Seguradora Líder lucrava até com as próprias despesas

"Quanto mais a Líder gasta, mais ela ganha... É porque está estabelecido o lucro da Líder em 2% nas despesas. É monopólio, pode aumentar à vontade"

dpvat seguro obrigatorio lider shutterstock
Por Boris Feldman
Publicado em 16/08/2019 às 19h30

Nós já comentamos aqui, algumas vezes, as barbaridades cometidas pela Seguradora Líder, àquele monopólio que controla toda a grana do DPVAT, o Seguro obrigatório pago por todos os motoristas. Mas, cada dia vão surgindo outras informações, algumas delas estarrecedoras, inacreditáveis.

Vejam só vocês como é que funcionava o mecanismo da Seguradora Líder, para ela mesma ganhar mais: ela incluía na previsão de despesas várias delas irregulares, fazia provisões superfaturados e distribuía valores indevidamente.

O TCU, Tribunal de Contas da União, descobriu que entre 2008 e 2012 a Líder pagou 440 milhões a mais, que foram distribuídos para o Denatran, Detrans, Federação e Sindicato dos Corretores de Seguros. Sabe por que isso?

Quanto mais a Líder gasta, mais ela ganha. Mas como assim? É porque está estabelecido o lucro da Líder em 2% nas despesas. É monopólio, pode aumentar à vontade que você não tem a quem recorrer. Então a Líder aumentando as próprias despesas, aumentava também o seu lucro porque está fixado em 2%. Coisa de monopólio, não é?

O TCU, ao recomendar a SUSEP verificar essas despesas, conseguiu reduzir o que foi pago pelo DPVAT irregularmente em mais de 13 bilhões de reais.

dpvat
Ilustração Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leandro 19 de agosto de 2019

Nem o seguro eles pagam direito, qto mais dividir a fatia do lucro rs

Avatar
Silva 16 de agosto de 2019

Interessante, mas a questão é…. esses 2% irão voltar para nós. Com certeza nuca.

Avatar
Deixe um comentário