Garantia de três meses para carro usado só vale para motor e caixa?

O Código do Consumidor é muito claro: qualquer produto usado vendido por pessoa jurídica é integralmente coberto pela garantia

Por Boris Feldman 01/11/20 às 15h00
boris feldman fala sobre garantia para carros udasos
Boris Feldman fala sobre garantia de três meses para carro usado (AutoPapo)

Esse assunto já foi comentado aqui no nosso  AutoPapo, mas outra vez eu recebo uma questão a respeito da garantia do carro usado. Então, vamos novamente insistir nisso aqui, porque essa PI-CA-RE-TA-GEM não deixa o pessoal fazer valer os seus direitos. Aliás, a rigor, o pessoal mal  sabe quais são os seus direitos.

Por que? Porque  as lojas de carros usados, as concessionárias, algumas também adoram avisar, informar, anunciar que carro usado aqui tem garantia de três meses, para motor e caixa. Quem inventou isso? Eu queria descobrir, sabe? Quem inventou essa história de que garantia é só de motor e caixa por três  meses?

VEJA TAMBÉM:

O Código do Consumidor é muito claro, muito objetivo. Qualquer produto usado que  se venda através de uma empresa jurídica, uma pessoa jurídica, loja concessionária, seja lá quem  for, existe uma garantia de três meses para todo o produto.

Se eu comprar um carro usado, rodar  um mês e der um problema no freio ou se o motor  ferver, seja lá o que for, a loja que me vendeu é obrigada a dar garantia. Durante três meses!  Nada de apenas motor e caixa.

Eu vou até falar mais: consultei um advogado que me deu a seguinte dica, se esse picareta anunciar garantia de motor e caixa por três meses, então motor e caixa vão ter seis meses de garantia. Porque três meses o  carro inteiro tem, se ele está anunciando três meses motor e caixa, então motor e caixa passam a ter mais três meses. Faça valer seus direitos!

Garantia legal de três meses para carro usado vale para todo o produto, não só para motor e caixa
SOBRE
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cleiton de Oliveira Santos 13 de abril de 2021

Comprei um carro usado e a garantia de motor e de três mês tem 20 dias que a garantia acabou e o meu carro deu poblema no motor oque devo fazer

Avatar
MÁRCIO SOUZA 16 de março de 2021

A matéria e questionamentos são bem pertinentes. Somente para complementar as argumentações acima, expresso aqui uma questão de fácil entendimento: Quando o consumidor entra em uma loja ou concessionária, ele não tem interesse ou almeja a compra de “caixa e motor” de determinado veículo usado mas simplesmente um “veículo completo” com todas as suas peças e componentes. Portanto é simples entender que a garantia de 03 meses de veículos usados terão que ser legalmente para o veículo como um todo e não somente para determinadas peças, como se veicula erroneamente pelas ditas empresas.

Avatar
Antonio Carlos Dias Correia 16 de março de 2021

Acabei de comprar um veículo numa revendedora, câmbio deixando de engrenar completamente as marchas! Só, que isso aconteceu pela segunda vez e o mesmo defeito, por causa disso eu fiquei sem condições psicológicas de ficar com o veículo e nem querer outro veículo dessa mesma revendedora, o que devo fazer por direito? Se puder responder.
Antecipadamente, agradeço.

Avatar
Élson caldeira 19 de janeiro de 2021

Quem entrou aqui pra criticar essa provavelmente é o p i c a r e t a ,que Boris cita nos comentários! Como um cidadão comum pode reclamar que uma lei do código de defesa do consumidor,que protege o consumidor destes picaretas que só cita que asses 2 itens estão garantido se na realidade não é verdade?e nos consumidores ficamos ludibriados com a esperteza destes picaretas diante nossa desinformação

Avatar
Elem 3 de novembro de 2020

Boa tarde! comprei um carro usado em uma agência gostaria de saber se o catalisador entra na garantia de motor e caixa?

Avatar
Leandro 3 de novembro de 2020

Vc leu a matéria?

Avatar
Rodrigo 15 de novembro de 2020

Você leu a matéria? Assistiu o vídeo? A garantia é o carro todo, inclusive o catalisador.

Avatar
Urbano 2 de novembro de 2020

Boa Noite , Com Todo Respeito ,Não Concordo em Dar Garantia de Carro Com Mais de dez Anos, Até Porque Vc Não Sabe Como o Antigo Proprietário Cuidou do Seu Veículo , Aí Cai Na Sua Mão e Vc é Responsável Por Isso ,Não Concordo ,A Não Ser que Ele Também Lhe Dê a Garantia de Seu Carro Usado que está Colocando Na Troca…Aí Sim.

Avatar
Fernando B. 3 de novembro de 2020

Percebo que o pessoal daqui não consegue entender o básico. É o seguinte: quando você vende seu carro para ouro particular, não há “garantia” de nada. A garantia de 3 meses só existe quando você compra carro de LOJA (concessionária, revenda, garagem, locadoras) pois elas fazem da venda de carros um negócio. Venda entre particulares não possui garantia.

Avatar
Leandro 3 de novembro de 2020

Povo nem lê a matéria e vem reclamar de um direito que só faz bem a ele msm rs

Avatar
Paulo Rubem Prestes 1 de novembro de 2020

Comprei um usado Nissan, verifiquei o básico, lógico… andei, viajei e um dia, com chuva o esguicho do para-brisas, não funcionou… tá certo que tive que voltar lá umas 3 vezes, mas dentro da garantia, deixaram em perfeita ordem… para dar um voto favorável, falo na GLOBO NISSAN, Florianópolis/SC.

Avatar
CIDO 1 de novembro de 2020

VOCE E DAQUELES Q QUEREM SE APARECER, ESTA GARANTIA DE MOTOR E CAMBIO FOI ADQUIRIDA POR UMA LUTA DE NOS CONSUMIDORES, Q DEPOIS DE ALGUM TEMPO DE SOLICITACOES, CONSEGUIMOS JUNTO AO ANTIGO SUNAB, HOJE PROCON, O DIREITO, SUA IGNORANCIA, ME DEIXA ABISMADO…..RESPONDENDO SUA PERGUNTA IDIOTA, VC ESTA TOTALMENTE FORA DE CONEXAO COM MUNDO ATUAL, SUGIRO, Q DA PROXIMA VEZ ,COLOQUE UMA MELANCIA NA CABECA E TIRE FOTOS PRA MIDIA…

Avatar
Fernando B 1 de novembro de 2020

Creio que este Cido não entendeu absolutamente nada do que foi escrito.

Avatar
PAULO PACHECO 1 de novembro de 2020

Cido, ou você não leu a matéria ou não entendeu nada que o Boris falou. Se foi a primeira situação ainda dá tempo de resolver, agora se não entendeu é melhor voltar pro banco da escola e começar tudo de novo.

Avatar
PAULO PACHECO 1 de novembro de 2020

Cido, ou você não leu a matéria ou não entendeu nada que o Boris falou. Se foi a primeira situação ainda dá tempo de resolver, agora se não entendeu é melhor voltar pro banco da escola e começar tudo de novo.

Avatar
Leandro 4 de novembro de 2020

Vergonha alheia.

Avatar
Raphael 2 de fevereiro de 2021

O Cidão tá piradão. Apaga sua postagem que dá tempo Cido, vamos fingir que vc nunca disse isso.

Avatar
Fabiano C 31 de março de 2021

Tá louco… ou esse Cido tá com problema de interpretação, ou é um dos picaretas de automóvel

Avatar
Deixe um comentário