Fanboys automotivos: listamos os 5 grupos mais chatos da internet

Eles não perdem uma discussão nas redes sociais e lotam as caixas de comentários dos sites para defender certas marcas ou modelos

encontro carros rebaixados
Veículos (Shutterstock)
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 01/11/2020 às 08h30
Atualizado em 11/08/2022 às 16h26

Quem é muito radical em relação a determinado tema pode colecionar inimizades. Pontos de vista opostos frequentemente provocam discussões sobre política, religião e futebol. Porém, nem mesmo os assuntos mais corriqueiros, como o automóvel, escapam do fanatismo. Afinal, existem fanboys dispostos a defender com unhas e dentes suas marcas e modelos preferidos.

VEJA TAMBÉM:

Sabe aquela banda que tem músicas até legais, mas cujos fãs são tão extremados que acabam gerando antipatia? Então, a lógica de alguns fissurados em carros é mais ou menos essa: muitas vezes o produto que eles cultuam é bom, mas as qualidades são exageradamente amplificadas pelas vozes dos admiradores. Confira, no listão de hoje, os 5 tipos de fanboys mais chatos da internet.

1. “APzeiros”

motor ap 1 6 saveiro titan 2007
Motor Volkswagen AP é objeto de louvor para os fanboys

A linha de motores AP, da Volkswagen, é uma das mais bem-sucedidas já fabricadas no Brasil? Sem dúvida! O projeto entrou para a história da indústria automobilística? Claro que sim! Mas, para os fanboys – ou APzeiros, como são conhecidos – tudo isso  ainda é pouco. Na cabeça deles, nenhum outro propulsor sequer chega perto do AP, o melhor de seu gênero, disparado, já feito no mundo até hoje.

Nem adianta argumentar que o projeto ficou ultrapassado. Os motores AP, que nos anos 80 reinavam quase absolutos no país, já entregavam números de potência e torque medianos a partir da virada do século. Caso tivessem continuado em produção, teriam, hoje, baixíssimos índices de eficiência energética.

Isso, aliás, não é demérito algum. Afinal, todo projeto de engenharia torna-se ultrapassado em algum momento. É esse o ciclo natural, e inevitável, de qualquer produto industrial. Além do mais, mesmo antigo, o motor AP continua se destacando pela robustez e pela facilidade de manutenção. Só não diga aos fanboys que também existem outras boas opções no mercado.

2. “Opaleiros”

chevrolet opala s 1988
Opala saiu de linha há quase três décadas, mas alguns consumidores ainda estão de “luto”

Tudo o que foi dito a respeito dos APzeiros pode ser aplicado a outro grupo de fanboys: os Opaleiros. Para essas pessoas, o fato de a Chevrolet ter retirado o Opala de linha constitui um pecado mortal, um erro imperdoável, um ato nefasto! Viúvos e viúvas guardam luto até hoje pela morte do modelo que, sob a ótica deles, é o maior automóvel da história.

O Opala é um dos carros mais longevos do Brasil: foi produzido ininterruptamente de 1968 a 1992. O projeto sofreu várias atualizações, mas nunca foi inteiramente refeito. Isso decorre, por um lado, das boas qualidades técnicas, mas, por outro, do fato de o mercado nacional ter permanecido fechado às importações entre 1976 e 1990. Com apenas quatro grandes fabricantes instalados no país, faltava concorrência.

A velhice do Opala ficou evidente na década de 1990, quando vieram os importados e novas multinacionais instalaram-se por aqui. Não houve, pois, outra opção para a Chevrolet senão retirá-lo de linha. Alguns defeitos, como a falta de estabilidade em curvas e o alto consumo, já eram, então, bem evidentes. Mas isso, para os fanboys, pouco importa: eles sempre enxergarão apenas o luxo, o acabamento e o espaço interno do modelo.

3. Fanboys do câmbio Dualogic/GSR

mobigsr02
Câmbios automatizados de uma embreagem deixaram o mercado depois de apenas 12 anos

Já que existem fanboys de motor, não surpreende que alguns cultuem câmbios. Eles não são muitos, mas sempre se manifestam nas redes em defesa das transmissões automatizadas da Fiat. Batizado inicialmente de Dualogic, esse sistema chegou ao país em 2008. Em 2017, foi rebatizado de GSR (sigla de Gear Smart Ride) após a adoção de alguns aperfeiçoamentos. Recentemente, tal mecanismo deixou o mercado.

A transmissão automatizada de uma embreagem é, surpreendentemente, muito parecida com um sistema manual. A diferença é que as marchas são trocadas de modo autônomo, por um mecanismo de atuadores hidráulicos ou elétricos, ligado a uma central eletrônica.

Apesar de dispensar o motorista de cambiar as marchas, tal sistema automatizado é bem mais limitado que uma caixa automática propriamente dita. O maior problema é a falta de suavidade na operação: as trocas de marchas são frequentemente acompanhadas de trancos. Além disso, com o tempo, será necessário substituir alguns componentes, inclusive a embreagem.

Inicialmente, os automatizados apresentavam algumas vantagens, como peso reduzido e custo de produção mais baixo em relação a um câmbio automático convencional. Entretanto, a tecnologia, como sempre, avançou: surgiram os sistemas automatizados de dupla embreagem, muito mais rápidos e suaves; os próprios automáticos tornaram-se mais leves, eficientes e acessíveis.

Embora outros fabricantes, entre os quais Volkswagen, Renault e Chevrolet, tenham utilizado conjuntos semelhantes, os sistemas da Fiat são os que aparentam ter mais defensores. Os fanboys argumentam que o problema é o usuário, que não saberia usar corretamente a transmissão. O fato de os automatizados monoembreagem terem entrado em extinção no mundo inteiro é mero detalhe.

4. Fanboys do Toyota Etios

etios
Hatch e sedã da gama Etios não deslancharam no mercado

As notícias mais recentes sobre o Etios não são animadoras. A gama já saiu de linha na Ásia e terá o mesmo destino na América do Sul.  A Toyota desistiu de desenvolver uma nova geração porque consumidores do mundo todo criticaram o design e o interior despojado. O fabricante, então, investirá apenas na linha Yaris, que tem porte semelhante.

Pronto: foi o bastante para provocar uma choradeira entre os fanboys, que exaltam as qualidades mecânicas do hatch e do sedã. Grosso modo, os defensores descrevem o motor como “inquebrável”; na outra ponta, julgam que design e interior mais caprichados não passam de firulas.

Bem, cada qual com seu gosto, mas a questão é que, para a maioria, os atributos mecânicos não parecem bastar para justificar a compra de um Etios. Tanto que o hatch e o sedã vêm acumulando números de vendas discretos nos últimos anos. Talvez os fãs já devam ir se conformando, para não sofrerem demais quando a morte do modelo chegar, dentro de um ou dois anos.

5. Fanboys do Volkswagen up! TSI

VW up! 2020
Up! TSI tem bom desempenho, mas, ao contrário do que pensam os fanboys, não é esportivo

Primeiramente, vale destacar que o desempenho é, sim, uma das maiores qualidades do up! TSI. O motor 1.0 turbo com injeção direta rende 105 cv de potência com etanol e 101 cv com gasolina, além de 16,8 kgfm de torque com ambos os combustíveis. Os números podem até não encher os olhos, mas sobram para um hatch subcompacto de apenas 950 kg de peso.

Além de rápido, o up! TSI é econômico, tem bom acerto de suspensão e vem equipado com um câmbio manual de engates precisos. Os fanboys, porém, acham que o modelo é um autêntico esportivo. Os mais pretensiosos parecem até estar ao volante um Porsche. Nem ouse contar para eles que o modelo é um hatch de entrada com foco na eficiência energética, pois soará quase como ofensa pessoal.

Do ponto de vista comercial, o up! não vingou. Considerado caro e despojado pelo público geral, as vendas nunca atingiram o patamar esperado pela Volkswagen. Assim como o Toyota Etios, ele sairá de linha dentro de alguns anos sem deixar sucessor. Como muitos fanboys têm modificado a mecânica de seus carros para extrair ainda mais desempenho, encontrar bons exemplares usados no futuro promete ser tarefa difícil.

Bônus

“Harleyros”

Harley-Davidson Low Rider S
Entusiastas das motos Harley-Davidson até parecem ser membros de uma seita

Ok, esses aqui não são fanboys de carros, e sim de motos. Mas eles merecem um lugar de honra no listão, pois são tão radicais quanto os demais. Para o grupo em questão, a Harley-Davidson está longe de ser simplesmente um fabricante de veículos. É quase uma seita, com direito a encontros periódicos com milhares de membros.

Ícone pop, a Harley-Davidson é tema de muitas manifestações culturais. As aparições no cinema, em especial, fizeram com que a marca fosse associada a um etilo de vida livre. Essa mística é a maior responsável por atrair compradores, interessados no visual custom das motocicletas e na tradição da empresa. Porém, se a ideia é fazer longas viagens de motocicleta, talvez seja melhor escolher produtos de outros fabricantes.

Cá entre nós, as motocicletas Harley-Davidson são bem limitadas tecnicamente. Os motores de dois cilindros em V desenvolvem pouca potência em relação à cilindrada, vibram demais e esquentam exageradamente as pernas dos ocupantes. Além disso, as motos não são estáveis em curvas. O fabricante já empreendeu tentativas de renovação, mas alega que muitos clientes rejeitam evoluções. Viu como essa turma é chata?

Fotos: Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
39 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ronaldo Carlos 27 de outubro de 2022

Os fãs e proprietários de MP Lafer são os mais chatos q todos esse citados na matéria juntos

Avatar
Joelson Dantas 31 de julho de 2021

Eu conheço dois caras que são donos de Etios e coincidência ou não, ambos são muito chatos. Um deles é o meu cunhado, um sujeito insuportável

Avatar
Marco Amaral 15 de abril de 2021

Como sempre disse….não gosto de radicalismos…. mas é verdade!
Tem gente que quando cisma com uma parada fu…eu
Tudo tem sua época!
Tive 4 opalas e 1 Maverick, gostava mais do Maverick
Mas não será por causa disso que ficarei dizendo que foram os melhores carros.
Foram ótimos nas épocas deles.

Avatar
Opala não é muscle 9 de janeiro de 2021

Dói o ouvido em ouvir ”Opala Muscle car brasileiro” KKKKKKK credo, toma sova de up tsi.

Chorem, o motor ap é um dos melhores. um salve pros Dodgeiros e Mavekeiros.

Avatar
OpalaSemCaneco 16 de março de 2021

Eis aqui o esteriótipo de apzeiro kkkkkk

Avatar
Rafaell Guimarães 22 de novembro de 2020

Os fanboys da Halley Davidson são, de longe, os mais tóxicos, de modo que estão praticamente forçando a marca à falência! Não aceitam apenas as repaginações, como também consideram uma violação cultural fabricar ou vender seus modelos fora dos EUA, e a empresa se vê fadada a viver eternamente de subsídios estadunidenses.

Avatar
Luiz Fernando Dalcin 4 de novembro de 2020

Gostei da matéria. Dos comentários então, acabei concordando. Sou opaleiro. E saudosista mesmo. Nunca deveria ter saído de linha o Opala.

Avatar
Anderson 17 de março de 2021

Luiz Fernando, sempre disse q o maior erro da GM foi matar o Opala.
Se tivessem largado o Omega como opala ll, assim como a ford fez com o corcel, teriamos bons embates, o l ou ll era melhor?
Qto aos ap eu respeito, mecanica confiavel e economica no ap 1.6, mas se tivesse q ter um preferiria o 1.8 de preferencia num Passat Pointer e se nào achasse daí num gol GT 1.8.
Qto aos Harley. eles q vão ser feliz e curtirem a deles numa boa, não me incomodam mesmo.
Qto a Etyos vão para um manicomio.
E o tal de cambio a Fiat lançou o citimatic no palio e gm nas meriva o easytronic, nenhum prestou e acho q não ficaram um ano no mercado.
Depois veio esses da reportagem. Um carro desse nem de presente….

Avatar
Anderson 17 de março de 2021

Putz, esqueci dos UPzeiros. Tenho dois grupos de March no Face, pensa nuns cara q estão toda hora lá debochando de March.
Já dei coro em muito tampinha preta e outros relataram isso tbem, mas não se sussegam.
Esse deveriam ganhar o titulo dos mais chatos.
E quero ver para quem vão revender com todas as gambiarras q fazem para poder andar mais.
Qume comprar tampinha preta usado só vai se encomodar.

Avatar
Lucas 4 de novembro de 2020

VW lover e aquele estereótipo clássico de dono de Harley pseudo-machão asqueroso são os piores sem sombra de dúvida.

Avatar
Rodrigo 4 de novembro de 2020

E o que dizer daqueles que acham a Toyota melhor que MB, BMW, Porsche ou Ferrari??? Só rindo… e muito… não existe carro inquebrável, nem os “Top’s” de verdade, nem muito menos Toyota nehhh… Depois que inventaram aquele horrível projeto Indiano então…(ainda bem que em final de carreira)…

Avatar
BRUNO FERREIRA ANASTACIO 4 de novembro de 2020

Tá faltando os haters de carro francês… Outra seita, também!

Avatar
Rodrigo 4 de novembro de 2020

Esses são hilários, 90% ou mais nunca teve nenhum carro de origem francesa… e, provavelmente, são pilotos de teclado sem condições de adquirir um modelo atual… mas pra brasileiro tá na média, vai na onda, sem questionar, sem argumentações, bastando reclamar por reclamar. Simples assim.

Avatar
Z_H 10 de novembro de 2020

…bem lembrado…

Avatar
Yan 3 de novembro de 2020

Matéria lixo demais

Avatar
Z_H 10 de novembro de 2020

…a carapuça serviu, né?

Avatar
OpalaSemCaneco 16 de março de 2021

Ala o fanboy kkkkkkk
Motor de 6 cilindros q gera 118 cv em pleno 92 kkkkkkkk
Ou um cuspidor de biela ambulante? Talvez uma caixa de isopor motorizada? Ou uma moto ultrapassada? Kkkkkkkkk

Avatar
Irlan 2 de novembro de 2020

Neste ano merece estar também no top 10 os fãs boys da Caoa Chery

Avatar
Carlos Henrique Lopes 2 de novembro de 2020

Apzeiros são um pé no saco mesmo !!!!!
?

Avatar
OpalaSemCaneco 16 de março de 2021

Uma biela cuspida no seu saco kkkkkkk

Avatar
Marcelo 2 de novembro de 2020

Porra, a matéria começou coerente….mas depois…
Fanboy do Etios? Pegaram os taxistas e o pessoal do UBER?
Fanboy do Dualogic? Vcs só podem estar de brincadeira, este pessoal só pode fazer uso de remédio tarja preta
Fanboy do Up….bom bem vou falar mais nada

Avatar
Fernando B. 2 de novembro de 2020

Também não entendi o Etios. Ainda mais numa lista sem os Mareeros (Marea) que acham que o carro é um suprassumo da indústria automobilística.

Avatar
Leonardo 2 de novembro de 2020

Poise tbm me assustei, pulei para Harley.
Muito bom seu comentario

Avatar
OpalaSemCaneco 16 de março de 2021

E quem pode me garantir q vc n é fanboy do Etios, dualogic e up tsi? Kkkkkkkkk
Ta estranho

Avatar
Ricardo Siade 1 de novembro de 2020

Uma vez, olhando uma moto dessas, comentei com o proprietário: Bonita sua Harley.
Parecendo ofendido, ele me corrigiu imediatamente: Harley não! Harley-Davidson.

Avatar
Marcelo 1 de novembro de 2020

Ué esqueceram a ferrari o mserati o bulgatt o aston a mercedes !!!!*

Avatar
Bruno Vasconcelos 1 de novembro de 2020

Os VWminions são os mais chatos: Falam da “prataforma modular” (coisa q toda plataforma deriva de uma outra, é pura jogada de marketing da VW e não faz diferença), dos “aços especiais” (coisa q todo carro usa hj em dia pela segurança e ta cheio de carros com 5 estrelas), do ” VW é um Audi com carroceria VW”… pqp, vai andar de Audi A3 depois pega um Polo, e se me disser que é mesma coisa, eu desisto: não tem sensibildiade e apuro dinâmico nenhum pra eu explicar, pode continuar na minionzada de VW, o alemão de pobre mais sem graça e patético, considero VW apenas um meio de transporte. “Confiabilidade mecânica da VW”, kkkkkkkkkk….. ta cheio de VWs nas oficinas de esquina fumando de tudo que é jeito, .

Avatar
Fernando B 1 de novembro de 2020

Mareeros (Marea) são mais chatos que os opaleiros. Os caras defendem um dos maiores abacaxis da história tupiniquim com unhas e dentes.

Avatar
Bruno 2 de agosto de 2021

Aiiiiinnnn, eu gosto de falar mal do Marea em paz pq tomei benga de um, ou sou um pessimo mexanico, ou tenho inveja, ou era um dono porco e o meu explodiu. Mas os Mareeiros sao chatos pq eu acho o carro um abacaxi e não aceito opiniao contraria…

Avatar
Fernando Miranda 1 de novembro de 2020

Sobre a Harley você falou TUDO. conheco duas pessoas que saíram delas e foram pra BMW e não sabem
Porque demoraram tanto. Harley faz motos bonitas. Nada mais. Desconfortaveis e ultrapassadas. Coisa pra fã de marca, mesmo.

Avatar
Wilson 3 de novembro de 2020

Perfeito! Acham que são o suprassumo do motociclismo mundial, sendo que pararam no tempo…

Avatar
Waldir Prates 1 de novembro de 2020

Olá! Faltou os Astrageiros!!!

Avatar
Esfolado 1 de novembro de 2020

Faltou o Cu adradinho, deus me livre destes aí

Avatar
Marcos Castro 1 de novembro de 2020

“Harleyros”, também conhecidos como “jaquetinha”, afinal, mesmo que não esteja de moto, o dono de Harley usa a jaquetinha, em casa, no trabalho, no enterro do chefe, no casamento do primo. Acham que é terno!

Avatar
Guilherme 1 de novembro de 2020

Desculpa, mas cadê os “Dodgeiros”? E os “Air cooler”?! E os defensores de “placa treta”?! Colocar o Etios na parada…. Affff

Avatar
Marcos Castro 1 de novembro de 2020

Guilherme, dono de Etios é uma desgraça sim. Se dono de Corolla é idoso, dono de Etios é centenário, carro de velho do carvalho. E chato.
Faltou o Clube do Marea, o Povo da Saveiro rebaixada, o pessoal da fixa, o “som automotivo não é crime”. ahahaha tem vários.

Avatar
Jorge Nicolau 1 de novembro de 2020

Boa resposta.

Avatar
OpalaSemCaneco 30 de março de 2021

Faltou os “grau é esporte” e as asas fraturadas

Avatar
Joelson Dantas 31 de julho de 2021

Realmente, eu tenho um cunhado e um conhecido que possuem Etios. Um tem um Etios Hatch e o outro tem um Etios sedan. Porra, pense em dois caras chatos

Avatar
Deixe um comentário