Sistema multimídia é principal foco de problema em carros seminovos

Pesquisa da consultoria J.D Power aponta que as principais reclamações dos consumidores com seus carros novos se referem a falhas de infotenimento

MyLink Chevrolet com Waze e CarPlay
Recursos de conectividade nem sempre funcionam como o esperado e frustram motoristas nos EUA (Foto: GM | Divulgação)
Por Fernando Calmon
Publicado em 17/02/2024 às 17h03

A reconhecida empresa americana de pesquisa especializada no setor automobilístico J.D Power revelou sua mais recente avaliação semestral de problemas em carros novos nos EUA. O foco é sempre na frota circulante com três anos de uso. Trata-se de avaliação que repercute no conjunto dos veículos em circulação que, no caso americano, é de 12 anos em média. Como referência a frota brasileira é um pouco mais “jovem”, 10 anos e 9 meses, segundo pesquisas do Sindipeças e da Anfavea.

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Android Auto e Apple CarPlay: fonte de problemas

Esse Estudo de Qualidade Inicial Percebida (EQIP) é um forte indicador em longo prazo. O resultado apresentado agora indica que no último semestre de 2023, de acordo com os consumidores, os principais pontos problemáticos foram os sistemas de infotenimento, em especial os de conectividade Android Auto e Apple CarPlay, além do reconhecimento de voz integrado. Falhas apontadas atingiram nível duas vezes superior à categoria seguinte, de defeitos na carroceria.

Android Auto ADAS e elétrico
Alertas ajudam o motorista a evitar acidentes, mas o excesso de avisos dos recursos ADAS tem incomodado os norte-americanos (Foto: Nissan | Divulgação)

Assistência irrita motoristas

Os pesquisadores também apontaram que o incômodo com os alertas de assistência aumenta com o tempo de uso. Entre estes, os avisos de manutenção e de saídas da faixa de rolagem, além de colisão dianteira/frenagem autônoma de emergência. Acredito que são úteis para evitar acidentes, mas motoristas podem se sentir incomodados. Falta, talvez, ajuste fino dos parâmetros de cada fabricante.

Pneu é ponto fraco em carros elétricos

Outra conclusão do EQIP: veículos elétricos a bateria (VEBs) e híbridos plugáveis apresentaram mais problemas do que os movidos por motores a combustão interna (MCI) e híbridos plenos. Entre outros, depois de três anos de uso, pneus são um ponto sensível para os VEBs. Destes, 39% dos proprietários afirmaram que substituíram pneus nos últimos 12 meses, em contraste aos 20% dos MCI. Desconsiderou-se o preço ainda maior dos pneus para elétricos.

Android Auto ADAS e elétrico
Carro elétrico também não tem agradado o consumidor nos EUA, devido ao gasto excessivo de pneus e cobram melhor infraestrutura de recarga (Foto: Volvo | Divulgação)

Em mais uma pesquisa, divulgada há alguns dias igualmente pela J.D Power, os carregadores públicos de VEBs nos EUA estão mais confiáveis, porém menos disponíveis. Os investimentos vêm-se concentrando na recarga rápida, enquanto falhas se manifestam nos carregadores de Nível 2, os mais utilizados pela frota circulante.

Por fim, outro estudo do último dia 13 pela Consumer Reports revelou que um terço dos compradores nos EUA relataram ter uma experiência extremamente limitada com modelos elétricos. Apontou ainda como fundamental a expansão da infraestrutura de recarregamento.

“Consumer Reports, fundada em 1936, é a organização sem fins lucrativos para avaliações imparciais e confiáveis de produtos e serviços com base em testes de laboratório e pesquisas de mercado”. Resposta de Inteligência Artificial Generativa.

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2 Comentários
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Ricardo 18 de fevereiro de 2024

Concordo com a pesquisa. No meu caso é esta tranqueira de VW Play que tem no meu carro.

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Tobias 17 de fevereiro de 2024

Tenho 2 veículos pré pandemia sem isso. Para meu uso, carro não precisa destas traquitanas kkkkk. Na verdade, não gosto de controles eletrônicos excessivos.

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