‘Entressafra’ explica gamas de carros reduzidas em algumas marcas

Honda, Citroën, Peugeot e Nissan estão atualmente com poucos produtos no mercado, mas devem aumentar o leque em breve

carro coberto homens descobrindo portal
Em 2022, novos veículos nacionais e importados chegarão ao mercado (Imagem: Ernani Brahão | AutoPapo)
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 05/02/2022 às 11h03

Pelo menos quatro marcas de carros estão em uma espécie de “entressafra” no mercado brasileiro: no último ano, todas elas deixaram de comercializar modelos que já estavam em fim de carreira, mas ainda não completaram o ciclo de renovação da gama. Consequentemente, oferecem, por enquanto, um leque reduzido de produtos. Esse é o caso de Honda, Citroën, Peugeot e Nissan.

VEJA TAMBÉM:

Marcas que vão aumentar gama de carros em 2022

A boa notícia é que essa situação é momentânea. Afinal, essas quatro marcas já desenvolvem carros para preencher as lacunas das linhas de produtos. Em alguns casos, as novidades devem chegar já no segundo semestre deste ano; em outros, porém, a renovação só será concluída em 2023. Confira o que está no cronograma de cada uma dessas empresas!

Honda

honda hr v e hev
Com produção nacional, segunda geração do HR-V chega no segundo semestre

No ano passado, a Honda tirou de linha três produtos no mercado brasileiro: Fit, WR-V e Civic. O primeiro foi substituído pelo novo City hatch, que já está em esquema de pré-venda no país. Vale lembrar que o lançamento da nova geração do sedan dessa gama ocorreu no ano passado.

Já o Civic ganhou uma nova geração em nível global em 2021, que chegará ao país neste ano. A diferença é que o modelo será importado e terá motorização híbrida: por isso, terá preços mais elevados. A marca espera que os compradores das configurações de entrada do modelo optem pelo novo City sedan.

Porém, a maior novidade que a Honda prepara para 2022 é a nova geração do HR-V, cujo lançamento está confirmado para o segundo semestre deste ano. Porém, o modelo segue no site comercial da marca japonesa, pois ainda há carros em estoque.

Por fim, há ainda uma novidade global que, embora não esteja oficialmente confirmada pela Honda, tem boas chances de chegar ao Brasil: é o ZR-V, um SUV de porte inferior ao do HR-V, que parece ser um substituto perfeito para o WR-V. Contudo, se esse modelo realmente vier, o lançamento não ocorrerá antes de 2023.

Citroën

citroen c3 2022 azul frente estrada
Lançamento do novo Citroën C3 está próximo

Atualmente, a gama da Citroën no Brasil está bastante limitada. Basicamente, a oferta de carros da marca limita-se ao C4 Cactus e aos comerciais Jumpy e Jumper. Porém, há uma novidade importante confirmada para 2022: a nova geração do C3. O hatch, inclusive, será novamente o produto mais acessível da fabricante, o que deve fazê-lo ocupar o posto de mais vendido da linha.

O lançamento do novo Citroën C3 está previsto já para o primeiro trimestre deste ano. O modelo terá motores de linha FireFly, de origem Fiat: natural, uma vez que as duas marcas de carros integram o Grupo Stellantis.

Peugeot

novo peugeot 208 griffe azul de frente em movimento
Versões com motor turbo do Peugeot 208 são esperadas neste ano

Assim como a Citroën, a conterrânea Peugeot deverá apresentar novos produtos no Brasil em 2022. Porém, o mais esperado desses lançamentos incrementará a linha de um dos carros já existente: é o hatch 208 com motor 1.0 turbo, que estreou no Fiat Pulse. Esse propulsor equipará as configurações mais caras da gama, em mais uma ação de unificação do Grupo Stellantis.

Além disso, a Peugeot pode avançar eletrificação da linha brasileira: pelo menos um veículo com propulsão totalmente “verde” é esperado em 2022. Os mais fortes candidatos são o e-2008 e o novo Partner, que já existem no exterior e poderiam vir via importação. A multinacional, entretanto, ainda não confirma quais produtos estão no calendário de 2022.

Peugeot e Citroën começaram a virar o jogo em 2021: Boris Feldman comenta em vídeo!

Nissan

novo nissan sentra sl azul frente
Sentra deve regressar ao mercado brasileiro em nova geração

Outra marca que está em um momento de entressafra de carros é a Nissan. Atualmente, a marca japonesa vende no país os modelos Kicks, Versa e Frontier, além do elétrico Leaf. Mas a linha deve receber incrementos em 2022, sendo que o principal deles será o Sentra: no ano passado, o presidente empresa no Mercosul e diretor geral no Brasil, Airton Cousseau, confirmou a chegada do sedan.

O novo Sentra, assim como as safras anteriores, virá importado do México, possivelmente em versão híbrida. Além disso, a marca prepara o lançamento da Frontier reestilizada. Por fim, existe ainda o Magnite, um SUV de porte inferior ao do Kicks, que deverá aumentar o leque nacional da Nissan. Contudo, ao que parece, esse modelo deve ficar para 2023.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário