Confira as 5 edições especiais mais legais do Volkswagen Gol

Após 42 anos de mercado — e sendo o carro mais vendido em muitos desses anos — o Volkswagen Gol irá sair de linha e ganhará mais uma edição especial

volkswagen gol copa 1982 frente
A primeira edição especial do compacto foi a Copa, em 1982, em alusão ao mundial disputado na Espanha (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 07/08/2022 às 08h03
Atualizado em 11/08/2022 às 16h25

Em 2022 a Volkswagen irá encerrar a carreira de sucesso do Gol. O compacto já tem 42 anos de mercado e por muitos anos foi o líder de venda no Brasil. Uma forma de manter o carro fresco na cabeça dos consumidores é lançando edições especiais, e o Gol teve várias.

A Volkswagen fez diversas edições do Gol e com os mais diferentes intuitos. Algumas são focadas em custo-benefício, outras comemorativas de eventos e tiveram até inspirada em corridas. Separamos aqui as cinco mais interessantes.

VEJA TAMBÉM:

1. Gol Copa

A primeira edição especial foi também uma das mais trabalhadas. O Gol Copa foi lançado em 1982 para celebrar a Copa do Mundo realizada na Espanha. Escolher o hatch da Volkswagen para isso era uma decisão óbvia, pois seu nome já remetia ao futebol.

O Copa pode ser chamado de pai da versão esportiva GT, pois trazia faróis de neblina, rodas de liga leve, aplique entre as lanternas e outros adereços que traziam visual mais esportivo. O detalhe mais curioso era a manopla do câmbio, que imitava uma bola de futebol. Uma ideia retirada do Golf, que tinha manopla inspirada na bolinha do esporte.

O motor era o 1.3 refrigerado a ar. A edição Copa foi reeditada em 1994 – com motor AP – e em 2006. A VW voltou a homenagear a Copa do Mundo, mas isso veremos adiante.

2. Gol Fun

volkswagen gol fun vermelho frente
O Fun trazia faróis combinando com a cor da carroceria

De tempos em tempos os fabricantes tentam emplacar carros mais coloridos no mercado brasileiros, mas no final a escolha da maior parte dos consumidores vai para o trio preto, prata e branco. A Gol Fun, de 2001, foi uma edição oferecida apenas com cores marcantes e com um diferencial: a máscara do farol acompanha a cor da carroceria.

O Gol Fun usava o motor 1.0 16v, que na época tinha o apelo de ser o 1.0 mais forte do mercado, com “espantosos” 70 cv e 9,4 kgfm de torque. Ela adicionava os faróis de dupla parábola coloridos, direção hidráulica, vidros verdes, rodas de liga leve aro 14 e bancos com regulagem de altura.

3. Gol Rallye

volkswagen gol rallye 2004 vermelho frente com gol de corrida ao fundo
O Gol estava com bons resultados no campeonato de rali e ganhou uma edição especial

A terceira geração do Volkswagen Gol foi uma das mais bem sucedidas e recebeu muitas edições especiais. O Rallye foi feito em referência a participação do compacto no Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. O lançamento foi em 2004 e trazia apenas o motor 1.6, pois o carro corria na categoria 1600.

A suspensão era elevada em 27 mm, fazendo do Rallye o primeiro Gol “aventureiro” da história. Mas a decoração não era chamativa como a da linha Adventure da Fiat, o modelo era diferenciado pelas rodas de 15 polegadas pintadas de branco, adesivos e faróis com máscara negra.

Por dentro ele trazia bancos com padronagem exclusiva, novo grafismo no painel de instrumentos e volante esportivo. O pacote de equipamentos não era fechado, portanto itens como ar-condicionado, alarme e sistema de som eram opcionais.

4. Gol Vintage

Existem edições especiais que parecem feitas para serem vendidas a colecionadores, como as versões de despedida da Kombi e do Uno. O Gol Vintage é um desses carros, principalmente se for levar em consideração o brinde que vinha junto.

Ele veio para celebrar os 30 anos do Gol e, por isso, teve apenas 30 unidades produzidas. Todas com pintura branca e faixas pretas. As rodas eram exclusivas e igualmente pintadas de branco. Por dentro essa temática repetia nos bancos e detalhes do painel.

O destaque fica no porta-malas: um amplificador feito sob medida junto de uma guitarra Tagima personalizada. Quem quiser (ou souber) pode simplesmente plugar a guitarra no carro e fazer um sol em seu Gol Vintage.

5. Gol Seleção

volkswagen gol selecao amarelo frente em movimento
A edição de Copa do Mundo passou a ser Seleção em 2010

O último Gol Copa foi em 2006, para a Copa do Mundo de 2010 a Volkswagen optou por chamar a edição comemorativa de Seleção. Na época a marca patrocinava a seleção brasileira, por isso o carro trazia o escudo da CBF costurado nos bancos.

Na copa seguinte, a edição Seleção voltou, dessa vez com decoração mais trabalhada. A lateral ganhou uma faixa adesiva, o escudo da CBF passou a vir também em um adesivo na lateral e as rodas de liga leve traziam desenho inspirado em uma bola de futebol. Por dentro haviam detalhes em amarelo e padronagem dos bancos inspirada em bola de futebol.

Bônus: Gol Rolling Stones

Em janeiro de 1995 os britânicos do The Rolling Stones fizeram sua primeira passagem no Brasil. A banda inglesa já tinha mais 30 anos de estrada e nunca tinha se apresentado em terras tupiniquins. E para celebrar as cinco noites de show (três no Pacaembu e duas apresentações no Maracanã), a Volkswagen resolveu criar uma série especial do Gol, que tinha ganho segunda geração meses antes.

gol rolling stones vermelho
You Got Me Rocking: Gol Rolling Stones trazia a fita K7 do álbum “Voodoo Lounge”

O Gol Rolling Stones tinha como grande diferencial o adesivo da ilustração do álbum “Voodoo Lounge”, que dava nome à turnê, na coluna C e outro com o nome da banda, na tampa do porta-malas. De resto não tinha nada demais, as rodas eram de aço, com calotas plásticas e nada mais rebelde como aerofólio ou faróis de neblina.

A lista de conteúdos seguia o cardápio de um compacto dos anos 1990, como ar-quente, rádio com toca-fitas, desembaçadores e limpadores de para-brisas traseiro. Mas o item exclusivo desse Gol era a fita K7 do álbum.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rodrigo Amaral 6 de outubro de 2022

Em Campinas tem um Gol Vintage 2011 a venda por R$84.890,00… ?

Avatar
Ju 15 de setembro de 2022

Faltou o gol Star, que saiu na década de 80 e depois em 99. Tive um em 99 e foi um dia melhores gol que tive. Vinha com direção, farol de milha, painel com conta giros e odômetro digital, para-choques e retrovisores na cor do carro, rodas de liga e motor 1.6.

Avatar
Ju 15 de setembro de 2022

Faltou o gol Star, que saiu na década de 80 e depois em 99. Tive um em 99 e foi um dia melhores gol que tive. Vinha com direção, farol de milha, painel com conta giros e odômetro digital e motor 1.6.

Avatar
SERGIO BREIM 12 de agosto de 2022

Série Especial apresentada para o brasileiro é sempre um monte de adesivos tipo fita isolante e plásticos inúteis de gosto duvidoso. E tome preço lá em cima…

Avatar
Paulinho 12 de agosto de 2022

Bem isso mesmo!!!KKKKKKK
Tipo fita isolante e figurinha de chiclete.KKKKKKK

Avatar
Ricardo Saad Lucena Cavalcanti 11 de agosto de 2022

Eu tive um gol ano1985 LS cor vinho, quatro machas, movido só a álcool com o chamado na época motor de Passat AP. Fazia 10 km por litro de álcool na pista e 7 na cidade no transito daquela época. Carro muito bom, nunca me deu problemas, salvo de carburação quando passou pelo nordeste um tal álcool de uva não purificado que corroeu o carburador do carro me obrigando a substituir. Depois que troquei o carburador ele ficou como novo, já com álcool normal de usina de açúcar e com o mesmo desempenho de sempre. O único inconveniente dessa série era não ter a quinta marcha. Rodei mais de 200 mil quilômetros quando me desfiz dele. Foi sim um grande carro durante todos esses anos.

Avatar
Geraldo 11 de agosto de 2022

Estas empresas se continuarem a tirar carros mais baratos de linha irão começar a fechar uma a uma. A economia brasileira é muito fraca para carros caros; hoje em dia um carro melhorzinho já passa dos 120 mil.

Avatar
Rafael 16 de agosto de 2022

É isso aí montadoras, vão tirando de linha os carros de entrada de suas marcas, oferendo só produtos mais caros, aí quero ver carros encalhados e amontoados nos pátios. As montadoras acham que os brasileiros ganham bem e podem pagar por produtos com valores astronômicos. A realidade do brasileiro está muito aquém do ideal, que precisa sortear os boletos que serão pagos das contas básicas do mês, quem dirá ter grana pra comprar carros caros.

Avatar
Paulinho 11 de agosto de 2022

A burrice dos CEOs da Volks aqui no Brasil é fantástica, o polo deveria se chamar gol e seguir na liderança das vendas, mas não!! Os caras deixaram o gol defasar aí veio o Onix e craú!!! A hora que o gol sair de linha a VW a exemplo da Ford pode fazer as malas, o que ainda ta mantendo a VW aqui no Brasil são as vendas do gol, exemplo disso é o recem lançado Virtus que diga-se de passagem é um ótimo carro, mas parou de vender, é muito caro pelo que oferece.
E agora que o gol começou a liderar nas vendas o idiótas vão tirar de linha, mas vão ser tapados assim lá no raio que os parta!!!

Avatar
Fábio 10 de agosto de 2022

Gostei da matéria mas creio que faltou mencionar o Gol Copa 1994 que veio bem equipado com rodas e calotas aro 14 do Santana CL, estofamento com revestimento diferenciado, painel de instrumentos com iluminação avermelhada imitando o GTi, aerofólio traseiro e faróis de milha do GTi, volante (tipo 4 bolas) do Santana, pintura na cor azul celeste metálica e o imbatível motor AP-600 movido à gasolina.

Avatar
Sgbp 9 de agosto de 2022

O melhor gol não apareceu na matéria o gol gti

AutoPapo
AutoPapo 9 de agosto de 2022

Olá, Sgbp. O GTI era uma versão produzida em série, não foi uma edição especial.

Obrigado e abraço

Avatar
Luciano Lopes Vieira 8 de agosto de 2022

Duas correções, eu tenho um Copa 82, o motor é 1.6, dupla carburação, não 1.3 e o logo Copa no vidro traseiro, assim como no GT, é pintado por serigrafia, não é adesivo.

Avatar
Alvaro 8 de agosto de 2022

Muito legais essas séries especiais. Mas difícil emplacar em razão da nossa cultura que este tipo de carro “desvaloriza muito” o que acaba que as montadoras são bem conservadores.
Vamos ver se a VW dá um desfecho mais glorioso ao seu queridinho Gol.

Avatar
Polvo 8 de agosto de 2022

Uma correção: o motor do Gol copa 82 era refrigerado a ar e não a água como está na matéria.

Avatar
Valdir Antônio Andrioli da Silva 8 de agosto de 2022

Eu tive um gol GTS 90, deixou muita saudades

Avatar
Jefferson 8 de agosto de 2022

O gol rallye é o mais lindo de todos. As últimas unidades fabricadas são maravilhosas.

Avatar
Polvo 7 de agosto de 2022

Meu pai teve um Gol copa 82, e eu lembro que o revestimento interno era mais bonito que o dos outros Gols.

Avatar
Deixe um comentário