Exames toxicológicos podem ser exigência em acidentes graves

Medida quer clarear as circunstâncias que envolvem os acidentes; sangue retirado no pronto atendimento ficará armazenado até a autorização da Justiça

exame toxicologico
Por AutoPapo
Com Agência Senado
Publicado em 23/05/2019 às 19h30
Atualizado em 03/10/2019 às 16h56

Foi apresentado, à Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, o Projeto de Lei 2.854/2019, que determina a obrigatoriedade da coleta e preservação de material biológico para realização de exames toxicológicos e etílico em motoristas, passageiros e terceiros envolvidos em acidentes de trânsito que resultem em vítimas fatais ou mutiladas.

A proposta é do senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que afirma que no momento da entrada em prontos-socorros, como procedimento usual, a equipe de atendimento retira uma amostra de sangue para que sejam realizados exames visando constatar o estado geral de saúde do paciente.

Contarato quer, a partir dessa mesma coleta de sangue, a realização de exames toxicológicos e etílico para identificar se os envolvidos estavam sob efeito de drogas ou álcool.

Projeto de Lei que tramita no Senado quer que todos os envolvidos em um acidente de trânsito com vítima sejam sujeitados à exames toxicológicos.

“O projeto não cria um novo procedimento que venha a atrapalhar o atendimento, apenas amplia o aproveitamento de um ato que já é realizado. Será mais uma utilidade para a coleta de sangue”, explica o parlamentar.

Segundo o senador, a prática investigativa policial, aliada ao conhecimento científico, ensina que se não for preservado o material biológico logo após o acidente, torna-se inviável determinar se o indivíduo estava ou não sob influência de álcool ou outra substância psicoativa. Isso porque no falecimento ou no posterior tratamento médico de um sobrevivente, a materialidade da prova irá se esvair.

Fabiano Contarato ainda defende que os exames toxicológicos são cruciais não só para determinar a eventual responsabilidade penal, mas também em esferas civil e administrativa.

“É preciso que todos os envolvidos na dinâmica do acidente sejam submetidos a exames, pois não são só motoristas que causam acidentes. Um motorista pode, por exemplo, atropelar um pedestre alcoolizado no meio da rua. É evidente que o uso de álcool pelo pedestre foi o fato gerador do acidente. Nestes casos, o Conselho Nacional do Trânsito aponta que os exames devem ser feitos de imediato. Mas somente nos casos em que a vítima morre no ato do acidente. Não alcança a vítima que morre após dias, semanas ou meses de tratamento. Em suma, é preciso que todos os envolvidos, de forma ativa ou passiva, sejam submetidos ao exames toxicológicos e etílico”, defende.

Contarato ressalta que o PL apenas institui a obrigatoriedade da coleta e conservação do sangue dos envolvidos, sujeitando a efetiva realização do exame à autorização judicial, após ouvido o Ministério Público. E tanto na hipótese de deferimento ou de indeferimento, será possível apresentar um recurso.

Para virar lei, depois da CAS, o projeto precisa ser analisado e aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Foto Shutterstock | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gerson Bertholdi 10 de março de 2022

Estou resolvendo a situação de uma tia que foi vítima fatal em um acidente de trânsito
E deixou uma filha órfã e muitas dívidas
O carro tem seguro
Mas o seguro pediu o BO. O laudo cadavérico
Já consegui tudo a trinta dias
.mas agora querem o exame toxicológico
Estou atrás disso tem uns 30 dias o acidente foi no dia 19 de janeiro
MAS O SML que é o responsável por este resultado não sabe informar o dia que chega não informa um órgão onde posso procurar não tem um telefone para a gente se informar
Simplesmente diz para eu todo dia bater na porta doSML para ver se chegou
Enquanto isto a filha única que depende deste seguro para custar suas despesas fica desesperada
Sendo que a mãe falecida tem todos os laudos como um acidente normal sem influência de tóxicos fica no desespero
Foi par isto que criaram uma lei desta
Para atrasar as soluções dos problemas
O sistema público é uma vergonha
Onde hj os sistemas são todos virtuais a polícia civil está uma vergonha para nós que dependemos

Avatar
Deixe um comentário