Fiat não recebeu nenhuma Toro com parafusos quebrados em autorizada

Sem nenhuma ocorrência de parafusos quebrados foi formalizada em sua rede de concessionárias, Fiat não tem como atestar falha na fixação das rodas da Toro

fiat toro perde roda com parafusos quebrados
Em postagem num grupo dedicado à Fiat Toro, autor mostra que a roda caiu após parafusos terem quebrados (Fotos: Reprodução | Redes Sociais)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 11/10/2022 às 18h31

Casos de parafusos quebrados nas rodas da picape Fiat Toro ganharam os noticiários. Consumidores têm se queixado nas redes sociais de que as peças estão se quebrando fazendo com que as rodas se soltassem.

VEJA TAMBÉM:

A Fiat já tinha divulgado nota dizendo que não tinha conhecimento do caso. Procurada novamente, a Stellantis ainda não tem uma resposta formal sobre o assunto. Segundo a fabricante, nenhum carro com falha nos parafusos de roda foi levado à rede autorizada, o que deixa a Fiat de mãos atadas para dizer o que teria provocado a quebra das peças.

No entanto, as queixas parecem não ser recentes. Numa postagem de 14 de maio de 2020, o autor mostra os parafusos quebrados. Ele explica que se partiram na oficina, no momento da montagem.

post parafuso quebrado fiat toro 02
Postagem de maio de 2020, mostra parafusos quebrados que seriam de uma das rodas da Toro

No mesmo post, comentários de usuários apontam que pode o parafuso pode se partir pelo excesso de torque das pistolas que parafusar as rodas. Outros comentários indicam que os parafusos já apresentavam desgaste, pois seria possível notar pontos de ferrugem.

Parafusos quebrados

Em outra postagem, de abril deste ano. O autor conta que a roda se desprendeu no caminho da borracharia. Nos comentários, alguns participantes do mesmo grupo também alegam que tiveram o problema.

post parafuso quebrado fiat toro 01
Em postagem de abril, num grupo dedicado à picape italiana, usuário explica como os parafusos se partiram

“O que temos até agora são relatos em redes sociais, mas nada registrado nas concessionárias”, afirma uma fonte de dentro da marca italiana.

Testes internos

A mesma fonte garante que já foram feitos testes de metalografia nos parafusos, assim como verificação do torque das pistolas que rosqueiam as peças nos cubos de rodas e nada foi encontrado.

Ainda de mãos atadas, a Stellantis não tem como pronunciar ou afirmar que irá fazer um recall para a troca das peças, neste momento. Mas fato é, se for constatado qualquer falha de fabricação, ela terá que promover um recall para trocar os parafusos. Ação que não seria um problema para a italiana.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sérgio 22 de outubro de 2022

Lembra dos fiat tipo pegando fogo? Lembra dos Fiat Stilo quebrando o cubo de roda e perdendo a roda e capotando? E o óleo nos câmbios automáticos da toro, renegade, argo? Isso só pra citar 3 exemplos. Pois é, uma constante é que essa empresa (SEMPRE) ou negava o problema (apesar das centenas de casos com fotos, etc)ou colocava a culpa nos SEUS clientes. ISSO É PARA RECALL DOS PARAFUSOS! 1 ABSURDO!

Avatar
Sérgio 22 de outubro de 2022

CORRIGINDO: E A AGUA NO ÓLEO DO CÂMBIO AUTOMÁTICO DA TORO, RENEGADE, ARGO

Avatar
Sérgio 22 de outubro de 2022

CORRIGINDO: E A AGUA NO CÂMBIO AUTOMÁTICO DOS VEÍCULOS

Avatar
Breno Henrique 19 de outubro de 2022

MENTIRA, já levei 2 vezes na autorizada de Contagem – MG, e na primeira falaram que foi por que apertamos muito os parafusos, mas em seguida quebrou novamente sendo que eles que instalaram os novos parafusos que compramos lá

Avatar
Anderson 18 de outubro de 2022

Tenho um uma nova Strada precisei usar o pneu de socorro descobrir que o mesmo não sai do lugar porque o mecanismo vem com defeito de fabrica o pior a Fiat não avisa só descobrir porque fui usar

Avatar
Genilson Tavares 15 de outubro de 2022

Já tive 2 Fiat Toro e rodei mais de 350.000km somando os 2 carros, e aconteceu uma vez em que o borracheiro deixou os parafusos frouxos e aí eu senti um tremor e parei e tinha saído 3 parafusos. Então verifi6com o borracheiro e o mesmo havia esquecido pois era o ajudante que estava colocando as rodas no carro . Então isso aí só pode ser que a pessoa colocou ALARGADOR OU LIFT e isso afeta a qualidade do carro

Avatar
Jo 15 de outubro de 2022

Nenhuma novidade. Fabricante e concessionária gostam de colocar culpa no cliente. Nunca é falha de projeto ou baixa qualidade de materiais.

Avatar
Frederico Campos 14 de outubro de 2022

Com certeza é culpa da pneumática e de torque excessivo na hora de montar. O pessoal acha que tem que colocar força até quebrar. São, no máximo, 90 newtons. Complicado discutir isso em pleno 2022. Mas ninguém observa torque em parafusos.

Avatar
Diogo Daniel 14 de outubro de 2022

Tenho uma Toro 2017 Diesel. Faz 2 anos que comprei. Já tive pelo menos 7 parafusos quebrados, inclusive os “parafusos segredos” das rodas. Ainda tenho mais 1 parafuso da roda traseira quebrado no momento.

Avatar
HAF 13 de outubro de 2022

Isso é problema de baixa qualidade do metal empregado nos parafusos mesmo… como todos já desconfiavam… fica a dica dona fiat…. cuidado com “fornecedores”! Pois pode custar vidas!

Avatar
Bruno 13 de outubro de 2022

Tenho uma Toro 2017 e ela quebrou exatamente a roda dianteira esquerda como na foto, esse é um problema crônico desse carro. Já ouvi vários relatos.

Avatar
Marco Pallini 13 de outubro de 2022

As primeiras fotos onde o usuário menciona pré trinca, pois parte da seção transversal do parafuso estava oxidada, na realidade é uma falha por fadiga do material do parafuso. Uma trinca de fadiga nucleou na base da rosca do parafuso, propagou-se até mais de 50% da área transversal, e depois ocorreu a ruptura abrupta. Esse tipo de falha pode ocorrer por defeito na rosca, corrosão localizada, e até por excesso de torque no parafuso. A Jeep deveria sim se preocupar e ir atrás desses casos.

Avatar
Polvo 13 de outubro de 2022

Não tenho Toro, mas já tive problema com um prisioneiro de roda que emperrou a porca quando precisei mandar consertar um pneu de um Fiesta, aí para tirar a roda foi preciso forçar e quebrar o prisioneiro, ficando provisoriamente com 3 porcas. Na época me falaram que poderia ter sido algum aperto excessivo que deram na porca, usando a máquina pneumática. Acho que esses casos na Toro podem ser por isso.

Avatar
Paulo 12 de outubro de 2022

Esse povo que escreveu aqui dizendo que tem Toro e os parafusos quebraram… ta bom, a gente acredita sim.. sei..um deles disse que os 5 parafusos quebraram de uma só vez… sei.. vcs andam é de ônibus. Eu tenho Toro 2021 Volcano e nunca tive problema nenhum, carro excelente.

Avatar
victor 8 de fevereiro de 2023

se quiser me mande msg que envio fotos do carro, roda e parafuso.

Avatar
Célio Sales 12 de outubro de 2022

Minha Toro quebrou primeira os parafusos da roda dianteira lado direito, alguns meses depois, me deparei com a quebra dos parafusos dos lados esquerdo, procurei uma revenda Fiat solicitaram que efetuasse a substituição dos parafusos, fui além e efetuei substituição dos Cubos, Discos e parafusos, entretanto não confiei mais na Toro, optei pela venda, depois de tanto prejuízo.

Avatar
Cleber 12 de outubro de 2022

Tenho uma volcano 2019 sim os parafusos quebram na montagem essas pistolas de torque sao fortes ou parfusos fracos toda vez que balanceia tem que trocar do pegeout da certo parece que é mais resistente

Avatar
William 12 de outubro de 2022

Parafusos são itens de suma importância e todos tem seu torque especifico, e a maior parte das oficinas sendo independente ou concessionarias desconsideram isso, parafusadeiras pneumáticas nunca deveriam ser utilizadas, e sim um torquimetro e utilizado o torque recomendo para cada parafuso, torque em excesso ocasionam quebra de parafusos.

Avatar
Edirceu 12 de outubro de 2022

Deve ter um órgão fiscalizador o qual juntamente com a Montadora solicitasse um Recall , assim justamente transmitisse segurança pro consumidor e proprietário do veículo.

Avatar
Andre Rocha 12 de outubro de 2022

“No mesmo post, comentários de usuários apontam que pode o parafuso pode se partir pelo excesso de torque das pistolas que parafusar as rodas.”

Concordo plenamente que este possa ser o problema! Há 3 meses troquei os 4 pneus do meu Fiesta em uma conceituada loja automotiva aqui em Nova Iguaçu. Tomei um perjuízo feio por causa desses “mecânicos” que colocaram as porcas apenas nas pontas dos parafusos e tacaram pistola pneumática neles! Pra piorar fizeram 3 vezes o balanceamento dos pneus errado. Levei em outro local apra refazer o balanceamento. Na hora de soltar a roda traseira direita, simplesmente as porcas não saíam, pois além de terem entrado enjambradas, tinha o maldito torque excessivo das pistolas. resultado: tive que trocar além das porcas e parafusos, uma roda de ferro nova, pois ao pasasr a máquina apra cortar as porcas, danificou a roda.

Avatar
Jbottini 12 de outubro de 2022

Tudo Feke News, caso da Toro estou com segunda caminhonete, sem problemas nem um e ando em estrada de terra, fazenda . São pessoas que faz isso, e igual os político sem responsabilidade.

Avatar
victor 8 de fevereiro de 2023

Eu tenho uma volcano 2018/19 e quebrou comigo os 5 parafusos de uma vez. Pois cuidado com a sua, sua vida e sua família amigo. Eu podia ter morrido. Foi em uma curva ainda bem que dentro da cidade. Pois estou sempre viajando e ando rápido com ela. Imagina a 120 km/h? Rooda dianteira esquerda se soltou e foi parar em outra avenida a 500m do carro. Quase que a roda bate em outros carros. Perdi o controle do carro, quase capotou. Sorte pq não estava rápido. vai falar que isso e normal? estourar 5 parafusos? esse problema é crônico, pode pesquisar ai. Estão cheios de casos e a Fiat não faz nada. Pode procurar ai e cuidado com a sua Sr. Confiante! Tem carro soltando roda na reta, estoura os 5 parafusos. se quiser mando fotos.

Avatar
Alessandre kremer 12 de outubro de 2022

Comigo aconteceu também, em um retorno na BR 386, sorte que foi em baixa velocidade, os cinco parafusos tá minha Toro 2019 quebraram de uma só vez. Levei os parafusos na concessionária Fiat de Santa Cruz do Sul, olharam tiraram fotos e nunca deram um retorno. Só ficou o prejuízo comigo

Avatar
Raphael Santos Rocha 12 de outubro de 2022

Fiat nega descaradamente, tenho um processo em que a concessionária se negou a acionar a montadora para a a garantia, a juíza do caso se julgou incompetente, o carro ficou 45 dias no pátio da concessionária e foi negado até direito a carro reserva, Devido as duas matérias do UOL essa semana trazendo a toda vários casos com a mesma ocorrência 5 parafusos quebrados de forma simultânea irei impetrar novamente ação na justiça comum! Atenção muito cuidado revisem os parafusos risco de morte eminente ou vai entrar pra estatística do mais que perdeu o controle e morreu!

Avatar
Daniel 12 de outubro de 2022

Comprei uma toro em 2017 e ela era ótima!!
Agora, troquei por uma toro 2022, e estou MUITO decepcionado com ela…
A qualidade caiu muito em se comparando com a velha, mesmo a antiga tendo problema na barra estabilizadora…
Parece que desde que se juntou com a Peugeot, a fiat assumiu os problemas da francesa!!!

Enfim, estou vendendo minha Toro Volcano Diesel, com 20.000km e pretendo nunca mais comprar carro da fiat!!!

Avatar
Deixe um comentário