Emissão do CRLV agora depende do atendimento a recall
Documento do veículo ficará indisponível para condutores que não atenderem o chamamento em até um ano após a comunicação da fabricante
Documento do veículo ficará indisponível para condutores que não atenderem o chamamento em até um ano após a comunicação da fabricante
Proprietários de veículos que não atenderem ao chamado de recall das montadoras em até um ano não poderão emitir o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Essa é uma das modificações trazidas pela Lei 14.071/2020, que altera vários artigos do Código de Trânsito Brasileiro e passou a vigorar a partir de abril deste ano.
VEJA TAMBÉM
Conforme o art.131 da Lei, as informações referentes às campanhas de chamamento de consumidores para substituição ou reparo de veículos não atendidas no prazo de um ano, contado da data de sua comunicação, deverão estar no CRLV, disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
A tecnologia criada pelo Serpro em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já está em funcionamento e tem o objetivo de garantir mais segurança e transparência ao cidadão.
A gerente da Divisão de Digitalização de Serviços de Trânsito do Serpro, Lucélia Matsumoto, alerta para a necessidade do usuário da CDT ficar atento aos avisos de recall:
Implementaremos funcionalidades para quando o veículo tiver o indicador de recall, aparecer uma tarja ‘recall não atendido’ em cima do módulo de veículos. Além disso, quando o cidadão entrar no módulo de veículos, também, terá a sinalização para qual veículo existe aviso de recall.
Caso a pessoa não regularize a situação do veículo em até um ano após a notificação de recall, no próximo evento de licenciamento (como alteração de endereço, mudança de exercício, transferência do veículo para outra pessoa) será incluído a observação “Recall não atendido” no documento CRLV-e.
Caso o cidadão não realize o Recall até o licenciamento do próximo exercício (após a inclusão da observação), este será bloqueado ao cidadão.
Desde 2020, os avisos de recall são enviados eletronicamente pela CDT. Mais de 30 montadoras de veículos de todo o país já disponibilizam o serviço para o cidadão. O recall comunica que algum defeito no veículo foi identificado pela montadora e precisa ser reparado. Muitas vezes, esse problema a ser reparado, se não for consertado, pode acarretar acidentes fatais para os ocupantes do veículo. O reparo é totalmente gratuito e garantido por lei.
Para retirar a notificação de recall e conseguir gerar o Licenciamento Digital, o cidadão precisa entrar em contato com a concessionária, agendar a regularização do recall e, então, levar o veículo para realizar o reparo ou troca de peça.
“Quando o cidadão regularizar a situação e a montadora der baixa no procedimento, automaticamente, a observação de recall é retirada do CRLV-e e o proprietário poderá ter acesso ao CRLV tranquilamente pela CDT”, garante Lucélia.
Boris comenta as demais mudanças na Lei de Trânsito, veja:
A CDT é o aplicativo que reúne a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) em formato digital. Além do recebimento de notificações de recall, o aplicativo avisa sobre o vencimento da CNH, permite a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas emitidas em parte do Distrito Federal e mais dezenas de órgãos autuadores do país.
“A CDT traz ao cidadão inúmeros benefícios, tais como controle e gerenciamento das infrações de trânsito e a possibilidade de pagamento de multas com até 40% de desconto, compartilhamento do CRLV com outros usuários e indicação do condutor principal do veículo”, destaca o analista do departamento de Soluções Digitais para o Trânsito do Serpro, Isidro Monteiro.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Fiz um recall de um GM cruze já faz 6 meses e não deram baixa ainda não sei mais o que fazer total irresponsabilidade do senatran
Olá,
Estou com o problema também sobre o recall, já foi feito o recall em 2019, não havia nada no detran e do nada apareceu no detran o recall, a montadora fala que não tem nada pendente e o detran fala que a montadora precisa dar baixa. Alguém conseguiu resolver? Obrigado.
Recall feito à 6 meses em um Étios na Toyota e não retiraram ainda.
Todo dia inventam alguma coisa para nos ferrarem, o Brasil é o pais mais complicado do Mundo.
Mesma História Detran joga para Montadora e ela joga para o Detran.
O problema é que o Brasil quer copiar os paises de primeiro mundo mas não consegue fazer o sistema funcionar.
Estou a mais de 60 dias tentando baixar o recall de um onix 2014, o qual já foi feito na concessionária e não baixou no detran.
É um jogo de empurra-empurra entre a GM e o Detran e ninguem resolve.
Voces teriam uma sugestão do que fazer?
Tambem estamos com o mesmo problema, se souber o que resolver me avise. Um jogo para o outro, e ninguem resolve nada. Obrigada
Boa noite linda! Consegui resolver o recall através do denatran. Entra no Google e procura o número liga que eles vão te explicar cedinho como fazer., eu consegui em uma semana mais ou menos.
Boa sorte!
Fiz o recall a 5 meses porem nao foi dado baixa,procuro o detran eles falam que a montadora que tem que dar baixa,procuro a montadora eles diz que é o detran ,nao sei mais a quem recorrer.
Olá. Eu fiz o meu recall tem 3 dias. Caso não saia do sistema, eu vou marcar novamente o recall na concessionária.
Olá. A quem compete atualizar o sistem@ nacional quando já foi feito o recall, há um ano, e não conta mais na base estadual? Emissão do CRLV consta recall pendente.
Obrigada.
Sylvia.
Olá Silvia também estou com esse problema vc já resolveu ?
Fiz um recall de uma Ford ranger desde 23/4/21 e até agora não deram baixa
A concessionária joga pra fábrica que por sua vez joga pro denatran que volta para a concessionária. Já não sei mais o que faço !!!!! Um abraço
Bom dia fui na fiat faz o recall ai da baixa e depois o proprietário vai no detran
Executei um recall da Subaru, Caoa em Nov 2020. Não deram baixa e continua constando no meu RENAVAM…
A lei se aplica às montadoras também?
Tenho uma Ford ranger ano 2010 3.0 com aviso de recal substituição dos arbag dianteiros só que a montadora nunca tem a Peça,como resolver o problema?.
Já fiz o recall a mais de 2 anos até hj Detran ainda envia carta pra mim, vou ter reclamar na concessionária