Ford Focus vai sair de linha na Argentina em maio de 2019

Baixa demanda comercial por hatches e sedãs médios motivou a descontinuação das configurações hatch e sedã, que não terão substituto direto

ford focus hatch
Por AutoPapo
Publicado em 01/10/2018 às 20h30
Atualizado em 02/10/2018 às 21h32

O Ford Focus está com os dias contados. Em maio de 2019, toda a linha do modelo, composta pelas versões hatch e sedã, vai deixar de ser fabricada em Pacheco, na Argentina. Como a fábrica localizada no país vizinho abastece vários mercados da América do Sul, inclusive o Brasil, será o fim da gama por aqui também. A informação foi confirmada pela subsidiária local da multinacional.

Segundo a Ford, a decisão de tirar a linha Focus de linha está ligada à baixa demanda por hatches e sedãs médios, tanto no Brasil quanto na Argentina, que constituem os maiores mercados sul-americanos. Esses dois segmentos vem sendo canibalizados pelos SUVs, que caíram nas graças dos consumidores.

Ford Focus vai sair de linha na Argentina em maio de 2019
Ford Focus Ford | Divulgação

Fenômeno semelhante aconteceu nos EUA, onde a marca já anunciou que enxugará sua linha de carros de passeio, em prol de utilitários e picapes. Desse modo, a linha Focus continuará sendo oferecida apenas na Europa e na Ásia. Vale lembrar que, nesses mercados, o modelo acabou de ser completamente reprojetado. A Ford, porém, descartou a vinda dessa nova geração para o Brasil e a Argentina.

No Brasil, as vendas do Ford Focus vêm patinando há alguns anos. De janeiro a agosto deste ano, a configuração hatch somou apenas 2.210 emplacamentos no Brasil. O sedã teve resultado um pouco melhor, mas ainda muito tímido: somente 3.131 exemplares foram comercializados. Por outro lado, o SUV EcoSport, que tem preços semelhantes, chegou a 22.129 unidades vendidas no mesmo período.

Trajetória do Ford Focus no Brasil

A saída do Ford Focus do mercado constitui notícia triste para um grupo pequeno, mas fiel, de compradores. O modelo celebrizou-se em todo o mundo pela ótima dirigibilidade, proporcionada pela suspensão traseira multibraço. A atual geração, porém, adquiriu má-fama no mercado devido a falhas na transmissão automatizada Powershift.

Na América do Sul, a gama está na terceira geração: todas foram produzidas em Pacheco, na Argentina. A primeira chegou ao mercado no ano 2000 e impressionou pelo design incomum para os padrões da época. A descontinuação da produção do Focus marca o fim da bem-sucedida linha de hatches médios da Ford, que no Brasil começou com o Escort, vendido de 1983 até 2003.

Foto Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
19 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alencar Alves da Silva 24 de abril de 2019

Também com um carro ordinário deste??? Nem o pessoal da Ford conhece o que ele tem, não sabem resolver os problemas. Saiu com a tecnologia poweshift copiada da Volvo e a Volvo foi vendida antes de terem dominio da tecnologia.

Avatar
VALTER 30 de março de 2019

O maior problema da Ford é a falta de respeito aos seus fieis clientes pois a desvalorização dos veículos pós venda é muito grande, ao contrário das outras marcas. É só ver a diferença entre um corola e um focus do mesmo ano no pós venda. A Ford tem que repensar a sua maneira de ser na valorização dos seus veículos no pós venda.

Avatar
Juliano 25 de março de 2019

Lamentável, estou procurando um carro para comprar meu sonho era ter um focus titanium, agora simplesmente não vale correr o risco, vou ter que comprar outro carro, pois o investimento de um titanium por exemplo é muito alto, logo mais vai faltar peça e a desvalorização será grande!!!! Lamentável!!!!!!

Avatar
AIRTON 8 de fevereiro de 2019

Trabalho e uma Concessionaria Ford ! A montadora “FORD” erra em não fazer propaganda da marca e, principalmente desse belo veiculo ” FOCUS” e outros modelos da própria marca ! A nossa concorrente direta “GM” faz propaganda a todo instante nos canais de TV, YOUTUBE, JORNAIS e ETC…. Infelizmente estamos pagando o preço ! Existe um ditado muito antigo, quem é visto é lembrado..

Avatar
José 3 de março de 2019

Sera q encontraremos peças para esse modelo ?

Avatar
Tadeu 30 de janeiro de 2019

Tenho um focus 2016 1.6 manual plus. O melhor carro que tive. A ford não fez nenhum comercial deste produto e não colocou um cambio AUTOMÁTICO. Como é que vai vender. Falta de respeito com seus clientes. Essa montadora esta “cagando” para quem é seu cliente.
Nunca mais compro ford. Vejam o Tigo x5 top. Os comentários são todos espetaculares. Ele tem tudo que o focus e um pouco mais. TURBO.

Avatar
Antonio Carlos 14 de janeiro de 2019

Não entendo muito bem a politica comercial das empresas, a Ford já foi líder no mercado Brasileiro, a ação de vendas era constante, acirrada, a Linha Focus como já foi dito por outros é fantástica, eu já tive 03 modelos e como consumidor estaria adquirindo meu 4 modelo este Ano. Sabemos que o pós venda não é lá essa maravilha, más agora vejo que o abacaxi sobra mais uma vez para o consumidor, isso é uma vergonha.

Avatar
ADRIANO DE SOUZA 13 de janeiro de 2019

É uma pena o fim da comercialização deste carro fantástico até porque eu tenho um modelo 2011
Mais gostaria de saber se caso eu precise de alguma peça para conserto eu vou achar?

Avatar
Alessandro 24 de janeiro de 2019

também quero saber isso

Avatar
Eder 17 de fevereiro de 2019

Fodeu amigo,esse carro ja era. Vende logo. Tem gente vendendo por 25 mil 2011 ja. Ta caindo muito o valor…

Avatar
Douglas Cristiano 27 de março de 2019

Vdd amigo tenho um 2014 , caiu de preço demais 4 anos que já estou com ele , carrao nunca deu problema nada , anda muito um ótimo carro , já perdi quase 12 mil até hoje , infelizmente eu tb não compro Ford nunca mais !!! Muito triste!!!!

Avatar
José 3 de março de 2019

É uma duvida q teremos q enfrentar pq tbem tenho um 2010 modelo ghia e mesmo sabendo q sairá de linha não quero vender o carro é muito bom

Avatar
Otávio 11 de novembro de 2018

Estive no salão do automóvel em São Paulo dia 08/11/2018, e o Focus novo está muito lindo mesmo sendo terceira geração, o interior que foi modificado está top demais. Lamentável a Ford descontinuar o carro, iria comprar se não fosse por isso, já não atualizaram a geração do new fiesta, colocaram painel de plástico quando o americano é emborrachado e agora fazem isso com o Focus. Uma pena mesmo, vou ter que partir pro Yaris pois não estou afim de andar de suv e não vou ficar com um carro novo que saiu de linha. Nem pra lançar a Escape aqui como suv premium a Ford faz, Ford Mercosul é realmente um lixo. Uma pena pra eles e pra nós consumidores.

Avatar
Filipe 13 de dezembro de 2018

Otávio, ir pra yaris?! Vc já dirigiu ele? Parece meu gol bola 1.0 de 98.. motor fraquinho , pequeno … ??

Avatar
Djalma 16 de outubro de 2018

Lamentável, tenho um Focus automático 2003/04 desde zero e pretendia comprar um novo em 2020, nesses 15 anos o carro com mais de 100.000 Km não apresentou nenhum problema grave (o pior foi o ar cond que quebrou 2x ),, Antes do Focus tive um Pointer esportivo, um gol, um Santana, uma BMW 325, um Mondeo e um Voyage, todos comprados zero. Fora a BMW, de longe o Focus foi o carro que mais gostei, no entanto nos últimos anos cada vez que pensei em comprar um novo, me falavam do câmbio, fui aterrorizado pelo POWERSHIFT e por isso esperava uma nova versão sem o “capiroto” como câmbio. Realmente, penso que esse câmbio matou o carro e provavelmente irei para o Virtus ou Jetta. Uma pena, prefiro os Ford que são mais macios.

Avatar
Bruno Canpos 21 de outubro de 2018

Eu também já estou no terceiro Focus, ambos retirei zero km, atualmente estou com um Titanium 15/15 com 40 mil km e o carro e muito top, não apresenta nenhum tipo de problema, anda demais e realmente lamentável o Ford adotar essa atitude de retirar um carro tão bom de linha .

Avatar
Álvaro 4 de outubro de 2018

Há de se lamentar por essa decisão. Mais uma vez os compradores ficarão com o abacaxi na mão. Adquiriram um veículo novo que não terá mais sequência. E muito certamente se deve à falta de publicidade do produto na mídia por por parte da Ford. Contrariamente ao que faz a Chevrolet, por exemplo, que promove campanha maciça dos seus modelos em diversas campanhas publicitárias, como ocorre com o Cruze, concorrente direto do Focus no segmento dos hatchs, a Ford nada faz. O que se vê publicitariamente falando é quanto ao ECOSPORT e FIESTA. Quem não aparece está fadado ao esquecimento. E isso aconteceu com o Focus e outros modelos da marca que sucumbiram no mercado. A desvalorização dos veículos recém adquiridos já vem ocorrendo. E a Ford nada fará para compensar os fiéis compradores do seu produto, que ficarão no prejuízo. Só espero que a Ford ao menos mantenha uma boa pós venda em garantia, manutenção e peças de reposição. Lamentável!

Avatar
Cleber Alexandre de Farias 14 de outubro de 2018

Concordo plenamente com você Álvaro ! É uma notícia muito triste ! E o pior é que vamos ficar na mão, eu por exemplo já fiquei ! Sou proprietário de um Focus Geração 1, ano 2009, gosto muito do carro, pois possui excelente dirigibilidade e estabilidade, sendo um carro incrivelmente seguro ! Sou o único dono, estando ele impecável, só que se eu batesse o carro hoje, já não acharia muitas peças, principalmente do painel, pois muitas peças foram descontinuadas e quando vc acha, é absurdamente caras ! Quem comprou o Focus da última geração, assim que parar de ser fabricado, é questão de tempo para descontinuarem as peças também ! Que pena ! O Focus sempre foi um carro injustiçado, pois vendeu muito pouco, se as pessoas soubessem a robustez e as inúmeras qualidades desse carro, com certeza seria o mais vendido do Brasil ! Parece que os Brasileiros gostam de comprar carroças mesmo !

Avatar
Maicon 15 de outubro de 2018

A Ford pagou caro pelo seu erro com o câmbio mal falado e mal explicado que equipou o Focus. Não tenho dúvidas de que foi o motivo mais importante pela não decolagem das vendas, porque como os amigos falaram, não há carro melhor em questão de segurança e dirigibilidade na categoria. Quem dirige um Focus não compra outro carro até R$140 mil. Tudo bem que a empresa tome a decisão de descontinuar produção em certos segmentos, mas é complicado quando nós, consumidores, pagamos por um erro do fabricante. Me arrisco a dizer que não comprarei mais Ford, de nenhum segmento, visto o desleixo da empresa com relação até mesmo aos seus produtos. Uma pena!

Avatar
Deixe um comentário