Restauração de Fusca: VW refaz carro com 560.000 km rodados

A recuperação do Fusca de Kathleen foi o reconhecimento da ligação entre o veículo e sua dona, que utiliza o veículo para apoiar mulheres com câncer

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Cerca de 60 funcionários da fábrica de Puebla, no México, trabalharam na restauração do Fusca ao longo de 11 meses (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 15/12/2018 às 18h00
Atualizado em 13/04/2022 às 11h49

A Volkswagen divulgou a história da restauração de um Fusca de 1967 que já rodou 560 mil quilômetros. Batizado de “Annie”, o veículo tem 51 anos e sempre pertenceu a Kathleen Brooks, que o usou diariamente para transporte pessoal. A reconstrução do clássico demorou 11 meses e foi feita pela própria fabricante.

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A restauração do Fusca de Kathleen foi mais do que a reconstrução de um carro de 51 anos - foi o reconhecimento da ligação entre o veículo e sua dona.
O Fusca de Kathleen antes de ser restaurado

Como reconta a marca, a história de Annie e Kathleen pareceu muito especial. Kathleen trabalha com mulheres enfrentando câncer de mama, e ela própria venceu a doença três vezes. Ela conta que seu carro, além de uma forma de puxar papo com outros fãs do modelo, também foi uma base de apoio.

“Ela e eu somos muito parecidas, porque ela é velha, ela é desbotada, ela é amassada e enferrujada, mas ela continua rodando”, disse Kathleen. Ela também conta que sempre cuidou o máximo possível de seu veículo. Apesar disso, seu tempo de existência exigiu a restauração do Fusca.

A restauração do Fusca de Kathleen foi mais do que a reconstrução de um carro de 51 anos - foi o reconhecimento da ligação entre o veículo e sua dona.
Restauração do Fusca completa

Cerca de 60 funcionários da fábrica de Puebla, no México, trabalharam na restauração do Fusca ao longo de 11 meses. Foi necessário substituir quase 40% das peças do carro, e restaurar 357 componentes originais. Até mesmo os adesivos que Kathleen colou nas janelas foram refeitos.

Para reparar a pintura vermelha de Annie, o grupo de funcionários tomou como amostra o tom de dentro do porta-luvas e fez um jateamento abrasivo na carroceria. Alguns componentes foram substituídos por outros de melhor qualidade que os originais.

Assim, a restauração do Fusca contou com discos de freio oriundos dos mais recentes Beetle produzidos em Puebla, e um sistema de som AM/FM/Bluetooth que reproduz a aparência dos rádios originais do modelo.

A restauração do Fusca de Kathleen foi mais do que a reconstrução de um carro de 51 anos - foi o reconhecimento da ligação entre o veículo e sua dona.

Também foi feita a completa substituição da fiação, remontagem da transmissão e otimização do sistema de suspensão. O motor foi totalmente desmontado, limpo, modernizado e remontado. Já os bancos receberam costuras com os nomes de “Kathleen” e “Annie”.

De acordo com o gerente do projeto, o engenheiro de mecatrônica Augusto Zamudio, o objetivo não foi fazer um carro de museu. A restauração do Fusca buscou deixá-lo em bom estado para que Kathleen pudesse continuar usando-o em seu dia a dia.

“Quando Annie chegou, nossa equipe logo viu a ligação que Kathleen tinha com seu carro e abraçou esse projeto”, disse o CEO da Volkswagen do México, Steffen Reiche.

Veja mais imagens da restauração do Fusca:

Última geração do Fusca sairá de linha em 2019

No ano que vem, o lendário modelo da Volkswagen vai sair, definitivamente, de linha. Assim, a restauração do Fusca de Kathleen ganha ainda mais destaque. Ele se encontra em sua terceira geração, chamada de Beetle, que nunca foi vendida no Brasil. O Fusca foi originalmente lançado em 1938.

A primeira geração do “city car” foi o veículo com mais tempo de fabricação da história, com 65 anos de produção. Ele chegou ao Brasil em 1950, sendo a estreia da marca alemã no país. Ele foi vendido por aqui até 1997.

Para celebrar o fim dessa longa história, a Volkswagen está lançado a edição especial Beetle Final Edition, que você vê na foto acima.

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Imagens Volkswagen | Divulgação

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1 Comentário
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leo 15 de dezembro de 2018

enquanto isto aqui do lado de vcs, tem o único carro reconhecido pela fiva- detalhe: sem restauração desde 1970! desde zero na mesma casa….
vou deixar o site abaixo, a historia é mais que conhecida no meio, porem parece que brasileiro não gosta de aplaudir brasileiro…
http://fuscafiva.comunidades.net/

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