Freios: identifique 7 sinais claros de problemas no sistema

Se seu carro estiver apresentando algum desses indícios, não perca tempo e procure logo um mecânico: a segurança pode estar em jogo

pedal automatico
Por AutoPapo
sinais claros
Publicado em 06/07/2018 às 17h36
Atualizado em 07/02/2020 às 10h17

O sistema de freios dá sinais claros quando algo não vai bem. Muitos problemas são, literalmente, sentidos pelo motorista. O AutoPapo enumerou 7 sinais de que o carro não está freando corretamente: se você percebeu algum deles, não perca tempo e procure rapidamente o mecânico.

VEJA TAMBÉM:

1. Quando você aperta o pedal, o freio assovia ou range?

Identifique 7 sinais claros de problemas nos freios

Isso pode ser um sinal de que as pastilhas chegaram ao fim: esses componentes já encostaram em seu suporte, que está “mastigando” o disco. Neste caso, prepare duplamente seu bolso: além das pastilhas, os discos também precisarão de substituição.

2. O pedal está “muxibento” e não transmite firmeza? Ele desce e oferece pouca resistência?

Indício de que o circuito de freio está precisando de uma sangria para tirar o ar que se misturou ao fluido. Trata-se de um problema simples e relativamente barato de ser resolvido.

3. O pedal de freio está muito duro?

Se você tem que fazer um “senhor” esforço pra frear o carro, é sinal de que a assistência (hidrovácuo), que serve justamente para deixar o pedal mais leve, não está funcionando. Nesse caso, teoricamente, a capacidade de frenagem do veículo não fica comprometida: o problema é que o motorista pode não ter a força suficiente para acionar ao máximo o pedal, ou se assustar diante de seu endurecimento. Em ambos os casos, um acidente pode se tornar inevitável.

4. O pedal de freio está muito baixo?

Nesse caso, existem três possibilidades para o problema no freio: pode ser um sinal de que os componentes do freio estão muito desgastados, ou ser consequência de falta de regulagem do freio traseiro, ou ainda indicar vazamento de fluido.

5. O freio está vibrando?

Identifique 7 sinais claros de problemas nos freios
Pedal de freio e acelerador em carro automático

Nesse caso, não há necessariamente um problema: se o carro for equipado com o sistema ABS, o motorista pode sentir vibrações em freadas de emergência, principalmente em piso de pouco atrito (piso molhado, areia, gelo).

O pedal do freio vibra justamente pela atuação do ABS, tentando impedir as rodas de deslisarem.

Porém, em outras situações ou em carros sem esse sistema, a vibração no freio indica que algum componente do freio (discos ou tambores) estão empenados.

6. O carro está puxando quando freia?

Se, ao acionar o freio, o carro puxa para um lado, há sinal de que o sistema não está equilibrado, com problema em um dos lados: o freio de uma das rodas está atuando com maior ou menor intensidade que o das demais.

7. A luz de freio no painel está acesa?

É o mais simples de se identificar entre os defeitos no freio. Em alguns carros, é falta de fluido. Em outros, a indicação é de que o desgaste da pastilha chegou ao seu limite.

Fotos Shutterstock 

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fernando 16 de janeiro de 2022

Meu gol 1.6 96 quando piso no freio e desligo o carro ele empurra o pe como si fosse jogando o pe pra traz e fica ruim o freio quaze sem freio o ki pode ser troquei o freio trazeiro depois comeco acontece isso mi ajuda por favor

Avatar
Ivete 14 de janeiro de 2022

Levei meu prisma LT pra revisão de embreagem, freios e troca de óleo. Também foi feito balanceamento e geometria.
Na viagem ao pisar no freio, tremia seguidamente o volante.

Então levei novamente ou carro na borracharia, foi refeito balanceamento egeometria. Me indicaram trocar os discos e pastilhas.

Novamente levei para revisão; o mecânico achou que não precisava trocar discos e pastilhas, só mandou indireitar o disco que estava meio torto

Depois de 15 dias meu carro faltou freio, pisei tudo no pedal e nada, então,lembrei de reduzir a marcha, mas puxei logo o freio de mão para evitar um acidente. Que susto! Depois voltou a funcionar o freios normalmente.

Conversei com o mecânico, mas estou em dúvida.Gostaria de saber o que pode ter ocorrido faltou freios e voltou a funcionar normalmente?

Avatar
Marcos 8 de maio de 2021

meu carro um kia picanto esta endurecendo o freio e nao para o carro em hipotese nenhuma . ja mandei verificar nao encontramos problema

Avatar
Domingos 31 de janeiro de 2021

Bom dia … tenho uma land rover 2017 , quando dou ré e piso no freio faz um barulho na parte traseira da a impressso que é nas rodas .

Avatar
Rosemeire 27 de dezembro de 2020

Bom dia tenho um cronos 2019 17 mil km de uns dias pra ca qd freio logo seguida eu percebi um barulho baixo tipo tambor que bate ta me incomodando muito oq pode ser? Ele freia normal mais após faz esse barulho

Avatar
Waldir frechiani 2 de setembro de 2020

Meu carro sonic acendeu a luz do freio ABS e da infeção eletrônica e não passava a ré o que será,?

Avatar
Robson 5 de outubro de 2019

Com o veículo frio ao freiar em declive o pedal oscila e range depois não faz mais o abs acusou o sensor traseiro direito.

Avatar
bomdia meu carro e um masch e el efas um barulho forte fica rangendo quando eu freio eu ja troquei os rolamentos mais continua 12 de agosto de 2019

o meu carro e masc e faz um barulho muito grande fica rangendo quaNDO EU FREIO JA TROQUEI OS ROLAMNETOS O QUE ODE SER

Avatar
alexandre 2 de julho de 2019

bom dia meu caso é um pouco estranho ,tenho um Santana 2000 freio era bom agora abaixou do nada ,mais ai o mecânico tirou o ar passado uns dias começou baixar de novo o pedal?? o que fazer e o motor fica oscilando também ,,meio desregulado mais só quando esquenta me ajudem

Avatar
Itália da silva 17 de dezembro de 2019

Verifica de a vazamento de fluido em algumas das rodas se não tiver verifica o cilindro mestres ele deve tá vazando pra dentro do hidrovacuo

Avatar
Gilmar 20 de setembro de 2021

Troca os reparos do cilindro das rodas e do mestre deve de estar estourado ou furado

Avatar
Wilke Martins Parra 22 de novembro de 2021

Meu carro um corolla 2004 com 250mil km; apos recuperar o cilindro mestre – trocar seus componentes internos e sangria; o freio nao mais voltou a uma condicao boa anterior. Apos rodar cerca de 40km com acionamento frequente do freio o penal abaixa muito; deixando insegura a continuar a viagem.

Avatar
Uilton 24 de março de 2019

Eu acredito que seja “ar” por que faz um barulho como se fosse soprando e saindo o ar.

Avatar
Thiago 7 de julho de 2018

No caso do número 2, não seria uma boa ideia procurar o por que da entrada de ar no sistema?

Avatar
Deixe um comentário