Fiat (Palio) Weekend sai de linha depois de 23 anos

Perua deixou de ser produzida na fábrica da marca italiana em Betim; em mais de duas décadas, foi, na essência, o mesmo carro

lateral fiat palio weekend adventure
Por AutoPapo
Publicado em 27/01/2020 às 15h14
Atualizado em 29/01/2020 às 17h19

Depois de quase 23 anos, a Fiat Weekend (ex-Palio) deixou de ser fabricada em Betim (MG). As últimas unidades saíram das linhas de montagem nesta segunda-feira (27), embora ainda existam unidades em estoque nas concessionárias. Última perua compacta ainda comercializada no mercado brasileiro, o fim da produção marca a extinção desse segmento.

De acordo com a Fiat, foram fabricadas mais de 530 mil unidades da (Palio) Weekend ao longo dessas mais de duas décadas. Nos últimos tempos, o modelo era oferecido nas versões Attractive, com motor 1.4 de 85 cv, e Adventure, 1.8 de 132 cv.  A perua ainda está disponível no configurador do site da marca, com preços de R$ 67.990 a R$ 85.590.

VEJA TAMBÉM:

fiat weekend fim producao

Histórico do Fiat (Palio) Weekend

A Weekend entrou em produção em 1997. Na época, ela ainda exibia o prenome Palio, evidenciando que era a versão perua do compacto. Os dois mantinham, claro, muitas características em comum. As versões eram a básica, equipada com motor 1.5 8V (com 76 cv de potência), a Stile e a Sport. As últimas contavam com 1.6 16V, que rendia 106 cv.

As linhas bem resolvidas e o bom espaço interno, principalmente do porta-malas, fizeram com que rapidamente a Weekend desbancasse a Volkswagen Parati da liderança do segmento.

Dois anos depois, em 1999, a Fiat inovou e inaugurou o segmento dos modelos com apelo aventureiro ao lançar a Palio Weekend Adventure. Além das molduras plásticas e do famigerado quebra-matos, a perua ganhou suspensão mais alta e reforçada. Era equipada com motor 1.6 8V, que fez a sua estreia na linha.

No mesmo ano, a Palio Weekend, em sua versão de entrada, também passou a ser ofertada com o 1.0 8V de 61 cv e câmbio de seis marchas para tentar compensar o fraco desempenho, mas essa versão não teve bom desempenho nas vendas.

A perua foi acompanhando as mudanças pelas quais o hatch de origem foi passando: foram quatro reestilizações. Na primeira delas, em 2001, cujo projeto é de autoria do designer Giorgetto Giugiaro, a versão Adventure ganhou o motor 1.6 16V de 106 cv. Cerca de um ano depois, o propulsor 1.8 8V de 103 cv de origem GM, então parceira da Fiat, chegava a toda a gama.

Em 2004, veio a segunda reestilização, também feita por Giugiaro, e motorização com tecnologia flex. A terceira intervenção, de 2007, trouxe o bloqueio de diferencial Locker: segundo a Fiat, a Palio Weekend foi o primeiro tração dianteira 4×2 equipado com esse sistema no mundo.

Últimos anos de mercado

Em 2010, chegaram os motores da família E.torQ, e em 2012, a perua recebeu a última plástica. As duas derradeiras reestilizações foram desenvolvidas pelo Centro de estilo da Fiat.  Em 2015, a perua se desvincula, abandonando o nome Palio e passando a ser chamada apenas de Fiat Weekend.

As mudanças feitas ao longos dos 23 anos de história do modelo ajudaram a disfarçar o peso da idade. A Fiat Weekend saiu de linha sendo, na essência, o mesmo carro desde 1997, sempre derivado do Palio. Já não conseguia mais seduzir consumidores ávidos por novidades. Nos últimos anos, os maiores clientes eram frotistas e forças de segurança pública.

O tiro de misericórdia no modelo foi a exigência da instalação de ganchos Isofix e cinto de segurança central de três pontos no banco traseiro. Esses equipamentos devem estar presentes em todos os automóveis novos vendidos no Brasil a partir do próximo dia 1º de fevereiro.

Fotos Fiat | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos 20 de outubro de 2021

Tenho uma 2012,ĺa 6 anos não pretendo trocar,me supre as necessidade só faço manutenção, quem faz o carro é o dono se souber andar ela não vai te incomodar. Motor 1.8 etork tem seu diferencial ,já fiz numa viagem com ar ligado. 13 km por lá Cidade faz 7,até 10 com lt. Tá ótimo para mim.

Avatar
Gustavo Figueiredo Porto 5 de agosto de 2021

Eu tenho um palio adventure 2009, excelente carro, tenho desde zero

Avatar
Deixe um comentário