Precisa só de dois pneus novos para o seu carro? Então veja 7 dicas

Se o veículo estiver com dois pneus ruins e dois bons, não há necessidade de substituir os quatro; porém, é preciso ter atenção a alguns detalhes

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Por AutoPapo
Publicado em 29/06/2018 às 15h17
Atualizado em 20/02/2020 às 16h59

Seu carro está com dois pneus gastos, mas os outros dois ainda estão bons? Pois saiba que é possível comprar só um par de pneus novos para substituir apenas os que estão desgastados; só é preciso trocar os quatro componentes se todos eles estiverem em más condições.

Todavia, é preciso ficar atento a alguns procedimentos e ter cuidados na hora da compra e da instalação.

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Confira 7 dicas para ficar seguro!

1. Pneus novos devem ser colocados na traseira

Ao contrário do que muitos pensam, os pneus novos devem ser colocados no eixo traseiro. Por um simples motivo: se ocorrer perda de aderência ou algum outro problema com um dos pneus dianteiros, o motorista tem o volante para controlar o carro.

Se é no eixo traseiro, ele vira “passageiro”, pois não tem nenhum controle da situação.

2. Faça o rodízio da maneira correta

Ao colocar os pneus no eixo traseiro, os que lá estavam devem ir para a dianteira do mesmo lado, se o carro tiver tração traseira. Se a tração for nas rodas dianteiras (é esse o caso da maioria dos modelos), os traseiros vão para a frente em “X”, invertendo os lados.

Precisa só de dois pneus novos para o seu carro? Então veja 7 dicas

Se o veículo tiver tração nas quatro rodas, transfira os pneus da traseira para a dianteira invertendo os lados, ou seja, em “X”.

3. Pneus unidirecionais têm que ser mantidos do mesmo lado

Se os pneus forem do tipo unidirecional, jamais mude seu lado: isso porque eles têm um sentido único de rodagem, que foi previsto em projeto e não pode ser alterado. Na hora de fazer o rodízio, troque os dianteiros pelos traseiros sempre do mesmo lado.

4. Faça o balanceamento dos pneus novos

Rodas que receberam novos pneus devem ser balanceadas.

Precisa só de dois pneus novos para o seu carro? Então veja 7 dicas

Mas só há necessidade de alinhamento se estiver na quilometragem recomendada pelo manual do veículo ou se o desgaste das bandas de rodagem tiver sido irregular.

5. Mantenha os pneus calibrados

Além de ter pneus em bom estado, o veículo precisa estar corretamente calibrado.

Isso traz vantagens tanto para a dirigibilidade quanto para a durabilidade. Muitos carros pedem calibragem diferente entre pneus dianteiros e traseiros. Lembre-se de ajustá-la depois de fazer o rodízio.

6. Pneus novos podem ser de outra marca

Os novos pneus não precisam, necessariamente, ser da mesma marca e do mesmo modelo dos outros dois que serão mantidos no veículo.

Porém, é essencial que os dois substitutos sejam idênticos e que os quatro tenham as mesmas medidas e especificações (menos em veículos que utilizam componentes de medidas distintas em cada eixo, o que é muito raro: costuma ocorrer apenas em superesportivos).

Cada par de pneus iguais precisa ser mantido sempre no mesmo eixo, para não comprometer a dirigibilidade do veículo.

7. É possível aproveitar o estepe

Quer comprar apenas um pneu e aproveitar o estepe para completar o par? Pode, desde que seja verificada, em primeiro lugar, sua data de fabricação. Se tiver mais que cinco ou seis anos, deixe-o lá, como sobressalente.

Além disso, lembre-se de comprar o segundo pneu da mesma marca e com especificações idênticas às do estepe.

Fotos iStock | Reprodução

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37 Comentários
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Alexandre 11 de agosto de 2023

O Bob ai poderia contar o teste do alce na pista de teste da Mercedes na Alemanha onde ele conseguiu capotar o carro.

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AIRES ALMEIDA 12 de maio de 2023

Concordo com Bob Sharp, pneus novos na frente, no caso de estouro ,principalmente para quem tem pouca experiência, controla-se melhor o carro se estorar um traseiro do que um dianteiro, na questão de aquaplanagem , para inesperientes tanto faz novos na frente ou atrás, não vai conseguir controlar mesmo. Agora é muito mais pdifícil controlar um carro com estouro de pneu da frente. Então minha preferência pneus novos na frente.

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Marcos dos Santos Rebouças 13 de janeiro de 2023

Parabéns, Boris.
Ouvia sempre os seus comentários na rádio aqui em Salvador e agora acompanho no YouTube.
Excelentes esclarecimentos.
🙏🙏🙏🙏
👏👏👏👏

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RODRIGO MACIEL LOPES 18 de agosto de 2021

Estou precisando trocar apenas 2 pneus sei que posso por de outra marca desde que sejam iguais as medidas dos outros dois..pesquisei de uma marca diferente porém a única diferença é o peso suportado..o atual de carga máxima é de 88T para 560 kg…mas oque pesquisei e gostei é de 84T para 500 ..tem problema de ser apenas este detalhe ou posso comprar que não vai ter tanta diferença?

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Fernando Augusto Batista Sampaio 23 de setembro de 2021

Negativo amigo. A não ser que seu carro pese mais de 2 Ton. Pois o peso se divide entre as rodas.
Caso seja um carro de passeio, pode por sem problemas. Só não faça isso se for uma caminhonete.

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Adilson de Oliveira 8 de julho de 2021

Quando comprar mais de um item poderia ter uma negociação direta .

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SEVERINO Wagner 12 de junho de 2021

Boa noite não estou encontrando o pneus igual os traseiros que são medida 165/70/13 só encontro 175/70/13 posso colocar os atrás e os 165/70/13 na frente

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João 2 de junho de 2021

Estou com uns pneus na barriga, como faço o rodízio deles?

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José Vasconcelos 4 de janeiro de 2022

É só parar de ir no rodízio de pizza e ir no rodízio de alface!!!

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Jailson de jesus junior 17 de maio de 2021

Tenho um grand siena com pneus 195/55/15 na traseira. Posso colocar 195/60/15 na dianteira

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Roberto Miashita 17 de dezembro de 2020

Tenho uma ranger que usa pneu 155/70/R16 poderia substituir os traseiros para pneu 165/70/R16 teria problemas não tô achando a medida igual onde qro comprar?

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Thiago Martins 15 de novembro de 2020

Eu coloquei no meu carro (Polo Comfortline TSi) 4 pneus 195/55R15 da marca Nexen modelo NPriz. Fiz a troca a menos de 1000 km e um deles veio a rasgar perto da borda da roda e não é possível fazer vulcanização e não achei o mesmo pneu pra comprar pois na pneufree está em falta mas vi no site os Goodride e vi que a banda de rodagem é muito semelhante e as diferenças são quase imperceptíveis, minha dúvida é: posso colocar esse Goodride pra fazer par com esse Nexen? Ou fazer o mesmo com o estepe e conseguir um par semelhante para ele.

AutoPapo
Felipe Boutros 16 de novembro de 2020

olá, Thiago.
Não é recomendando, pois não é só o desenho da banda que influencia no desempenho do pneu: estrutura e tipo de borracha são parte disso.
Obrigado

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Marcelo 17 de junho de 2020

Meu carro usam o Pirelli P1. Posso deixar um P4 no estepe?

AutoPapo
AutoPapo 17 de junho de 2020

Olá, Marcelo.

Não há problemas, lembrando que ele deve ser usado em deslocamentos curtos e que pneus diferentes em um mesmo eixo podem modificar o comportamento dinâmico do carro

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paulo 13 de abril de 2020

Boa tarde
tenho um pneu pirele semi novo posso comprar um novo igual pra fazer par colocando no dianteiro
alguém me falou que ter quer os par novo porque pede estabilidade e fato

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CARLOS EDUARDO DE OLIVEIRA 4 de março de 2020

“Cada par de pneus iguais precisa ser mantido sempre no mesmo eixo, para não comprometer a dirigibilidade do veículo.”

Se for 2 pares de modelos diferentes (P1 e P4 da Pirelli, por exemplo), pode ser feito o rodízio?

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Fernando Augusto Batista Sampaio 23 de setembro de 2021

Sempre da frente para trás e de trás para frente, sem fazer o x.

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Leila Bianchi 28 de janeiro de 2020

Estou trocando somente os pneus traseiros, preciso balancear e alinhar os quatro pneus?

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Daniel Bernardes 19 de agosto de 2023

Estou precisando trocar apenas um pneu porém não encontro mais o meu e pirelli 13 165 70 79t posso colocar um da mesma medida porém da marca continental

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Marcelo Abrão 16 de março de 2019

Gostaria de tirar uma duvida, posso colocar um par de pneus 195 55 16 sendo que os outros dois são 195 50 16?

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Marcos 22 de fevereiro de 2020

Sim

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Osanam Giordane 31 de janeiro de 2019

O Auto Papo está correto, pneus novos atrás, veja a matéria do G1 no Campo de prova da Pirelli.

https://www.youtube.com/watch?v=W8ieA0DZmN8

Pneus novos atrás para ter maior controle! Mito quebrado e parabéns ao Auto Papo.

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carlos henrique 17 de janeiro de 2019

tenho pneus aro 20 em minha hilux e até hoje não encontrei uma resposta confiável para calibrar.

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jose geraldo soares 22 de outubro de 2018

Já tinha conhecimento do comentário do Bob Sharp, muito bem embasado tecnicamente. Tive a necessidade de trocar apenas 2, e os coloquei na dianteira. Que cada um leia as matérias existentes, tire as conclusões e faça o procedimento que lhes trará mais segurança.

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Luis Santos 5 de julho de 2018

Sei que o conceito atual, quando da troca de dois pneus, é colocá-los no eixo traseiro. Isso já rendeu muito pano pra manga. E alguns especialistas, como o Bob Sharp, ainda defendem o contrário: 2 pneus novos? Que fiquem no eixo dianteiro.

Dado a grande gama de opiniões apontando para o eixo traseiro, deixando o Bob como virtualmente o único defensor do eixo dianteiro, tendo a me inclinar em adotar o conceito da maioria. Eixo traseiro!

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lamh 6 de julho de 2018

No momento de derrapagem numa curva é mto mais fácil controlar o carro com pneus novos na frente e mais desgastados atrás. Quando sobra a traseira na curva fica fácil corrigir, mas qdo sobra a dianteira é mais complicado. Concordo plena mente com Bob Sharp, pneus novos sempre na dianteira.

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Emilson Cesar da Silva 16 de junho de 2019

Espere estourar um pneu para vc q ocorre com pneu ruim na traseira…

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Emilson Cesar da Silva 16 de junho de 2019

Bob Sharp é um imbecil…ele é piloto e nao engenheiro…e ele sempre pilotou carros contraçao traseira…

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Eri Lopes 25 de janeiro de 2021

Antes de qualificar tão mal alguém, procure saber quem é e quem foi o profissional em questão.

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Gabriel Pereira 1 de julho de 2018

Discordo da primeira (dica): como vou ter controle da direção se os pneus estão lisos?

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Neilson 23 de novembro de 2018

Se os pneus estiverem lisos troque os quatro !!!

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Rodrigo 26 de fevereiro de 2019

Esse é o ponto também, se você tem pneus novos na frente, tem uma falsa sensação de segurança que pode fazer exceder os limites dos traseiros e vai sair de uma vez sem nem perceber, do contrário, se tiver mais gastos na frente, vai trabalhar nesse limite que é o que sente melhor no volante, se mantendo longe do limite dos pneus traseiros.

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Emilson Cesar da Silva 16 de junho de 2019

Burro….ele nao nao falou em pneu liso…é RODIZIO de pneu AINDA em bom estado…

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Eri Lopes 25 de janeiro de 2021

Você é todo brabão, anda xingando as pessoas com muita facilidade…

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Emilson Cesar da Silva 16 de junho de 2019

O eixo contrario ao da traçao, é sempre o responsavel pelo “leme” do carro, é o que mantem estabilidade em caso de falta de traçao, estouro ou ate perda da roda…ocorre que mesmo sem roda,se consegue direcionar o carro pois os pneus novos no eixo contrario manteram o carro na sua direcao inercial….se estiverem ruins o carro dança, derrapa,etc…ou seja perda total de controle…com pneus novos no eixo contrario ao da traçao, ainda tem uns 60% de controle…

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Rodolfo 29 de junho de 2018

Prezados, boa tarde!
… Ótimo texto, parabéns!
… Eu prefiro fazer o rodízio dos pneus para então trocar na mesma hora os 4 pneus, assim eles terão envelhecido por igual e terão gastado por igual. É o tal do custo vs benefício… quatro pneus novos e aderência e seguranças nas quatro rodas.
Abraços,

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