9X Hatchback: o Mini que não saiu do papel

Modelo, também criado por Alec Issigonis, era mais curto que o original e oferecia um diferencial importante: mais espaço interno aos passageiros

mini 9x hatchback estacionado em gramado
Mini 9X Hatchback está exposto no British Motor Museum, em Gaydon (Foto BMW | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 30/06/2020 às 13h16

Você sabia que o clássico Mini poderia ter sido substituído pelo conceito 9X Hatchback? Também criado por Alec Issigonis, o modelo foi pensado para explorar ainda mais o princípio do uso criativo do espaço.

Apresentado em 1969, o possível sucessor do Mini tinha diferenciais importantes: era mais curto que o original, apresentava mais espaço no interior, possuía uma estrutura de carroceria mais moderna, assim como uma inédita tecnologia de motorização.

LEIA MAIS

Mesmo com as vantagens listadas acima, o Mini 9X Hatchback não estava destinado a ser produzido em série e – a não ser pelo protótipo que aparece na foto – não saiu do papel.

mini 9x hatchback estacionado em gramado
O protótipo 9x Hatchback pode ser encontrado no British Motor Museum

O Mini Clubman foi lançado com um front end completamente remodelado e, com isso, o clássico Mini se manteve no mercado por mais três décadas. Hoje, o protótipo Mini 9X Hatchback está exposto no British Motor Museum em Gaydon, 65 quilômetros ao norte da fábrica da Mini em Oxford.

O design do Mini Clubman se manteve atemporal. O modelo de quatro portas atualizou o visual marcante com a nova linguagem da fabricante para a geração atual, que tem como destaque o Mini John Cooper Works Clubman All 4, lançado no Brasil em novembro de 2019.

Na dianteira, os tradicionais faróis arredondados são agora em LED Adaptativos, com luzes de condução diurna na cor cristal. O logotipo John Cooper Works está posicionado no canto esquerdo da grade frontal separada por um friso vermelho e os para-choques e capô ganharam novo desenho das tomadas de ar.

mini john cooper works clubman countryman1
Na foto, o atual Mini John Cooper Works Clubman Countryman

Na traseira, a tampa do porta-malas com abertura lateral divide as lanternas que receberam a disposição internas de luzes remetendo à bandeira do Reino Unido.

Fotos Mini | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário