Fiat Titano: picape ‘anti-Hilux’ é revelada e lançamento fica para 2024

Com o lançamento da picape média com emblemas da marca italiana, a Stellantis terá a mais diversa gama de veículos comerciais do Brasil

fiat titano vermelho frente parada
Para quem já conhece a Landtrek, apenas a grade é novidade (Fotos: Fiat | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 06/12/2023 às 11h25
Atualizado em 06/12/2023 às 13h25

A Fiat revelou a primeira imagem da Titano, sua primeira picape média tradicional. O modelo foi confirmado no final de 2022 e seu nome foi revelado em maio de 2023. Porém o lançamento ficou para 2024.

Foi confirmado que o Brasil não será o único mercado a receber a Fiat Titano, a Argélia também terá o modelo. Porém sua segmentação por lá será diferente.

VEJA TAMBÉM:

Apesar dos emblemas da marca italiana, a Titano é na verdade a Peugeot Landtrek com nova grade, rodas e emblemas. Essa picape nasceu de uma parceria entre a francesa e a chinesa Changan.

Na nova foto podemos ver que a identidade visual da Fiat ficou apenas na grande. Os faróis, por exemplo, o “dente de sabre” da Peugeot, em forma de aplique plástico, no lugar do DRL da versão francesa.

fiat titano 2024 teaser traseira tampa logomarca 1
Traseira tem cravejado o nome ‘Titano’

No teaser do interior, publicado mais cedo em 2023, é possível notar que a Fiat Titano tem o conta-giros no senti anti-horário da Peugeot e sua central multimídia é a mesma usada pela Landtrek. A mudança interna é o emblema no volante e a tela de boas-vindas no computador de bordo.

Saindo dessas questões de detalhes e identidade visual, a Fiat Titano mostrou ter pacote de tecnologia recheado — herança do projeto chinês. Câmeras com visão de 360° e pacote ADAS estão inclusos.

Sua produção será na fábrica da Nordex no Uruguai. Essa empresa também produz os furgões Fiat Scudo, Citroën Jumpy, Peugeot Expert, Ford Transit e o caminhãozinho Kia Bongo.

Motor da Fiat Titano

camera360 1 Fiat Titano
Layout da central mostra que a origem é de fora da Fiat

Com a Titano, a Fiat terá uma picape média com chassi separado da carroceria, motor longitudinal e tração 4×4 com reduzida em sua gama. Ela ficará acima da Strada e da Toro, deixando a Stellantis em todas as categorias de caminhonetes do Brasil.

Segundo fontes do AutoPapo, ela será lançada com motor 2.2 turbodiesel BlueHDI, o mesmo usado pela Fiat Ducato. Esse motor tem origem francesa na PSA e já é ofertado no Uruguai, onde produz 180 cv e 40,8 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas.

Nossas fontes também afirmam que ele será trocado futuramente por outro 2.2 turbodiesel, esse sendo de origem na Fiat e da mesma família Multijet do 2.0 que equipa a Toro, a linha Jeep nacional e a Ram Rampage.

O novo 2.2 Fiat virá para unificar a linha de motores diesel da Stellantis no Brasil e aposentar o 2.0 atual. Esse motor já é ofertado na Europa com 203 cv e 45,8 kgfm, mas ainda não sabemos os valores para a Titano.

O câmbio automático da Titano é feito pela Punch Powertrain. Não se sabe ainda se a caixa será trocada quando vier o 2.2 da Fiat.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário