Seguro de carro: 10 perguntas e respostas com tudo o que você precisa saber!

Reunimos aqui dicas de como pesquisar, economizar e do que desconfiar ao contratar uma cobertura para o seu veículo

homem analisa seguro de carro
Cada apólice varia de acordo com o perfil do motorista (Foto: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 24/07/2022 às 12h03

Seguro de carro é uma despesa, fato. Mas também é uma tranquilidade caso algo ocorra com o veículo. Então, é importante não só ponderar ter uma cobertura veicular, como também entender e saber como contratar a melhor proteção para o seu automóvel. Confira 10 dicas sobre seguro de carro.

VEJA TAMBÉM:

1. Como funciona seguro de carro?

Também conhecido como seguro automotivo, trata-se do contrato que prevê a obrigatoriedade de uma companhia seguradora cobrir eventuais custos que o dono do carro possa ter um dia. Cada apólice estabelece um tipo de cobertura, que varia de acordo com o veículo, o perfil do motorista, serviços e o que mais as cláusulas do documento preveem.

Como o seguro não é acionado constantemente por todos os clientes, a seguradora consegue gerar um fundo com os valores pagos pelos usuários pela cobertura. Desta forma, garantem lucro e condições de cobrir os custos em caso de sinistro – nome que é dado quando há alguma ocorrência envolvendo o veículo, seja roubo, furto, incêndio, batida etc.

2. Qual o melhor tipo de cobertura de seguro para carro?

Varia muito de acordo com as necessidades e tipo de uso do carro. As duas coberturas principais são a parcial ou a total. A primeira geralmente contempla apenas roubo, furto e incêndio, e costuma ter custos menores.

O ideal, contudo, é a cobertura total (ou integral), que cobre também acidentes de trânsito. Inclusive, é possível fazer apólices que incluam indenização a terceiros (em caso de batidas envolvendo outros carros ou pedestres) e também a chamada cobertura compreensiva, que cobre acidentes naturais, caso seu carro seja atingido por uma enchente ou pela queda de uma árvore.

3. Serviços oferecidos no seguro do carro

Projeto de Lei que tramita conclusivamente na Câmara dos Deputados quer que órgãos de trânsito sejam obrigados a notificar dono de carro rebocado.
Maioria das apólices oferece assistência mecânica 24 horas

Para se diferenciar e atrair novos clientes, as seguradoras passaram a oferecer diferentes benefícios no seguro automotivo. Além de socorro mecânico 24 horas e reboque de emergência, muitas apólices incluem outros serviços, desde desconto em estacionamento e reparos domésticos (chaveiro, encanador, eletricista etc) até clube de descontos para e-commerce e lojas.

4. Quanto custa o seguro de carro?

O preço do seguro de carro é influenciado por vários fatores. Gênero, idade, endereço, rotina e até estado civil do contratante podem fazer a apólice ficar mais cara ou mais barata. Assim como tipo de carro, uso do automóvel, se tem garagem ou não, se existe mais de um condutor também influenciam. Sem contar os tipos de coberturas e serviços contratados.

5. Confira seu perfil e simule

Por esta razão, a dica é sempre contactar o seu corretor de confiança antes de comprar um carro, seja ele 0 km, seminovo ou usado. É o profissional que vai te orientar sobre as melhores coberturas e que vai buscar os melhores preços de acordo com seu perfil de segurado.

Outra dica é também fazer uma simulação prévia de quanto você vai gastar de seguro com o carro. Existem diferentes sites em que você preenche um formulário com dados básicos e, de acordo com o veículo informado, são informados os valores aproximados de diferentes companhias seguradoras.

6. Qual melhor seguradora de carro?

São muitas as empresas de seguro de carro no Brasil. A melhor vai ser a que te oferecer o custo/benefício de acordo com o que você esteja procurando. Por isso, vale a pena pesquisar diferentes apólices de diferentes companhias antes de fechar negócio. E se você já tem um seguro (seja residencial ou de vida) e tem boa experiência com ele, por que não agregar mais um seguro e pleitear um desconto?

7. O que é seguro obrigatório?

Aproximadamente 100 mil pessoas aguardam a indenização do seguro DPVAT

Trata-se do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotivos, conhecido como Seguro DPVAT. Ele serve para cobrir gastos hospitalares e indenizar vítimas de acidentes de trânsito ou dos respectivos familiares em caso de invalidez ou morte.

O DPVAT é pago todo ano junto com o licenciamento do veículo. Porém, em 2021 e 2022 todos os proprietários de automóveis e motos ficaram isentos do pagamento depois de decisão do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), a pedido da Superintendência de Seguros Privados (Susep), já que o fundo contava com uma reserva de R$ 4,3 bilhões.

Boris Feldman explica os motivos da não-cobrança do DPVAT 2022:

8. Como funciona a franquia?

A franquia determina o quanto o cliente terá de dividir com a companhia o custo de um reparo após uma colisão com o automóvel. Para tal, o mercado trabalha geralmente com três modos de franquias: reduzida, normal e majorada.

Na reduzida, o preço da apólice costuma ficar mais caro, mas o usuário terá de pagar menos em um conserto. A majorada reduz bem o valor da apólice, só que o cliente terá que arcar com boa parte do prejuízo.

9. E a tabela Fipe no seguro do carro?

carro despesas dinheiro

A Fipe é uma referência não só para comprar e vender carros, como também para calcular o seguro. Ou seja, é quanto a seguradora vai te pagar caso ocorra sinistro de perda total ou de roubo e furto. Há contratos que preveem pagamento de 100% da tabela, outros oferecem 90%, enquanto alguns chegam a ter 110%.

10. Como economizar no seguro de carro?

É possível economizar no seguro do carro de diversas formas. Veja se o seu seguro residencial ou de vida já não oferece os benefícios oferecidos pela apólice automotiva, como encanador, eletricista, chaveiro etc. Observe também se você tem muita necessidade de veículo reserva em caso de um eventual sinistro.

O raio de atuação para o reboque e o socorro mecânico também interferem no preço. Quanto maior for a área coberta, mais caro será o seguro. Instalar rastreador/bloqueador no veículo, alugar uma vaga de estacionamento, dosar a questão da franquia e definir o valor de referência da Fipe são outros detalhes que podem fazer você economizar.

Bônus: Cuidados

Leia com atenção e cuidado o contrato do seguro do carro e fique atento a detalhes quanto à cobertura e indenizações. Além disso, não omita ou minta sobre o seu perfil para economizar. As seguradoras têm meios de descobrir qualquer irregularidade e o cliente corre o risco de ficar sem indenização.

O Seguro Auto Popular é uma boa opção para economizar, mas é mais voltado para carros mais antigos. Além disso, é preciso ter em mente que esse tipo de cobertura usa peças não originais e/ou de segunda mão compradas em desmanches legalizados.

Fique atento à chamada Proteção Veicular. São espécies de cooperativas que funcionam como associações. É a grana junta da mensalidade dos associados que vai garantir a “cobertura”. Por esta razão, as mensalidades não são fixas e se houver muita inadimplência corre-se o risco de ter problemas em caso de sinistro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ivo de Araújo 24 de julho de 2022

Faltou falar de uma parte importante do seguro. O corretor de seguros é o profissional habilitado para auxiliar o segurado a escolher a melhor opção para ele. Também é o profissional que vai auxiliar no momento do sinistro.

Avatar
Deixe um comentário