[Vídeo] Embreagem com problemas? TRÊS sintomas claros disso!

Um kit de embreagem não é barato, então, se você identificar algum desses problemas, pode se preparar para enfiar a mão no bolso

mecanico segura disco de embreagem
Ao sinal de qualquer sintoma, providencie a troca da embreagem (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 24/07/2022 às 15h03

Você sabe quanto custa um kit de embreagem? Se você tiver que trocar o disco, a chapa de pressão, o rolamento, é uma nota, hein!? Quais são os sintomas de que você está em vias de ter que enfiar a mão no bolso, ou dar um golpe no seu saldo bancário, para trocar a embreagem?

VEJA TAMBÉM:

Primeiro: às vezes não é exatamente a embreagem. O pedal está duro, mas pode ser o circuito hidráulico ou os cabos que vão acionar a embreagem lá embaixo. O saldo bancário vai sofrer um pouco menos.

Mas se você passa a marcha, acelera e aí acontece aquele fenômeno que o pessoal chama de patinar – a rotação aumenta, mas o carro não ganha velocidade de acordo com o motor girando: é problema na embreagem!

Quando você usa a embreagem ao passar a marcha, e sente uma vibração, pode saber que é na hora de acoplar a caixa ao motor, então tem alguma coisa errada.

Ou então está arranhando. Como assim? No mmomento em que você vai passar a marcha, parece que você não apertou a embreagem totalmente, embora você tem acionado o pedal no fundo – arranha, faz aquele barulho das engrenagens atritando uma contra a outra.

Esses são os principais sintomas de uma embreagem que está chegando no final e vai te dar um “belo” rombo no bolso ou no saldo bancário. Se isso ocorrer, o motorista não deve esperar muito para levar o carro à oficina, já que falhas no sistema podem acarretar no surgimento de defeitos mais graves e de conserto mais caro.

Quando for detectado que o sistema já não está atuando como deveria, ou manifestando sintomas incomuns, está na hora da troca. Substituindo os discos, o mesmo é feito com o platô, e recomenda-se aproveitar o serviço e também trocar o rolamento.

Apenas o volante do motor não necessita dessa atenção, e só é trocado em casos de mau uso extremo ou defeito de fabricação.

arte conjunto embreagem correta1
Componentes da empreagem (Foto Shutterstock | Montagem AutoPapo)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jo 24 de julho de 2022

Embreagem de carros nacionais não são caras. São peças de qualidade que duram entre 50 a 150 mil km na grande maioria das vezes. Geralmente com menos de 1000 reais troca tudo com mão de obra inclusa, excluído SUV e carros turbo.

Avatar
Deixe um comentário