[Vídeo] Como um carro autônomo enxerga o mundo?

Veja como um Tesla Model X enxerga o mundo através de sensores enquanto faz todo um percurso sozinho, até estacionar

tesla vision
Por AutoPapo
Publicado em 06/07/2018 às 18h30
Atualizado em 06/07/2018 às 18h46

Você sabe como um Tesla autônomo funciona? Os veículos de Elon Musk, além de elétricos, são equipados com tecnologia completamente autônoma, o que torna possível que eles façam todo um trajeto sozinhos. O conjunto de recursos, batizado de Autopilot, equipa todos os modelos da marca.

Legislações proíbem o uso de todas as capacidades do sistema, mas muitos estados permitem que empresas façam testes com seus veículos autônomos em vias públicas.

Este vídeo, publicado pela Tesla, mostra um destes testes. Um Model X foi colocado em modo totalmente autônomo e andando por Palo Alto, cidade na Califórnia onde está a sede da fabricante. As imagens não mostram apenas o caminho feito pelo veículo, mas também a “visão” que ele tem do percurso em três pequenas telas na lateral do vídeo.

A tela principal é de uma câmera no interior da cabine. Quando o vídeo se inicia, informa que um ocupante está no banco do motorista apenas porque a legislação exige, e ele não toma controle do veículo em nenhum momento.

À esquerda, vemos o funcionamento simultâneo dos sensores, radares e câmeras do Tesla autônomo. Acima, está a “câmera traseira esquerda”. No centro, a “câmera de médio alcance”; e abaixo está a “câmera traseira direita”.

O Tesla autônomo está estacionado e começa o percurso, planejado no navegador, no centro do painel. Vemos o veículo cruzando diversas ruas, identificando as faixas pintadas na pista, a sinalização, os semáforos, outros veículos, ciclistas e pedestres.

O Model X consegue identificar, através das placas de trânsito, quando há uma parada obrigatória, e para de se mover. Ele também sabe em qual mão deve se locomover.

tesla model x suv tesla autônomo
O Model X é o SUV da marca (Tesla | Divulgação)

Aos 1:30, ele passa ao lado de duas pessoas correndo na beira da estrada, e para por achar que elas estão muito próximas. Depois de pouco tempo, ele segue o percurso.

Ao longo do caminho, o automóvel inteligente atravessa vários cruzamentos e anda em uma rodovia, pegando as saídas certas. Ele também para quando há pedestres na faixa e espera que eles atravessem a rua. Por volta dos 2:45, ele precisa fazer uma conversão à esquerda, então para até que um veículo lhe dê a preferência.

Ao final, o carro autônomo para na frente da sede da Tela, onde seu passageiro desce. Então, ele encontra uma vaga sozinho e estaciona.

As imagens estão aceleradas, mas há uma versão do vídeo em tempo real aqui.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 3 de dezembro de 2021

Deixa um tesla tentar dirigir no centro de SP no meio dos motoqueiros que ele para e ficar por lá o resto do dia… rsrsrsrs

Avatar
Adriano 23 de outubro de 2018

Carros autônomos é muito daora.

Avatar
Deixe um comentário