Na estrada, é melhor usar gasolina ou etanol?

Além da disputa entre autonomia ou potência, mais um fator deve ser considerado na escolha entre os dois combustíveis

Existe momento certo para abastecer o tanque do veículo?
A escolha entre os combustívei tem vantagens e desvantagens (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por AutoPapo
15 de abril de 2022 14:03

Eu fui nomeado “juiz” para decidir uma discussão entre dois motoristas. Um dizendo que ao viajar, pegar a estrada com o carro, ele só abastece com etanol. O outro diz que só abastece com gasolina.

O que abastece com etanol diz: “é mais difícil adulterar o etanol, porque a gente não conhece os postos pela estrada, não tem confiança neles”.

O da gasolina diz: “eu uso gasolina, porque ela dá mais autonomia e eu vou parar menos para abastecer; assim corro menos risco de utilizar postos que eu não conheço”. Quem tem razão?

Veja no vídeo!

VEJA TAMBÉM:

O da gasolina! Por quê? Primeiro, ele tem razão quando fala em autonomia: a gasolina tem um consumo cerca de 30 a 35% menor. Então, ele roda mais sem parar para abastecer e correndo menos riscos.

Além do mais, o que diz que o etanol é mais difícil de adulterar do que a gasolina, está redondamente enganado.

O etanol se adultera sim. E sabe como? Colocando mais água além dos 8% que pode ter. Vai para 15%, para 20% e o motor não suporta isso. A gasolina é adulterável também. E sabe qual é a forma mais comum? Adicionando etanol.

Se o seu carro é flex e a gasolina estiver muito mais que aqueles 27% de etanol, tiver 40%, 50%, 60%, o seu bolso vai sofrer, mas ele “queima” qualquer combustível que vier: 100% gasolina, 100% etanol, gasolina com 27%, com 50% ou 70% de etanol.

Então, é preferível a gasolina adulterada do que o etanol adulterado.

Posso alternar entre etanol ou gasolina a qualquer momento?

Sim!!! No carro flex você pode alternar entre etanol ou gasolina a qualquer momento. E eles podem se utilizados juntos também a qualquer momento.

Existem motoristas e mecânicos que insistem que você não pode misturar etanol e gasolina no tanque do carro flex, mas isso é uma inverdade. O motor desse tipo de veículo está pronto para queimar gasolina pura, etanol puro ou ambos em qualquer proporção.O motor pode passar meses queimando etanol puro.

Se em algum momento o motorista decidir mudar para gasolina (por ser mais conveniente para o bolso, ou por proporcionar maior autonomia já que seu consumo é menor), pode fazê-lo mesmo que o tanque ainda tenha metade de etanol. E vice-versa.

Não considere nenhuma recomendação de que pode um e não pode o outro. De abastecer uma vez com etanol se você usa sempre a gasolina. E vice-versa.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
23 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Lyrio 22 de abril de 2022

Muito bom explicação o meu carro 🚗 Flex .uso álcool e gasolina ⛽

Avatar
Lucas Mendonça 23 de abril de 2022

Em se tratando da mistura, o amigo parece não dominar tanto o assunto. Pois não cita a possibilidade de ocorrer separação de fases. O etanol que vai no flex é hidratado tem mais água que o anidro,que é misturado a gasolina. Então no tanque tem gasolina, etanol e água e há limites para a solubilidade.

Avatar
Sergio Moura 21 de abril de 2022

Muito boa matéria gasolina x etanol😁 parabéns!

Avatar
ISAC DE OLIVEIRA 20 de abril de 2022

Já fiz a mistura de 50/50 algumas vezes e sempre deu errado, a média sempre deu de etanol, quando troco de combustível espero chegar próximo da reserva, acho que o carro regula a injeção mais próximo do ideal de cada combustível, no caso da mistura ele corrige mais pro etanol. Que o carro funciona ok. Mas o consumo no 50/50 nunca me convenceu.Agora vc tem que analisar a diferença de preço em cada estado.

Avatar
DUART júnior de Meira Barbosa 20 de abril de 2022

O elétrico sem dúvida ele chegou pra ficar ,aos poucos está chegando no Brasil, aí acaba com essas malandragem

Avatar
Alexsandro Azevedo 18 de abril de 2022

Auto papo agora errou. É fato que o etanol pode ser adulterado com água, mas é muito fácil de ver, basta olhar o densímetro ao lado da bomba. Nele mesmo há instruções para verificar a densidade do álcool, e portanto garantir sua qualidade. E se tentarem adulterar com outra substância, como solvente, por exemplo, também é fácil notar pela opacidade. Logo, sem dúvidas, o etanol é muito difícil adulterar

Avatar
Joaquim Carlos 19 de abril de 2022

Você teria razão se todos pudessem confiar cegamente na precisão dos densímetros.
Qual a precisão de um densímetro?
Ele pode mostrar uma adulteração de 5% ou mais, mas será que pode perceber uma adulteração de apenas 0,5%?
Além disso, nas aulas de química, o professor disse que é possível alterar as características de qualquer densímetros. Isso sem considerar que podem existir densímetros “piratas”.
Tanto o caminhoneiro que transporta o combustível, como o gerente do posto consegue adulterar o combustível.
Por exemplo, um caminhoneiro que transporta 12.000 litros de combustível “bom”, pode retirar do seu caminhão 50 litros e, depois acrescentar outros 50 litros de água. Nenhum densímetro tem a precisão de perceber esta adulteração, mas o motor pode perceber, queimando mais combustível por km rodado.
Para finalizar, já me disseram que um carro flex “sofre” mais com qualquer adulteração com água no etanol que um carro com motor que só utiliza etanol. Mas isso não sei.

Avatar
Valdir Furtado 20 de abril de 2022

Só que o consumidor comum não tem o hábito de examinar equipamentos nos postos, e às vezes nem sabe como fazer isso.

Avatar
Luiz Roberto Guimarães da Conceição 17 de abril de 2022

Bom, se o carro sai de fabrica com autorização de usar os dois combustível,(flex), as pessoas tem que fazer valer!! Logo mais agora com a Alta da gasolina, existe várias relatos de pessoas que dizem que o veículo deu problemas no uso do etanol sendo flex, bom se o veículo é programado para o motor receber os dias veículos não vejo problemas, de fato sempre misturei os dois em momentos de Alta, o sistema do motor reconhece qual o combustível está sendo queimado, em fim está na hora de deixar os mitos de lado, estão na hora de deixar de dar ouvidos a quem não se beneficiou por alguma ação na justiça por propaganda enganosa contra as fabricantes de motores de carros de motores flex.
FAÇA SEMPRE A MANUTENÇÃO DO SEU VEÍCULO ROTINEIRO, MUDE SEMPRE O ÓLEO ANTES DO PRAZO, O MOTOR DO SEU VEÍCULO AGRADECE.

Avatar
Roberto Yo 17 de abril de 2022

Quando viajo, não estou nem ai com as diferenças de preço e consumo entre etanol e a gasolina.
Tanto faz se abasteço com etanol ou gasolina porque na ponta do lápis, no fim da viagem, a diferença mal paga 2 cafezinhos.
Nas viagens sempre abasteço com gasolina que me permite maior autonomia.
Maior autonomia significa poder escolher em qual posto para para reabastecer e, principalmente, fazer aquelas coisas que fazemos sempre que paramos num posto a beira da estrada.
Priorizo tanto a autonomia que já deixei de comprar um carro por causa do seu tanqie com pouca capacidade em litros.

Avatar
Wellington Antônio de Araújo 16 de abril de 2022

Tenho sempre tive esta dúvida, antigamente era impossível pensar em misturar etanol na gasolina nos carros só a gasolina, daí vem a Petrobras e oficializa a mistura dos dois combustíveis, quer dizer então que todos os motores a gasolina são flex, pois nos obrigaram a usar tal mistura, no futuro essa mistura não trará algum prejuízo para o motor que até então era só a gasolina?

Avatar
Moises Pereira de Santana 16 de abril de 2022

Já dei meus comentários e nunca na relação de comentários,
Porque vocês só coloca comentários favoráveis para a empresa.
Porque comprei duas e só pega 9 canais aberto e nada de canal fechado, Porque vocês não coloca o meu comentários.

Avatar
Alisson 16 de abril de 2022

Fiquei em dúvida sobre qual combustível usar, então coloquei metade de cada.

Avatar
Daniel Freitas 16 de abril de 2022

Isso é tão relativo. O tema suscitou a questão de qual é melhor pra viajar. Mas o assunto desenrolou em outra direção. Qual é mais adulteravel. Voltando pro principal, cada um deve conhecer seu carro, e ver qual é mais “econômico em dinheiro”. Na prática quanto roda com 100… 200… ou 300 reais. No meu caso usando o GrandSiena, noto que na pista (rodo 5.000km/mes/media) o Etanol faz 11.5km/l e gasolina faz 15.5km/l(+/-). Levando em conta o valor do combustível que está na alturas, eu tenho colocado Gasolina no RJ, e Etanol em SP e MG. Desta forma ando no combustivel que é mais rentável em cada estado. Sobre falhas de funcionamento, aí cabe ao proprietário proceder a revisão/manutenção para diagnosticar a falha. O Flexível não é picaretagem. O que existe é falta de conhecimento e dificuldades pra fazer contas. E esse papo de “posto de confiança” isso já era… hoje cada um trabalha como é conveniente no momento. Independente de bandeira os postos praticam aquilo que lhes convém. Quem roda o dia todo sabe bem disso. Seria bobagem ficar preocupado em onde abastecer estando a 1100km de casa, a gente fecha o olho e entra no posto que estiver na noss frente. O Resto a gente deixa nas Mãos de Deus…

Avatar
Luciano 17 de abril de 2022

Isso e verdade, na estrada o meu Megane GT 2012 fez 15.5 km/l com gasolina comum, em um posto sem bandeira, abasteci depois de 700km em um outro em Belo Horizonte num posto de bandeira completei com gasolina comum também, a média foi outra 13.5 km/l, essa de posto de confiança na estrada não existe mesmo!

Avatar
Aledio Soares Neto 16 de abril de 2022

Tenho um veículo HB20 ANO 2014, pois bem usava etanol, resolvi mudar de uma pra outra e abasteci o tanque com gasolina o veículo simplesmente não funcionou tive que chamar o mecânico e usar scanner pra vê mesmo assim o carro ficou péssimo alguns dias. Carro flex é uma grande mentira, o mecânico disse pra mim que vários carros ele já socorreu por conta dessa troca de combustível

Avatar
Ricardo 16 de abril de 2022

O grande problema do carro flex ocorre quando se abastece uma grande quantidade de outro combustível e não se percorre pelo menos uns 5Km imediatamente. Se deixar o motor esfriar, já era, pois o carro vai usar os parâmetros do combustível antigo e não vai pegar, pois a diferença é muito grande.

Avatar
R. Joaquim 16 de abril de 2022

Ricardo.
Isso que você escreveu é uma coisa que muitos ignoram e, depois ficam criticando o combustível, o posto ou o carro.
Sempre que trocar de combustível, principalmente, quando o tanque estiver quase vazio, é muito importante rodar uns 5-10 km antes de desligar o motor no fim de uma viagem.
Rodar essa quilometragem é para que os sensores percebam a alteração do combustível e, fiquem configurados para o novo combustível na hora da próxima partida do motor.
Nos manuais isso é claramente informado.

Mais uma coisa.
Não sei se são todos, mas li no manual que quando se usa sempre o mesmo combustível por longos períodos, é recomendado que periodicamente se alterne o combustível. Quando alternar para outro combustível, reabastecer por pelo menos umas 4 vezes seguidas com o mesmo combustível.
Entendi que seria uma forma de manter o sistema de alimentação limpo por mais tempo.

Avatar
Chagas Oliveira 17 de abril de 2022

Ricardo e R.Joaquim. Útil esses comentários de vocês, assim que comprei em 2019 meu prisma 1.4 2014, eu fiz uma viajem e um dia antes tinha enchido o tanque de etanol e percebi a luz da injeção eletrônica piscar algumas vezes e na volta fui ao vendedor e ele passou o scaner e não acusou nada. De lá pra cá, não mostrou mais esse problema. Obrigado pelas orientações de vocês.

Avatar
Valdeci 19 de abril de 2022

Comentario interessante.
Fui esses dias pra Sao jose do rio preto.
400km da minha casa.
Abasteci com alcool… fui ate la.. e rodei oq precisava na cidade.
Na hora de voltar, abasteci com gasolina… voltei e fui abastecer.
Exatamente 5lts a menos
Fui ao mecânico e ele disse q precisava ter mexido num xip pra ele ler o novo combustivel.
Ou seja gastei qse a mesma qtdd tanto pra ir como pra voltar, mas no bolso a diferença foi grande. E infelizmente maior.

Avatar
Ricardo 16 de abril de 2022

Eu prefiro usar etanol, pois fico sempre de olho no termodensimetro da bomba, o qual garante a qualidade do produto. Já a gasolina, pode ser batizada com uma dezena de porcaria e a gente não vê.

Avatar
Alisson 16 de abril de 2022

Sempre alterno entre álcool e gasolina e nunca tive problema nenhum.

Avatar
Boa tarde meu carro é um Agile LTZ ano 2010+2011eu tinha 8 litros de etanol mas o menos no tanque aí eu passei no posto de confiança e coloquei 20 litros de gasolina aí quando eu andei com o carro ficou faiando porque ser 15 de abril de 2022

Obrigada se vc pode responder ass.adriano

Avatar
Deixe um comentário