Motor Fire ressurge na linha Uno 2019, que foi simplificada pela Fiat

Hatch compacto perde opção de propulsores 1.3 e passa a ser vendido em apenas duas versões: Attractive e Drive

imagem 21 easy resize.com
Por AutoPapo
Publicado em 13/06/2018 às 13h45
Atualizado em 29/01/2020 às 19h27

Após lançar a linha 2019 do Mobi, a Fiat virou o ano da gama Uno. As maiores novidades do modelo não foram incrementos, mas sim simplificações: as versões 1.3 saíram do catálogo, ao passo que a configuração entrada Attractive ressuscitou o velho motor  Fire 1.0. O propulsor FireFly 1.0, mais moderno, é disponibilizado na opção acima, batizada de Drive. Confira os preços:

Versão Preço
Uno Attractive 1.0 R$ 39.990
Uno Drive 1.0 R$ 42.990

VEJA TAMBÉM:

Despojada, a versão Attractive do Uno vem de série, além da direção hidráulica, com ar-condicionado, volante com regulagem de altura e vidros dianteiros elétricos com sistemas one touch e antiesmagamento, além dos obrigatórios por lei airbags frontais e freios ABS. Itens como limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro e preparação para som ou o sistema de áudio completo são opcionais.

Mais completa, a versão Drive adiciona maçanetas e retrovisores na cor da carroceria veículo, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro. Os kits opcionais incluem farpois de neblina, vidros elétricos traseiros, assistente de partida em rampa, sistema de som e chave canivete com telecomando das travas das portas.

Fiat simplifica o Uno e ressuscita motor Fire na linha 2019

Firefly: uma geração à frente do motor Fire

O motor Fire 1.0, que tem bloco de ferro fundido, sistema de partida a frio com tanquinho de gasolina, quatro cilindros e oito válvulas com comando movimentado por correia dentada, está no mercado brasileiro desde o início deste século, mas havia sido sido aposentado da linha Uno em setembro de 2016. Ele desenvolve 75 cv de potência com etanol e 73 cv com gasolina, a 6.250 rpm, além de 9,9 kgfm de torque com o primeiro combustível e de 9,5 kgfm com o segundo, a 3.850 rpm.

O 1.0 de três cilindros e seis válvulas, que tem corrente de comando, construção integral em alumínio e sistema de partida a frio por meio de aquecimentos dos bicos injetores, rende 77 cv de potência com o combustível vegetal e 72 cv com gasolina, a 6.250 rpm, enquanto o torque é de 10,9 kgfm com etanol e de 10,4 kgfm com gasolina, a 3.250 rpm.

Com o retorno do motor Fire, voltou também a direção com assistência hidráulica, outro item que havia sido suprimido em prol de um sistema elétrico, que tem a vantagem de não “roubar” força do motor. Pelo menos a tecnologia mais eficiente segue na versão Drive, com a mecânica FireFly.

Mercado

No material de divulgação, a Fiat justifica a simplificação do Uno 2019 afirmando que houve um reposicionamento após o lançamento do Argo. Posicionado mais para baixo, “o modelo reforça sua vocação de ser uma opção de acesso à linha, em complemento ao Mobi e suas versões,” diz o fabricante.

Pode até ser, mas parece existir ao menos uma outra razão: as vendas fracas. Disputando mercado com concorrentes mais atuais em termos de projeto, o Uno despencou em vendas nos últimos anos. O hatch, que ficou décadas entre os cinco automóveis mais comercializados do país, fechou 2017 na 16ª posição no ranking de emplacamentos da Federação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Fenabrave). Neste ano, no volume acumulado de janeiro a maio, ele já despencou para o 43º lugar.

Foto Fiat | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cristiano Krueger 15 de fevereiro de 2020

Motor EVO…ta todo mundo vendendo carros com esse motor… é só pesquisar…”manco pra caramba” cabeçote mais frágil nunca vi! eletrônica da ECU, “credo”!, AGORA F I R E P U R O !!! MEU AMIGO!! TINHA NA FROTA DA EMPRESA DE AUTOMACAO COMERCIAL E BANCARIA, ONDE EU ERA GERENTE DA FROTA, DE 2003 A 2014, OS VEÍCULOS ERAM, -UNO MILE, PALIO E FIORINO! 60K KM MEDIA ANUAL DOS 40 VEÍCULOS!!! POSSO DIZER COM PROPRIEDADE DE GERENTE DE FROTA———– D U R A B I L I S S S S S S S I I I I I I I M M M O O O O !!!! I N C R I V E L ! C O N F I A V E L! MELHOR CUSTO BENEFICIO QUE VI ATE HOJE!!!!!!

Avatar
Wesley 9 de agosto de 2021

O EVO de fato é horroroso, o Fire Flex de 65/66cv anterior andava muito mais principalmente em baixas rotações, e olha que a caixa de marcha que vinha antes era mais longa! Esses Fire EVO são simplesmente mortos abaixo de 3 mil giros, possivelmente fizeram uma gambiarra no mapa pra passar nos testes de emissões e consequentemente amarraram o motor em baixas rotações.

Avatar
Leandro Rodrigues 30 de junho de 2019

Só tenho uma coisa a dizer o motor fire tinha que ser eterno pois é o melhor motor que ja vi até o momento no quesito potência durabilidade economia e desempenho

Avatar
Wesley 9 de agosto de 2021

Está se referindo ao Fire Flex de 65/66cv né, porque o Fire EVO é um lixo.

Avatar
Antero Coelho 13 de junho de 2018

As especificações de potencia com alcool e gasolina…tanto de um modelo como de outro estão trocadas…

AutoPapo
Felipe Boutros 13 de junho de 2018

Corrigido. Obrigado, Antero!

Avatar
CLAUDIO AUGUSTO SANTANA REIS 13 de junho de 2018

o uno tinha uma fama de utilitário porém o novo ficou fora deste contexto, além de um desenho estranho para os seus antigos donos pois eles deveriam ser ouvidos para auxiliarem nos futuros desenhos.

Avatar
Deixe um comentário