5 dicas simples de como evitar furo no pneu da bicicleta 

Esse 'pequeno detalhe' pode avacalhar o seu passeio, mas evitar que ele aconteça é muito simples; confira as alternativas

pneu bicicleta furado shutterstock
Pneu arriou? Ixi! Calma, temos dicas que irão te salvar (Foto: Shutterstock)
Por Camila Melo
Publicado em 30/04/2022 às 09h30

Ter um furo no pneu da bicicleta é normal, e até mesmo comum, mas sabemos o quanto isso é desagradavél, podendo virar um problema caso não se tenha as ferramentas certas e uma câmara de ar reserva para trocar e seguir com a pedalada.

Os pneus de bicicleta furam mais facilmente pois eles precisam ser leves e rolarem com eficiência, o que impede o desenvolvimento de pneus com paredes super grossas, como os de carros e motos.

VEJA TAMBÉM:

A seguir listamos algumas dicas que podem te ajudar a evitar os furos no pneu da bicicleta:

1. Calibragem

pneu de bicicleta calibrado shutterstock

O primeiro passo para evitar furos é calibrar corretamente os pneus da bicicleta, isso vale para pedais na trilha, cidade ou estrada.

Alguns ciclistas usam uma calibragem nos pneus baixa demais,o que aumenta a probabilidade de furos “mordida de cobra”, que ocorrem quando os dois lados do aro batem em um obstáculo e mordem a câmara de ar por baixo.

2. Fita antifuro

protetor de aro de bicicleta vittoria divulgacao

Uma das ações mais simples para evitar furos no pneu é usar uma fita antifuro, um tipo de fita adesiva aplicada entre o pneu e a câmara de ar, formando uma barreira que reduz a probabilidade de furos.

Mas preste atenção, pois se mal instalada, a fita fura a câmara e traz mais problemas do que soluções. A fita também vai acrescentar peso e resistência à rolagem.

3. Invista em pneus tubeless

pneu tubeless bicicleta kristal kimya denizli

Os pneus tubeless são aqueles que não têm câmara de ar. O pneu é inflado normalmente pela válvula, mas não tem uma câmara por baixo, apenas o próprio ar e um líquido selante apropriado, que impede que ele escape.

À medida que as rodas giram, o selante escorre pelo pneu e passa pelos furos. Desde que o dano não seja muito grande, isso é o suficiente para vedar o furo. Esse é um dos métodos mais usados entre os ciclistas, principalmente os praticantes de Mountain Bike.

Mas vale lembrar que o sistema tubeless não tem apenas vantagens. A montagem é mais trabalhosa e o preço é superior ao uso tradicional da câmara de ar.

4. Protetor de aro

Essa dica vale principalmente para quem pedala em locais com muitas pedras ou osbstáculos com quina. Os protetores de aros normalmente são produzidos com espumas ou borrachas e podem ser comercializados em diversos formatos.

Eles são montados dentro do pneu e evitam que o aro bata no chão em pancadas maiores. Mesmo com o tubeless, uma pedra muito grande pode comprimir o pneu contra o aro, causando um furo no próprio pneu ou um amassado no aro, por onde o ar pode escapar.

5. Verifique o estado do seu pneu

pneu bicicleta jacqueline macou

É importante lembrar que a borracha tem uma vida útil, mesmo que o pneu não esteja sendo usado, ele fica ressecado – pneus velhos, desgastados e com cortes possuem bem mais probabilidade de furos.

Mesmo com essas alternativas diminuindo muito as chances de furo, ele ainda pode acontecer. Portanto, é interessante levar um kit de reparo, que possa ser deixado em pequenas bolsas fixadas em sua bicicleta. Entretanto, o remendo não serve para todas as situações em que há um furo no pneu da bicleta.

Se o furo for duplo, ou próximo ao bico, por exemplo, você deverá trocar a câmara da bicicleta. Por isso, a sugestão é que você tenha sempre uma câmara de reserva, especialmente para trajetos mais distantes, ou se estiver em locais em que dificilmente encontrará uma bicicletaria no trajeto.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Marcelino 13 de maio de 2022

Bom dia! Mesmo já sabendo todas estas dicas, é muito interessante, pois tem muitos que não sabe disso, eu pratico mtb e speed, e ando sempre preparado, muito obrigado por estas dicas, um abraço

Avatar
Alexandre Matos 11 de maio de 2022

Outra opção é sempre levar uma câmara sobressalente.

Avatar
Deixe um comentário