Petrobras também lança o controverso etanol aditivado

Importante apenas na gasolina, a Shell e - agora - também a Petrobras tentam engordar seu faturamento com a desnecessária aditivação do etanol

posto br shutterstock 1200
Por Boris Feldman
Publicado em 17/08/2019 às 09h00
Atualizado em 19/08/2019 às 18h08

Não elogio mais a Petrobras: foi só comentar que nossa gasolina, verdadeiro lixo no passado, está se tornando uma das melhores do mundo, para a poderosa estatal do petróleo copiar a Shell e lançar o etanol aditivado nos postos da BR Distribuidora.

A Shell era a única a oferecê-lo, pois não há necessidade de se aditivar o etanol: seu teor de carbono é inferior a 30%, enquanto o da gasolina é superior a 80%. Por isso é chamado de combustível “limpo”: não suja o motor e nem o meio ambiente por dois motivos. Primeiro, por emitir menos C02 que o combustível fóssil. Segundo, porque o dióxido de carbono emitido é absorvido pela cana-de-açúcar no campo.

Então, para que o etanol aditivado?

O principal motivo é aumentar o faturamento das distribuidoras e dos postos às custas de convencer o motorista de sua necessidade.

Por que só a Shell o disponibilizava nos postos? Pura jogada de marketing. Como a aditivação é importante no caso da gasolina e ninguém explica ser desnecessária no etanol, os marqueteiros da Shell e – agora – também os da Petrobras arregaçaram as mangas e decidiram “criar dificuldade para vender facilidade”.

Porque a real necessidade de se aditivar a gasolina? Porque seu elevado teor de carbono provoca depósitos carboníferos nas cabeças de pistões e câmaras.  Com as elevadíssimas temperaturas da combustão, estes depósitos se incandescem e viram pequenas brasas. Como prejudicam a combustão? Ou porque a provocam antes mesmo da faísca na vela, ou ocorrem simultaneamente, criando uma nova frente de chama.

Essa combustão é irregular, provoca a tal “batida de pino” (que nada mais é que um choque de ondas) e prejudica a eficiência do motor, reduzindo potência, aumentando o nível de emissões e que pode até danificar os pistões.

Como a aditivação é desnecessária no etanol, havia um consenso entre as distribuidoras de combustíveis de se usar aditivos apenas na gasolina. E apenas duas delas decidiram o contrário: primeiro a Shell e, agora, a Petrobras, que, também de olho em engordar seu faturamento, acaba de lançar o etanol do tipo Grid, mesma denominação de sua gasolina aditivada.

Dourando a pílula

Algum problema em abastecer com o etanol aditivado? Nenhum, exceto para o bolso do motorista, que vai, literalmente, jogar dinheiro no lixo. Poderia teoricamente ter alguma vantagem com os argumentos dos marqueteiros.

É óbvio que a Petrobras “doura a pílula” e alega a presença de um “redutor de atrito” para atenuar o desgaste entre peças que se atritam como pistões, anéis e cilindros, apesar desta redução de atrito ser função do óleo lubrificante, não do combustível.

A BR Distribuidora diz também que os aditivos (dispersantes e detergentes) “contribuem para a limpeza do sistema de alimentação de combustível e retirada de impurezas pela combustão”. Plenamente correto no caso da gasolina, porém de necessidade duvidosa no etanol por seu baixo teor de carbono.

A distribuidora afirma contar também com um “inibidor de corrosão para auxiliar na redução do efeito corrosivo do etanol nas partes metálicas do motor”. O etanol pode realmente provocar uma espécie de “gosma” em alguns locais como o filtro de combustível. Mas, como ele é substituído regularmente, não se torna um problema. Tanto que jamais foi motivo de reclamações por parte dos usuários.

Não deixa de ser curioso que só agora, 16 anos depois de lançado o carro flex, a BR Distribuidora tenha percebido a necessidade de aperfeiçoar o etanol e evitar tantos prejuízos causados ao motor.

Resumo da ópera?

A Shell já confundia o motorista valendo-se da necessidade de se aditivar a gasolina para “vender o mesmo peixe” no etanol. A Petrobras entra na mesma onda e lança o desnecessário etanol aditivado, chamado Petrobras Grid.

Vale a pena utilizá-lo? Sim, para os donos de postos e distribuidoras de combustíveis, mas corrosivo no bolso do motorista.

etanol aditivado é desnecssário

Foto Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
32 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paul Muadib 19 de maio de 2023

Como sempre, afirmações errôenas provenientes de análise rasa. Me admira saber que se formou em engenharia.

Avatar
Walter 9 de dezembro de 2022

A Petrobras divulga que a quantidade de aditivo no etanol varia de 0,03% a 0,06%. O tanque do meu carro tem capacidade para 60 litros de combustivel. Isso significa que se eu abastecesse integralmente com etanol grid, teria no tanque uma quantidade de aditivo que variaria de 18 a 36 mililitros. Ora, essa quantidade de aditivo insignificante vai fazer que efeito, diluida em 60 litros de etanol?

Avatar
Marcelo 9 de março de 2022

Essa reportagem não tem embasamento algum, vamos aos pontos:

1) menor carbono no etanol – se fosse zero poderia argumentar nesse ponto mas não é, o resíduo da queima do etanol é mais claro por isso pensam erroneamente que é mais limpo, o que está equivocado. Não existe queima perfeita com nenhum combustível.

2) Corrosão: falar que a troca constante do combustível evita a corrosão não está correto. Como contém água precisa de algo para ajudar nesse papel e também expelir a água.

3) lubricidade: muitos esquecem que o etanol possui lubricidade bem inferior a gasolina, um redutor de atrito faz sentido.

4) Pergunte a qualquer mecânico qual combustível da mais problema, com certeza vão falar etanol.

Só dar uma pesquisada no tanto de gente com bico entupido, vela gastando precocemente, escape furando etc

Alguns motores como a linha tsi da VW são muito sensíveis ao etanol, é enorme o relato de bomba de alta, bico de injeção direta, bomba de combustível indo pro espaço.

Avatar
SALATIEL MENDES DE FRANCA 11 de fevereiro de 2020

Tudo 171

Avatar
Tiago Oliveira 25 de dezembro de 2019

Será que o álcool aditivado não é nada mais do que um combustível mais puro? Se for já vale a pena! Completei meu tanque ontem e até o momento está com um rendimento melhor do que o produto comum… EM BREVE COMENTO A MÉDIA.

Avatar
Anderson 5 de fevereiro de 2020

A Etanol combustível já tem uma pureza de 96% (96 GL) e o restante que não é etanol e basicamente água.

Avatar
Rogério Salimes 22 de outubro de 2019

Olá Boris,
Sou grato! Ou melhor, somos!!!!
??

Avatar
Renato Santana 17 de outubro de 2019

A aditivação do Etanol é necessária SIM porém não é imprescindível; Ocorre que a função do aditivo presente no Etanol é aumentar a lubricidade do mesmo e retardar a formação daquele pó branco ou borra; A vantagem se traduz em menor desgaste no conjunto válvula e sede de válvula aliás nos motores com tucho mecânico recomenda-se menor interva-lo na regulagem da folga ds válvulas quando se usa etanol, Há vídeos no YouTube de oficinas mecânicas abordando esse assunto
Outro problema do Etanol é o entupimento nos bicos injetores por essa borra/Zinabro própria do Etanol, causando mal funcionamento ou até mesmo a sua queima.
O motor funciona mais suave e há melhora no consumo com etanol aditivado.
Misturar um pouco de gasolina no etanol comum faz a mesma coisa.
A aditivação do Etanol é benéfica sim dentro de sua peculiaridade físico-química ( aumentar lubricidade e impedir formação de borra branca )

Avatar
Jorge 19 de fevereiro de 2020

Concordo plenamente. Estou utilizando no carro e na moto, e apesar do consumo ser um pouco maior, já senti a diferença no desempenho. Eu gostei. Além do mais, é um combustível ecologicamente correto. Só achei o preço meio alto (R$3,229 na minha cidade, São Carlos/SP). Mas está aprovado!!!

Avatar
M Cellos 3 de fevereiro de 2021

Esse tal de boris deve entender de “QUEM PAGA MELHOR”, porque falar umas porcarias dessas sem embasamento e provas? E tem “neguinho”, oreia seca (jargões comuns) que acredita.
Kkkkkkkkk???????
Quer que eu ACREDITE? ? Então PROVA.

Avatar
Leonardo 15 de outubro de 2019

Somente vale lembrar, que por legislação vigente, vapores de óleo do cárter, obrigatoriamente são conduzidos até a câmara de combustão por “dutos” para que haja a correta queima do mesmo e não simplesmente jogá-los na atmosfera..

Portanto com isso, mesmo usando o etanol, há sim uma concentração de carbono nos pistões e válvulas, oriundo desse “vapor de óleo “

Avatar
RAFAEL LEMOS 26 de maio de 2020

Acho que o Boris esqueceu disso! Kkkkkkkk

Avatar
Walter Bergasse 24 de setembro de 2019

Brasileiro vive acreditando em promessas furadas. Segundo a própria Petrobras, a quantidade MÁXIMA de aditivo colocado nesse etanol é de 0,06%. Vou escrever, para quem não entendeu: zero vírgula zero seis por cento. Ou seja, nada!

Avatar
Jorge 19 de fevereiro de 2020

Toda a questão está no fato de que o etanol tem bem menos átomos de carbono que a gasolina e que por isso, segundo alguns, o motor que funciona com álcool não precisa dos aditivos detergentes-dispersantes da gasolina aditivada. Só que essas pessoas se esquecem de que hoje todos os motores, sejam a gasolina ou flex, têm obrigatoriamente um circuito que conduz os vapores de óleo do cárter para a admissão para evitar que cheguem à atmosfera, desse modo causando o mesmo efeito da gasolina sem esses aditivos. Ou seja, há carbonização das válvulas, câmaras de combustão e bicos injetores, embora de efeito menor quando o combustível é o etanol, mas ele existe. Outro aspecto desse álcool aditivado é ele conter, tanto quanto a gasolina aditivada, um aditivo denominado FMT, que reduz o atrito entre pistão/anéis e cilindro, deixando o motor mais livre, um efeito sempre bem-vindo. Portanto, assim como no caso da gasolina, vale a pena gastar uns reais a mais na hora de encher o tanque de etanol aditivado.

Avatar
Emílio Guerriero 31 de agosto de 2019

Olá Boris a sua opinião não me convenceu pois eu tenho certeza que o álcool combustível é corrosivo seco e não lubrifica as partes altas do motor e nesse caso o aditivada deve cumprir em teoria está função, me corrigiam se eu estiver errado,mas pessoas realmente entendidas no assunto leigos e curiosos não por favor.

Avatar
André Luiz Brasil 31 de agosto de 2019

Só agora porque só agora descobriram o aditivo apropriado para água que é corrosiva principalmente ao cano de escapamento / silencioso onde a água pára e acumula.
Não se trata de aditivo pro CO2 e sim H2O.
Prova disso é a necessidade de aditivar a água do radiador e não somente pela temperatura.
Obrigado. André Brasil.

Avatar
Carlos Eduardo 30 de agosto de 2019

Eu nunca , confiei no etanol aditivado.
Depois dessa informação então , jamais .

Avatar
Reinaldo 26 de agosto de 2019

O texto original, o primeiro a ser publicado estava com mais informações. Este de agora está meio “capado” e muito simplificado. No primeiro texto é citado até pontos favoráveis ao ethanol aditivado. Exemplos: “Com o álcool aditivado o efeito de motor mais solto é mais facilmente notado devido à “secura” do álcool.” e “Outro argumento a favor do álcool aditivado é este conter um aditivo chamado FMT (friction modification technology, tecnologia de modificação de atrito), um benefício que leva em conta a mínima lubricidade do álcool na comparação com a gasolina e que contribui indiscutivelmente para compensar a menor lubricidade do álcool na questão do atrito entre pistão e seus anéis e o cilindro.”

Avatar
Ede 16 de fevereiro de 2020

Obrigado ai dou valor.

Avatar
Fernando B. 23 de agosto de 2019

Como eu sempre digo pelos fóruns. Para quem prefere abastecer com álcool (assim como eu), coloque um tanque de gasolina aditivada a cada 10 tanques de álcool. Eu abasteci uma única vez com álcool aditivado… e rendeu MENOS que o álcool comum, mesmo fazendo exatamente o mesmo caminho.

Avatar
Junior 21 de agosto de 2019

Se você diz … “porém de necessidade duvidosa no etanol”…, significa que não tem a comprovação de que é um gasto desnecessário, e por isso não deveria acusar as empresas de estarem enganando o cliente. Outro ponto é que há uma diferença de consumo quando usa-se o aditivado, só é preciso fazer a troca certa, com um único tanque não será perceptível a diferença, precisa-se de no mínimo três. E ainda deveria mostrar motores abertos que usaram somente combustível comum e os com aditivado, pra ver o quanto o uso do aditivo preserva as partes internas.

Avatar
Marcelo 19 de agosto de 2019

Comprei recentemente um carro flex. No 1o tanque, pus etanol comum. No 2o, pus etanol aditivado. E qual a surpresa: o aditivado rendeu MENOS que o comum!

Avatar
Mister Gasosa 19 de agosto de 2019

99% do povo que usa etanol usa este tipo de combustível porque ele é mais barato que a gasolina dependendo da entre safra. Caso o etanol fique mais caro que a gasolina eles vão usar a gasolina, ou seja, eles não ligam pro meio ambiente.

Avatar
Bruno 15 de fevereiro de 2020

Estranhamente ou não, o etanol fica mais caro no inverno .

Avatar
João José 19 de agosto de 2019

Sugiro que retire o termo “estatal” do texto! Perceba que isto ocorreu na BR Distribuidora já privatizada, portanto não mais como uma das empresa subsidiária do grupo Petrobras!

Avatar
Telmo tegon 19 de agosto de 2019

Acho que a BR esta tentando justificar o maior valor aplicado no etanol. Pois as vendas da BR em etanol são muito baixa perante as outras bandeiras

Avatar
Armando Tanaka 18 de agosto de 2019

Etanol aditivado faz sim diferença em termos de redução de atrito, por mais que o maior responsável pela lubrificação dos pistões & cilindro seja pelo óleo do motor, quando se utiliza gasolina há mais um elemento que o lubrifica, porém o etanol+água tende a “desengraxar” o cilindro fazendo-o trabalhar mais seco. Quando abastecia com etanol, fiz um teste de 3 tanques com etanol comum e 3 tanques com etanol aditivado ambos da Shell e verifiquei que em termos de consumo não houve mudança considerável, mas o motor rodou mais macio com uma curva de torque mais suave com o etanol aditivado. Sugerir que as empresas só fazem isto para ganhar mais sem algum benefício ao consumidor, só o Sr. Boris provando o fato.

Avatar
Adilson Xavier dos Santos 19 de agosto de 2019

Eu percebo claramente a diferença dos dois combustíveis, e tem um posto Ipiranga que tem álcool aditivado( Washington Luiz). Agora o único posto Shell que tem um álcool bom é o da marginal Pinheiros, porém, já percebi que roubam na bomba e o outro que fica na estrada de Itapecerica eu, depois de abastecer lá, percebi uma grande diferença, parece que usei álcool normal, acho que comprei gato por lebre, e agora? Quem pode verificar essas minhas informações? Estou muito puto da vida com isso, até quando teremos pessoas desonestas nesse país e ficarão impunes?

Avatar
Paulo Lima 18 de agosto de 2019

Oi Boris! Explica para mim por que o alcool tem 30% de carbono e a gasolina 80%. Estequiometricamente isso não é possivel!!!!

AutoPapo
Boris Feldman 19 de agosto de 2019

Olá, Paulo

O teor de carbono é uma característica própria de cada elemento da natureza. Relação estequiométrica é a proporção entre ar e combustível mais adequada para o funcionamento do motor.

Avatar
Anderson 11 de março de 2024

O etanol tem menos carbono, mas não podemos esquecer que os gases do sistema antichama que é injetado na admissão causa carbonização no cilindro também, mesmo usando etanol necessita de aditivo sim para limpar o sistema.

Avatar
Carlos Minkap 17 de agosto de 2019

Se o Boris falou tá falado.

Avatar
Deixe um comentário