Exposição de carros ‘Beleza em Movimento’ explora design italiano

Mostra inédita com mais de 100 peças acontece a partir desta terça-feira (13) na Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte

beleza em movimento icones do design italiano na casa fiat de cultura 31
Por AutoPapo
13 de agosto de 2019 17:30

A Casa Fiat de Cultura recebe, a partir desta terça-feira (13), a exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano”. Com curadoria de Peter Fassbender, Head do Design Center LATAM da Fiat Chrysler Automobiles, a mostra inédita apresenta mais de 100 peças, entre elas automóveis, miniaturas e obras de arte.

A exposição de carros, que também contou com a colaboração da arquiteta e historiadora italiana Maddalena D’Alfonso, ficará instalada em Belo Horizonte até o dia 03 de novembro e traz como temas o futurismo, a tecnologia, o cinema, o neorrealismo, o movimento e a beleza.

A narrativa da exibição, que é gratuita, se desenvolve a partir de cinco importantes ícones do design de automóveis, responsáveis por pautar novas estéticas entre as décadas de 1910 e 1960: casas Bertone, Touring Superleggera, Pininfarina, GFG Style e Zagato.

Na exposição de carros, o público terá acesso a verdadeiras obras de arte sobre rodas, que emocionam pelas formas perfeitamente esculpidas, fruto da genialidade e dos traços arrojados e precisos das grandes casas de carrozzeria.

Fassbender pontua que a Itália criou parâmetros fundamentais à evolução dos carros, além de inspirar, até hoje, o entendimento e a produção de futuros modelos. “A liberdade com que criavam os automóveis permitiu a experimentação de formas ousadas, provocatórias e com um olhar sempre para o horizonte”, ressalta.

A tecnologia estará presente não somente nos projetos de design, mas na composição da exposição, que também contará com ambientes imersivos e multimídia. Uma das salas será dedicada ao cinema italiano e apresentará passagens de importantes filmes produzidos entre os anos 1940 a 1970 – em referência à atmosfera artística e de costumes do século XX.

Outro ambiente trará cenas memoráveis do automobilismo, ao relembrar duelos vibrantes protagonizados ícones como Alain Prost, Michael Schumacher, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Haverá, ainda, espaço voltado ao design de som, dedicado à beleza do ronco dos motores de automóveis clássicos. A memória afetiva e a lembrança da infância também serão despertadas na sala de colecionismo, onde será possível apreciar miniaturas que revelam a evolução das formas dos carros de cada época.

Exposição de carros: os representantes do design italiano

O visitante poderá conhecer melhor o Fiat Fastback, projetado no FCA Design Center Latam, que apresenta a essência do design italiano feito no Brasil; e o Fiat Toro, que também traz, em seu DNA, a singularidade do design italiano, cujas formas, dinâmicas e sensuais, estabelecem novo patamar de picapes, tendo conquistado vários prêmios nacionais e internacionais.

beleza em movimento icones do design italiano na casa fiat de cultura 13
Fiat Fastback

A exposição Beleza em Movimento narra a parábola dos cinco principais escritórios de design de automóveis: Bertone (1912), Zagato (1919), Touring Superleggera (1926), Pininfarina (1930) e GFG Style (1960), que ilustram a perfeita união entre forma e tecnologia. A trajetória dessas casas de carrozzeria e suas criações serão apresentadas em linhas do tempo, desde 1910 aos dias atuais.

Para contar a história delas, os modelos Alfa Romeo Giulia Sprint Speciale (1964), Lamborghini 400 GT (1969), DeLorean (1982) e Maserati Ghibli (1971).

Para os apaixonados por coleções e clássicos, serão apresentadas réplicas de automóveis que respeitam, meticulosamente, detalhes, e, sobretudo, proporções. As miniaturas devem estimular visões sobre a evolução do design de automóveis de 1906 a 2017.

Confira quais serão as réplicas expostas:

  • Fiat 24CV (1906);
  • “Ferrari” Auto Avio Construzioni 815 (1940);
  • Alfa Romeo Giulia Sprint GTA (1965);
  • Lamborghini Miura SV (1971);
  • Lamborghini Countach (1973);
  • Maserati Levante (2017);
  • DMC Delorean (1980);
  • LaFerrari (2013);
  • Fiat 500 (2008);
  • Alfa Romeo 8C 2300 (1933);
  • Ferrari 250 GTO (1962)
  • Ferrari F40 (1987).

Design de som

O som produzido pelos motores é uma das características mais marcantes nos automóveis. Para os aficionados por carros, a sonoridade das máquinas soa como música, e ela é cuidadosamente projetada para provocar sensações únicas.

A exposição de carros permitirá ao visitante uma experiência sensorial na qual será possível sentir a beleza do ronco dos motores. Para isso, uma instalação multimídia reproduzirá os sons das Ferrari 355, F40, F12tdf, 360 Challenge Stradale, e F50; e das Alfa Romeo 8C, 155 V6, 4C, Montreal V8 e Tipo 33 Stradale.

Alfa Romeo Montreal: Boris conta a história do carro-conceito que foi para as ruas

Serviço

A Exposição “Beleza em Movimento – Ícones do Design Italiano” acontecerá de 13 de agosto a 3 de novembro de 2019.

As visitações serão abertas de terça a sexta, das 10h às 21h e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h. A entrada é gratuita.

A Casa Fiat de Cultura está na Praça da Liberdade, número 10, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (31) 3289-8900.

Fotos FCA | Divulgação

SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Franco Vieira 21 de setembro de 2019

Fui a exposição e é sensacional a proximidade com os carros, oportunidade rara de apreciá-los com calma e em ambiente adequado. Tive uma ideia, Boris faça vídeos de matérias apresentando esses clássicos como se deve, no mesmo nível que vc fez com o Montreal, E-Type, Dkw Malzoni…. vai ser uma grande contribuição para nós que gostamos e “sacrifício/ trabalho” pra vc…rsrs
Ter a chance de acelerar essas macchinas.

Avatar
Deixe um comentário