Encher pneu com fogo é possível?!

Existem inúmeros vídeos na internet mostrando a solução milagrosa, mas especialista contesta prática e alega para os perigos dela

Por AutoPapo 30/06/20 às 10h40
pneu destalonado shutterstock
Pneu destalonado (Foto: Shutterstock)

Existem vários vídeos na internet e circulando nas redes sociais que mostram, muitas vezes, jipeiros enchendo pneu com fogo. É comum também ver borracheiros fazendo isso em pneus de caminhão. Não é truque da internet, mas, na verdade, a explosão não enche o pneu: ela o coloca no lugar em caso de destalonamento.

Como é feito?

Quando acontece o destalonamento, o pneu “desencaixa”, mas continua montado na roda. Assim, ele esvazia instantaneamente. A ideia de usar um liquido inflamável (como gasolina ou WD-40) é provocar uma explosão e uma rápida expansão do ar dentro do pneu, colocando-o de volta no lugar.

pneu destalonado: pode encher com fogo?
Pneu destalonado (Foto: Shutterstock)

Veja dois vídeos com exemplos:

Com gasolina:

Com WD-40

Para Alessandro Rubio, membro da comissão de segurança veicular da SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos), é realmente possível “inflar” o pneu com fogo, mas a prática está longe de ser recomendada.

“A explosão não é controlada: além dos riscos de queimadura, pode voar estilhaços”, alerta Rubio.

VEJA TAMBÉM:

O engenheiro explica que existem ferramentas próprias para os borracheiros assentarem o talão do pneu nas rodas de forma segura para os veículos pesados. No caso dos carros de passeio, muitas vezes, o compressor de ar comum, daquele de calibrar pneu, é suficiente para encaixar o pneu corretamente.

0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário