenção preventiva

“As luzes do veículo não servem apenas para auxiliar o condutor. Elas são essenciais para que os demais motoristas entendam o trânsito”, lembra Pedro Alves. Fazer a verificação de luz de ré, lanterna, farol e seta é essencial para evitar acidentes de trânsito.

Pneus

Os pneus têm validade de cinco anos e só podem ser mantidos no carro se estiverem com os sulcos dentro dos limites da Lei de Trânsito. Confira, com a mesma frequência em que calibra os componentes, o TWI – que indica a altura mínima dos traços do pneu.

Limpador de para-brisa

Pode parecer bobo colocar os limpadores de para-brisas entre os itens de manutenção preventiva, mas deixar as paletas limpas (devem ser higienizadas com detergente neutro) assegura a visibilidade do motorista e contribui para um trânsito seguro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jean Carlos 8 de dezembro de 2022

O grande problema é que tem gente que tem que deixar de comer para arrumar gasolina e manter um carro, ninguém tem dó de ninguém, o povo só sabe julgar e criticar, mais ajudar ninguém ajuda, se a pessoa tem um carro antigo é porque não tem condições. Porque esses caros novos e seminovos só o IPVA é um absurdo. E você não vai deixar de ter um carro só porque não tem condições de manter, não tem problemas pode ser perigoso rodar com veículo assim, mas não é culpa nossa. Nós não mandemos subir tanto o preço das coisas, você leva o carro na oficina e trocam um monte de peças e muitas vezes não resolve o problema, mas a conta quem tem que pagar né. Rode com seu carro do jeito que você quiser. Não é culpa sua de ele estar em mal estado. Rode, rode e rode! A lei não exige arrumar nada a não ser lâmpadas, pneus, parabrisa. O resto você mantém do seu jeito você também não pode passar fome para manter seu carro não é, e se acontecer um acidente grave ou não como disse não é culpa sua!!! ???

Avatar
Fernando B 10 de dezembro de 2020

Atenção: pneu tem GARANTIA de 5 anos, não validade.

Avatar
andré 21 de agosto de 2020

só se for for a falta de manutenção das estradas estas sim são perigosas na minha região SC é impossível não cair em um buraco

Avatar
Deixe um comentário