Fluido de freio: troca deve ser feita a cada 2 anos; entenda o motivo

Fluido de freio é higroscópico e desrespeitar o prazo de troca dimunui a eficiência do sistema e coloca a sua vida em risco

fluido de freio shutterstock 651709861
Reservatório não deve ser aberto para conferir nível ou completá-lo (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 02/01/2022 às 15h05

Eu espero que você não pertença a aquela maioria quase absoluta de motoristas que se esquece de uma manutenção fundamental no automóvel: a troca do fluido  do freio. Ela tem que ser feita a cada dois anos, e tem gente que acha que é por quilometragem.

Eu explico o motivo. Confira no vídeo:

VEJA TAMBÉM:

“Eu não preciso trocar eu só rodei 2.000 km com meu carro”. Nada disso, o fluído de freio é higroscópico: significa que ele absorve a umidade presente no ar.

Por essa característica, você não  pode nem abrir a tampa do reservatório do fluido: você só  olha se ela está no nível pelo depósito que é transparente.

Como o fluido de freio absorve a umidade acaba se formando pequenas gotículas de água nele. O freio trabalha em altas temperaturas que vai além do ponto de ebulição da água (100 °C). O fluído de freio foi feito para  resistir a essa alta temperatura,  gerada pelo atrito do disco com as pastilhas.

As gotículas que o fluido de freio absorveu vão formar bolhas e diminuir a eficiência do sistema. Entendeu porque a importância de  trocar o fluído do freio a cada dois anos?  Confere no manual do seu carro, lá está. Ok?  Não esqueça, porque com freio não se brinca.

Gostou dessa dica? No nosso canal do AutoPapo no YouTube tem muitas outras: clique aqui para conhecê-lo e se inscrever!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernando Viuyt 1 de abril de 2022

Trocar fluído de freio indiscriminadamente no prazo de 2 anos é P I C A R E T A G E M !!!!!

Avatar
Rodrigo MARTINIANO 7 de janeiro de 2022

• FLUIDO DE FREIO •
Maneira prática de verificar se o fluido de freio permanece integro é se valer de um cotonete mais um copo com água.
Senão, vejamos:
(1) Insira o cotonete no reservatório do fluido de freio, retirando-o, em seguida ( obviamente !!! ).
(2) Insira o cotonete retirado em um copo com água.
(3) Observe a cor do cotonete por alguns instantes.
(4) Caso a cor do cotonete voltar a ser branca, tender a embranquecer (a cor-de-algodão do cotonete originalmente é branca), troque o fluido de freio.
(5) Caso contrário, se a cor do cotonete permanecer a mesma, ou seja, geralmente avermelhada – depois de imiscuído no fluido de freio – não é necessário trocar o fluido de freio.
NOTA
SEMPRE É ÓTIMO ECONOMIZAR O MÁXIMO COM POLUENTES TAIS QUE FLUIDO DE FREIOS, E, O DE SEU CARRO VIA-DE-REGRA VAI PARAR NO BUEIRO MAIS PRÓXIMO.
ATENÇÃO
IMPROVISAR O COTONETE COM UM PALITO REVESTIDO DE ALGODÃO PODE LHE CAUSAR MUITA ENCRENCA.
ADVERTÊNCIA
JAMAIS DESCARTE química DE ALTÍSSIMA DENSIDADE (= fluido de freio) EM LUGAR ALGUM: DEIXE POR CONTA DOS NOSSOS CAROS LIXEIROS PROFISSIONAIS.
Rodrigo MARTINIANO.
. . . . .
Tóxico agudo por via oral: Categoria 5. Perigoso ao ambiente aquático – Agudo: Categoria 3. Perigoso ao ambiente aquático – Crônico: Categoria 3. Perigos para a Saúde: Pode ser fatal se ingerido e penetrar nas vias respiratórias (H304).
. . . . .

Avatar
Rodolfo 5 de janeiro de 2022

Se der problema no ABS a Concessionária vai assumir o prejuízo ou vai alegar que você não seguiu a recomendação do manual do proprietário?
Veja o que diz o manual e então tome a melhor decisão embalada no que diz o próprio fabricante do seu carro.

Avatar
Rodolfo 5 de janeiro de 2022

Eu escrevi isso para o Edinilson.

Avatar
EDNILSON ANTONIO FERREIRA MACEDO 5 de janeiro de 2022

Contatei a concessionária perguntando pq não fizeram a troca do fluido de freio e do fluido de arrefecimento na revisão de.dois anos. A resposta que deram foi de que fizeram a inspeção e viram que não há necessidade. O meu carro é um Renegade. Devo.confiar?

Avatar
Waslon 5 de janeiro de 2022

Fique esperto em relação ao fluido de arrefecimento. Vários donos de Renegades Flex tem reclamado da contaminação do fluido do câmbio automático com o líquido de arrefecimento.

Avatar
Waslon 4 de janeiro de 2022

A Honda recomenda a troca com intervalo de cinco anos!

Avatar
Felipe Cunha 4 de janeiro de 2022

O líquido de freio por ser igroscopio, além de diminuir o ponto de ebulição garantido pelas especificações DOT3, DOT4, DOT5 e DOT5.1, também possibilita oxidação dos cilindros, mestre e de rodas, embolos dos calipers, e nos veiculos com ABS, que são a grande maioria dis veicos em circulação hoje, travamento das vavulas e solenoides do modulo hidráulico do ABS, prejuízo na certa e conta bem elevada para reparar.

Avatar
Deixe um comentário