Ford mostra o Mustang GTD, um carro de corrida feito para as ruas

GTD é como a categoria GT3 de automobilismo é chamada nos EUA, e esse Mustang é derivado de forma direta do modelo das pistas

ford mustang gtd dianteira parado
Os faróis são amarelos como no carro que corre na GT3 (Fotos: Ford | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 19/08/2023 às 15h02

A Ford costuma guardar as versões mais extremas do Mustang para o fim de cada geração. Dessa vez fizeram diferente, a montadora acabou de apresentar um carro de corridas que pode rodar nas ruas chamado de GTD.

Essa versão tem mais de 800 cv, caixa de marchas no eixo traseiro, motor central-dianteiro e até mesmo pedaços de caça F-22 Raptor. Ele é o Mustang mais rápido da história e promete dar canseira para muitos supercarros europeus.

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O preço também será de gente grande, está cotado para custar por volta de US$ 300 mil (1,49 milhão em conversão direta). O motivo dessa cifra e o que faz o Ford Mustang GTD tão especial, é o que iremos mostrar a seguir.

Chassi de corrida

A fábrica de Flat Rock, no estado do Michigan, é a casa do Mustang desde 2005. O GTD começa sua vida lá, onde o monobloco é produzido. De lá, ele segue para a Multimac no Canadá.

Essa empresa de engenharia presta serviços para a Ford com carros de corrida e projetos especiais. Os Mustang e Bronco de corrida saem de lá, há alguns anos a empresa fazia o superesportivo GT.

O Mustang GTD é baseado no carro que corre na GT3. Seu nome vem da categoria equivalente da IMSA, já que o nome europeu já foi licenciado pela Porsche.

Tanto o carro de corrida quanto esse novo de rua trazem uma mudança grande quando comparado a outros Ford Mustang: o motor é deslocado para ficar posicionado atrás do eixo dianteiro, em posição chamada de central-dianteiro.

Isso ajuda a distribuir melhor o peso do carro, assim como o câmbio no eixo traseiro. O dado exato não foi revelado, mas é provável que o Mustang GTD tenha 50% de peso sobre cada eixo.

Peças da carroceria como capô, teto, tampa do porta-malas difusor traseiro e para-lamas são feitos em fibra de carbono. O material também é utilizado no eixo cardã.

A suspensão do Mustang GTD

O Ford Mustang usa suspensão do tipo McPherson na dianteira com multilink na traseira. Receita já consagrada e comum de se ver a partir de carros médios.

O GTD muda completamente isso em nome de uma precisão maior. Na dianteira é utilizado duplo A, já na traseira é multilink pushrod, com amortecedor em posição interna onde ficaria o banco traseiro.

Ou seja, o Mustang GTD é um carro de dois lugares. E ainda traz suspensão ativa desenvolvida pela Multimac, que pode mudar a altura de rodagem de forma instantânea. Esse sistema foi usado pelo Ford GT.

As rodas não são em fibra de carbono como ocorreu no último Shelby GT500 e no GT350. Apesar de serem mais leves, elas não são duráveis no uso de pista.

A Multimac irá oferecer rodas de alumínio forjado de série ou de magnésio como opcional. Elas são aro 20, mas o surpreendente é a tala: na traseiro os pneus terão 345 mm de largura e na dianteira será 325 mm.

Não existe regulamento segurando a cavalaria do Mustang GTD

O Ford Mustang GT3 que veremos nas pistas de todo o planeta usa um motor V8 5.4 aspirado derivado do Coyote, todo trabalhado dentro do regulamento restritivo da Fia.

Esse novo GTD de rua não precisa seguir regras do tipo, portanto a Ford irá explorar todo o potencial desse chassi de corrida. Sob o capô estará uma atualização do V8 5.2 com supercharger do Shelby GT500, mas dessa vez contando com cárter seco.

A potência oficial não foi divulgada, mas a Ford diz que será mais de 800 cv. Espere por mais de 90 kgfm de torque.

O câmbio que cuida de mandar toda essa força para o chão é de dupla embreagem com oito marchas. Ele fica no eixo traseiro junto do diferencial, assim como no carro de corrida.

E onde estão as peças de caça?

Uma das teorias sobre a origem do nome Mustang no cupê da Ford é o fato do designer John Najjar ser fã do caça P-51 Mustang. Talvez isso seja a inspiração para o GTD usar componentes com material vindo de um F-22 Raptor aposentado.

As borboletas atrás do volante, o seletor giratório do câmbio e a plaqueta com o número de série do carro são feitas em titânio do caça. As fotos da cabine não foram divulgadas ainda.

O comprador pode deixar seu Mustang GTD exclusivo graças à oferta de pintura em qualquer cor desejada. Basta o comprador oferecer uma amostra da cor, assim como a Porsche e outras marcas de luxo oferecem.

Por enquanto, essas informações são todas que a Ford já liberou sobre o Mustang GTD. Dados exatos da potência, torque, fotos do interior e vídeos virão futuramente, juntos de um tempo de volta em Nurburgring.

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