Mineiro cria dispositivo de comunicação offline entre motoristas
Após ser multado por dirigir com um farol queimado, Paulo Gannam decidiu criar um dispositivo de comunicação entre motoristas com mensagens curtas e simples
Por
Andre Willis
15/12/18 às 14h30
Estagiário sob supervisão de Alexandre Carneiro
Paulo Gannam, inventor independente, explica como surgiu a ideia de criar o dispositivo de comunicação entre os motoristas. “Eu estava voltando de carro de uma cidade vizinha a minha, e um policial me parou e informou que um dos meus faróis baixos estava queimado. Eu realmente não tinha percebido, e ainda recebi uma advertência por escrito. Depois do fato, eu me comprometi a fazer o reparo. Mas, durante a volta a minha cidade, eu pensei numa forma de comunicação entre os motoristas para avisar sobre a lâmpada queimada sem a necessidade de fazer gestos, buzinar ou piscar o farol”, disse.
O aparelho utiliza de atalhos simples e não precisa de internet para funcionar. Cada botão envia uma mensagem pré-definida
Funcionamento
O equipamento tem botões com mensagens pré-definidas, que são enviadas a outro motorista. Entre elas, porta entreaberta, farol apagado, farol queimado e outros possíveis defeitos no carro. A mensagem alcança um raio de até 60 metros em relação a outro carro que também tiver o dispositivo de comunicação entre motoristas instalado. Para transmitir a mensagem, é utilizado o mesmo hardware nos dispositivos instalados nos dois veículos.
Paulo também explica que o dispositivo pode funcionar com um software. Através de um aplicativo de celular, os condutores podem se comunicar por áudios e textos, de forma simples e objetiva. O botão do dispositivo seleciona uma mensagem e o aplicativo permite enviar o texto. Essa função evita a possibilidade do uso do telefone ao volante. Veja como o aplicativo funciona:
O programa, segundo o inventor, tem fácil manuseio, é seguro e traz um diferencial importante em relação aos aplicativos de transito já existentes. “Os aplicativos de transito atuais são abarrotados de funções, e muitas vezes o recurso de comunicação é só mais um entre vários. Ele acaba sendo colocado em segundo plano”, explica Gannam. Além de informar sobre falhas nos carros, o dispositivo de comunicação entre motoristas pode informar sobre qualquer acidente no trânsito ou outras ocorrências nas pistas.
Dispositivo de comunicação entre motoristas e o aplicativoDispositivo de comunicação entre motoristas e o aplicativoDispositivo de comunicação entre motoristas e o aplicativoPaulo e o dispositivo
Patenteado, aparelho está à espera de investidores
O projeto do dispositivo de comunicação entre os motoristas já tem patente registrada. De acordo com Paulo, o conceito de comunicação foi testado com 34 motoristas e motociclistas, validando a concepção do aparelho. ” Fiz a interpretação dos dados e um estudo de viabilidade econômico-financeira voltado especificamente para o setor automotivo”, explica Gannam.
Para o aparelho ser produzido em escala de vendas ao consumidor, é necessário o aporte financeiro de um investidor. “Estou em busca de um parceiro do setor automotivo, uma empresa investidora para implementar a ideia no mercado e viabilizá-la para comercialização”, afirma.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.