Garantia de três meses para carro usado só vale para motor e caixa?

O Código do Consumidor é muito claro: qualquer produto usado vendido por pessoa jurídica é integralmente coberto pela garantia

boris feldman fala sobre garantia para carros udasos
Boris Feldman fala sobre garantia de três meses para carro usado (AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 01/11/2020 às 15h00
Atualizado em 22/08/2023 às 13h46

Esse assunto já foi comentado aqui no nosso  AutoPapo, mas outra vez eu recebo uma questão a respeito da garantia do carro usado. Então, vamos novamente insistir nisso aqui, porque essa PI-CA-RE-TA-GEM não deixa o pessoal fazer valer os seus direitos. Aliás, a rigor, o pessoal mal  sabe quais são os seus direitos.

Por que? Porque  as lojas de carros usados, as concessionárias, algumas também adoram avisar, informar, anunciar que carro usado aqui tem garantia de três meses, para motor e caixa. Quem inventou isso? Eu queria descobrir, sabe? Quem inventou essa história de que garantia é só de motor e caixa por três  meses?

VEJA TAMBÉM:

O Código do Consumidor é muito claro, muito objetivo. Qualquer produto usado que  se venda através de uma empresa jurídica, uma pessoa jurídica, loja concessionária, seja lá quem  for, existe uma garantia de três meses para todo o produto.

Se eu comprar um carro usado, rodar  um mês e der um problema no freio ou se o motor  ferver, seja lá o que for, a loja que me vendeu é obrigada a dar garantia. Durante três meses!  Nada de apenas motor e caixa.

Eu vou até falar mais: consultei um advogado que me deu a seguinte dica, se esse picareta anunciar garantia de motor e caixa por três meses, então motor e caixa vão ter seis meses de garantia. Porque três meses o  carro inteiro tem, se ele está anunciando três meses motor e caixa, então motor e caixa passam a ter mais três meses. Faça valer seus direitos!

Garantia legal de três meses para carro usado vale para todo o produto, não só para motor e caixa
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
95 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ronne 22 de abril de 2024

Comprei um carro usado, ele saiu da loja praticamente para oficina da mesma, gostaria de saber se minha garantia de três mese deve ser alterada, uma vez que comprei o carro dia: 01/04/2024, e até hoje esta na mecânica.

Avatar
Sandro Roberto cavalieri filaberti 11 de março de 2024

E essa garantia que as lojas especificam de3 mil km ou 90 dias. Pois comprei um carro na loja. E praticamente não faz 60 dias. E os freios( pastilhas ) já deu pau. . Entrei em contando com a loja. E eles alegaram que minha garantia se expirou por ter rodado + de 3 mil km. Isso procede.

Avatar
Maximiliano 15 de fevereiro de 2024

Comprei uma moto a exatamente 1 mes atras, na terça de carnaval (13/02/2024) ela deu problema na estrada, estorou o espaçador da roda dianteira e os rolamentos, devido ao feriado nao tinha como consertar e voltei para casa de guincho.
Posso pedir ressarcimento do valor gasto com guincho?

Avatar
kristian 14 de dezembro de 2023

faz 3 meses e 9 dias que comprei o carro, hoje ele deu problema no cambio automático, tenho algum direito ?

Avatar
Priscila Teixeira Matos 29 de novembro de 2023

O carro não venceu a garantia e ja tive que trocar os pneus a loja alegou desgaste natural porem o mecanico afirmou que os pneus não foram desgastados por desgaste natural a quilometragem que usei não ocasiona esse desgaste e o carro estava devidamente alinhado . O pneu era original do carro e ja estava com 75.000 a quilometragem e as fotos do laudo não parece ser o mesmo

Avatar
Josiana 14 de dezembro de 2023

Bom dia amigo . O meu problema é bem parecido com o seu .
Comprei um carro tem exatamente 6 meses. Com 2 meses comecei a ouvir uns ruídos , volante batendo , levei no mecânico era a ponteira do lado esquerdo q estava gasta. Troquei. No mês seguinte o carro do nada parou . O automático do arranque queimou . Troquei . E agora pra completar 3 pneus do carro estão na lona , já aparecendo os ferros. O carro foi alinhado quando peguei e logo depois com 2 meses. Como pode isso ??em 6 meses, não sei pago o carro ou pago os defeitos q ele está dando .

Avatar
Priscila Teixeira Matos 29 de novembro de 2023

Comprei um carro com menos de 3 meses precisei trocar os pneus e filtro de oleo tenho direito ?

AutoPapo
AutoPapo 29 de novembro de 2023

Olá, Priscila! Neste caso, não.

Obrigado e abraço

Avatar
Renato Carvalho Ximenes 24 de maio de 2023

Pessoa física tbm responde por relação de consumo sim.
Basta ver os 3 primeiros artigos do cdc.

Avatar
Alessandro Lentini 23 de fevereiro de 2023

Comprei um carro a 6 meses e desde o 5 dia de uso vem dando problemas. Estou com ele na mecânica a quase 30 dias sem poder usar o carro. O que posso fazer tenho todas as conversas com o vendedor e o mecânico salvas no meu celular

Avatar
Fernando Soares da Silva 13 de fevereiro de 2023

Compramos um Carro no Shopping Boulevard. E desde que compramos o carro, só vive no conserto e ainda não tem 2 meses. Solicitamos a,Troca e Eles estão alegando, que, vai demorar muito, e pediram uma Opryunida para consertar, funciona três e depois o mesmo Problema. O que eu de fazer??? Demora mais de 6 meses essa Troca? Precisamos contratar um Afvogado ? Preciso de uma orientação, pois o carro para várias oficinas e nada…Quem eu devo procurar???

Avatar
Robson de Freitas Oliveira 11 de fevereiro de 2023

Sumiu o carro quebrou no dia seguinte que eu comprei ficou 30 dias na oficina a garantia estende sim ou não

Avatar
Monica 3 de fevereiro de 2023

Comprei um carro no dia 18 de novembro falaram q com 3 dias me dariam o recibo dia 24 eles ligam dizendo q precisava fazer um vistoria no carro levei o carro ate a garagem o carro nao passou na vistoria por causa da numerço do chassi nesse momento o carro começou a apresentar um barulho no motor de arranco. Avisei pra eles e nao deram ouvidos pegaram o carro dia 16 de dezembro para a remarcaçao do chassi quando vinheram me entregar o carro no dia 25 de janeiro com a bomba dagua da correia estourada aviso pra eles me mandam fazer um orçamento e falaram que so vao oagar a bomba dagua nao querem pagar o concerto do motor do arranque por alegaram que me deram em perfeito estado sendo que o carro ficou mas com eles do que comigo e ainda esta na garantia o que eu faço ?

Avatar
Sandra 26 de janeiro de 2023

Um veiculo comprado em 14/11/2022 já com motor trocado fundiu antes de 20 de dezembro de 2022 em outro estado e o vendedor disse que a garantia só vale na região onde foi comprado. Foi comunicado ao vendedor e ele disse que daria um jeito de buscar o veículo que está na Bahia. Já faz mais de 01 mês que nada foi feito e o carro continua na Bahia e o vendedor disse que não consegue guincho e que esse transporte não é de responsabilidade dele.

Avatar
Carlos 27 de dezembro de 2022

Comprei um carro de uma revenda quando o vendedor deixou em casa no outro dia já tive que trocar a bateria. Aí começou o transtorno começou dar problema na embreagem eles trocaram aí deu problema no câmbio ai vazamento de óleo ,o pio é que eu falei que ia levar no mecânico de minha confiança, o vendedor falou que não poderia senão perderia a garantia. Dia 2 dezembro acabou a garantia levei no meu mecânico tive que gastar prá fazer toda suspensão, gastei 6 mil reais, falei prá eles pagarem a metade eles me falaram que não poderia fazer mais nada pois acabou a garantia. Pege o carro sexta feira do mecânico.
Está marcado prá viajar na quarta feira, hoje peguei o carro notei que o freio está com barulho cheguei no mecânico demos uma volta no carro entrando na oficina acabou o freio, já pensou se pego a a BR eu e minha família ?

Avatar
Dr.Carvalho 2 de janeiro de 2023

Isso ocorre frequentemente…, o que o consumidor precisa saber é que a garantia de 90 dias é para todo o carro e o período que o veículo fica na oficina credenciada da loja suspende a garantia, ou seja, se a sua garantia acabou, o carro continua dando problema, você pode buscar os seus direitos que a loja terá que lhe ressarcir, de acordo com os art.18 e 26 do Código de Defesa do Consumidor…

Avatar
Josi 27 de dezembro de 2022

Compramos um carro na garagem e pra eles entregar esse carro tiveram que fazer o motor com 2 semana que estávamos com o carro queimou a junta do cabeçote hoje fazem 30 dias que está na mecânica a própria garagem levou na mecânica que foi feito o motor todo mais ninguém nos dá uma resposta e estamos sem carro durante esse tempo todo o que podemos fazer , e outra coisa o carro é financiado e meu marido depende do carro pra trabalhar e pagar as parcelas agora já venceu a primeira parcela e estamos sem o carro

Avatar
Dr.Carvalho 2 de janeiro de 2023

Nesse seu caso, de acordo com o Art.18 do CDC, se o seu carro não for consertado no prazo máximo de 30 dias, você terá 3 opções: a) a substituição do produto (outro carro); b) o desfazimento do negócio com a restituição da quantia paga; c) o abatimento proporcional do preço;

Avatar
Luiz Carlos Ribeiro de Oliveira 13 de março de 2023

Comprei um carro (táxi) em uma agência.Normalmente eles dão três meses de garantia. Só que o carro está quebrando desde que comprei e o cara está dizendo que acabou a garantia. A pergunta é:

Acabou a garantia com o carro com defeito ela é estendida até consertar o carro ou ACABOU mesmo?

Avatar
Leila 31 de outubro de 2022

Comprei um carro para meu marido trabalhar, retirei da loja no dia 22/07/22, nos fizeram assinar dois contratos, do banco e um deles dizendo que o carro por desgaste não teria a garantia de 3 meses, questionei e eles disseram que poderia assinar tranquilo porque já tinha me dado a garantia de 1 ano com um terceirizada deles, por isso do contrato estar sem a garantia. Assim que tirei o carro da oficina detectei que a embreagem estava ruim, comuniquei a loja e os mesmos informaram que não fariam nada por não estar na garantia, 15 dias após retirar o carro da loja a embreagem como imaginava quebrou, tive prejuízo, depois de uma semana consertado deu problema no motor de partida, também a loja se negou a pagar. E por último o carro por problemas no câmbio foi para oficina credenciada da garantia terceirizada no dia 22/08/22 e após 30 dias do carro na oficina sem previsão de conserto, solicitei que a loja realizasse o distrato do contrato com a devolução do valor de entrada e da primeira parcela do financiamento, bem como os valores dos prejuízos que tivemos. Mas, a loja me retornou dizendo que não irá fazer a devolução do carro e não arcarão com nada porque o carro não estava nos 3 meses da garantia conforme eles colocaram no contrato que me fizeram assinar dizendo que não era nada demais. A oficina me ligou no dia 21/10 praticamente 2 meses depois pra dizer que o carro ficou pronto. Mas, além de querer devolver o carro e a loja se negar, a garantia quer me cobrar um valor absurdo referente ao conserto para poder retirar o veículo da oficina, sendo que a garantia deveria ter coberto todo os valor do conserto. O que eu faço?

Avatar
Erick 14 de outubro de 2022

Comprei um carro há aproximadamente 2 meses e meio.
Há 1 mês, identifiquei que estava vazando óleo.
Comuniquei imediatamente a loja e me pediram para levar o carro até eles, para resolverem o problema.
Não consegui levar o veículo, pois preciso dele para trabalhar. Continuei utilizando-o mesmo com o vazamento.
Há uma semana, o motor travou.
Também caí em um buraco e a suspensão ficou ruim.
A loja disse que não vai arcar com os custos do motor, alegando que ele só travou pois eu não levei o carro para eles arrumarem. Disseram também que não vão arrumar a suspensão, pois ela só ficou ruim devido a eu ter passado no buraco.

A loja está certa nessa situação?

Avatar
Felipe Miranda 4 de novembro de 2022

Sim! No caso da suspensão é desgaste de uso, ou neste caso, má uso. Seria diferente se por exemplo, você tivesse visto que o amortecedor estava vazando e tivesse levado antes de quebrar para a loja. O motor mesma coisa… Como que a loja vai assumir um custo altissimo se a quebra poderia facilmente evitada arrumando o vazamento, até porque eles pediram para você levar.

Avatar
Alanderson 30 de setembro de 2022

comprei um carro a 6 meses,em uma caragem,com um mes e meio o carro apresentou poblema ai comuniquei a garagen e eles me falo q tinha a garantia q era pra eu fka sucegado q eles resoveria meu poblema e pediran pra eu leza em um mecanico pra faze um orcamento,ai levei eo mecanico disse q o certo era faze o motor inteiro ai passei pro garagista e ele disse pra eu racha o custo com ele,ai falei da garantia ele disse q nao era obrigado a da a agarantia,e pior ainda qndo fui transferi o carro pro meu nome apareceu um bloqueio judicial e nao consegui fazer a transferencia,ai comuniquei a garagen novamente e eles disse q foi culpa minha por nao transferi na data certa,ai tive q contata um advogado pra entra com uma acao e vamo veee no q vai da ………so tive dor de cabeca com esses picaretas nao respeita os consumidores

Avatar
Carlos Nascimento 14 de setembro de 2022

Comprei carro de uma pessoa física vem apresentando vários problemas a menos de uma semana tenho garantia?

Avatar
ADV CRISTOFFER LIMA 5 de outubro de 2022

Carlos, em regra não tem garantia.

No entanto, se o veículo apresentar um vício oculto (de difícil constatação e/ou que só se verifique com o tempo de uso) pode ser que consiga um abatimento do valor (devolução parcial) ou até o cancelamento do contrato a depender da extensão do defeito. Se for comprovado que o vendedor sabia dos problemas e não comunicou também pode ser devida uma indenização.

Avatar
Carlos Nascimento 14 de setembro de 2022

Comprei carro de uma pessoa física vem apresentando vários problemas a menos de uma semana tenho garantia?
Já efetuei vários serviços, tenho direito a ressarcimento

Avatar
CRISTINA 9 de agosto de 2022

Comprei um carro na MELATTI MULTIMARCAS através de um anúncio veiculado na Webmotors e no Mercado Livre. O carro realmente era maravilhoso e dizia-se no anúncio estar tudo certo e que garantiam pó ser a concessionária “a melhor do ABC PAULUSTA”! O atendente veio me entregar o automóvel aqui no Rio de Janeiro. Fiquei apaixonada pelo carro. Quando saí pela primeira vez, começaram aparecer lazer no painel. Chamei meu mecânico que diagnosticou que o carro estava inteiramente mexido é que não pegaria para fazer absolutamente nada já que seria muita responsabilidade. Entrei em contato com a MELATTI que no início sempre dizia que me daria uma resposta posteriormente. Nunca me atenderam. Ajuizei uma semana depois o Juizado Cível que marcou audiência para 24/8. Ontem fiquei sabendo que cancelaram a audiência é que, em despacho, as partes poderiam fazer acordo ou decidirem para audiência com o juiz. Peticionei dizendo ser necessária a audiência de instrução. Ocorre que neste intervalo de 1 mês, tive que retirar o carro da garagem para ir a um casamento. Para meu estupor, começou a sair fumaça dentro do motor. Não estava acendendo qq luz. Mandei um reboque levar o carro em uma outra oficina do meu conhecimento. Para perplexidade total o motor deu pau. Estou aterrorizada. Vejo que adquiri uma carroceria sem motor. Pelo juizado, só posso requerer como indenização 20 salários mínimos se o juiz der ganho de causa. Não sei o que fazer. Já pedi para eu devolver mas não obtive resposta. Como faço denunciar o ocorrido em Santo André o que fizeram comigo esses golpistas?

Avatar
Luciane barbosa rodrigues 3 de agosto de 2022

Olá Boa noite gostaria que me desse uma luz.. comprei um carroça faz um mês. Fui no meu mecânico de confiança e ele me disse que o motor esta batendo,Fui a revenda e ele me disse que resolveria meu problema so que como moro no interior e fui com o carrinho tive como retornar. Aí voltei e marcaram um dia pra eu levar agora me mandou uma msg dizendo que pode agravar o problema é que talvez mao solucione. Estou desesperada. Aliás me venderam com muitas coisas que não estavam funcionando. Mentiram

Avatar
ADV CRISTOFFER LIMA 5 de outubro de 2022

Luciane, é importante saber que a garantia cobre todos os problemas. Se eles dizem pra você ficar indo e voltando eles têm o dever de arcar com o conserto mesmo que agrave. Se eles agendaram o dia para você deixar o carro lá existem algumas opções: 1) Você solicita que eles busquem o carro (pode alegar que o carro não está funcionando adequadamente para que você o dirija); 1) Você paga o guincho para levar e solicita que eles te reembolsem (pode ser que precise de uma ação judicial pra isso); 3) Você leva o carro e corre o risco de piorar, mas haverá a responsabilidade deles de consertarem de qualquer maneira.

É importante que caso não solucionem o problema 30 dias após deixar o carro com eles, você tem o direito à devolução do valor ou substituição do bem por outro de valor equivalente ou o abatimento proporcional do valor pago.

No caso de se recusarem a consertarem, você pode, por meio de ação judicial, pleitear a rescisão do contrato e devolução dos valores pagos.

Avatar
Ricardo 3 de maio de 2022

Maior pic@reta é quem usa este tipo de linguagem e se aproveita de situações como este Sr aí dever ser! Um apr0veitad0r!!!

Avatar
Luiz ferreira 8 de julho de 2022

O que dizer então de lojas e concessionárias que anunciam carro vendido no “estado”. Cadê o Procon que não fiscaliza essas aberrações.

Avatar
Ricardo 3 de maio de 2022

Maior pica.reta é quem usa este tipo de linguagem e se aproveita de situações como este Sr aí dever ser! Um aproveitador!!!

Avatar
Ricardo 3 de maio de 2022

Maior picareta é quem usa este tipo de linguagem e se aproveita de situações como este Sr aí dever ser! Um aproveitador!!!

Avatar
Sergio Alencar 1 de abril de 2022

Moro em Minas Gerais. Acabei de comprar um carro usado numa loja particular Multimarcas em São Paulo, capital. Percebi alguns dias após a compra, alguns defeitos em suspensão, embreagem e câmbio. Sou obrigado a levar o carro em São Paulo para consertarem, ou posso consertar em minha cidade e mandar a conta pra eles pagarem ?

Avatar
lucas d. 13 de março de 2022

comprei um carro faz um mes e veio com alguns problemas, o dono da revenda se recusa a fazer as manutenções, o que devo fazer?

Avatar
Leonardo 22 de fevereiro de 2022

Comprei um veículo de um rapaz fora de uma consescesionaria motor está com poblema só fazendo outro motor estava comecesso de olio para não fazer barulho agora com olio no nível motor tá rezando indo pro pau faz um mês que peguei como posso receber meu dinheiro

Avatar
Ana Isabel Matias 16 de janeiro de 2022

Comprei carro usado,com um ano de garantia! Neste ano teve sempre problemas de motor foi á oficina do standard onde comprei! Agora teve que levar o motor substituído…o vendedor agora disse que só tem 3 meses de garantia!! Será mesmo assim???

Avatar
Gabriela 10 de dezembro de 2021

Comprei 1 veículo a menos de 3 meses e apresentou 1 problema no kit de embreagem. A concessionária me informou que teria q levar o veículo até eles, porém resido em outra cidade e não tenho como ir pq trabalho. Haveria a possibilidade de realizar o reparo aqui é apenas encaminhar a nota fiscal para estorno do valor?

Avatar
Paulo 1 de dezembro de 2021

Comprei um veículo sem entrada tenho direito a garantia??

Avatar
Adelmo Dias 31 de dezembro de 2021

Com certeza! Uma coisa não tem a ver com a outra, se você comprar um carro A VISTA pagamento em espécie ou financiamento em 100x, isso é indiferente pois a LEI garante que todo consumidor de bem durável tem 90 dias de garantia.

Avatar
Ronan Gonçalves de faria 7 de novembro de 2021

Comprei um carro em garagem deu problema na caixA E BOMBA DE DIRECAO TENHO DIREITO A GARANTIA A DONA DA GARAGEM TAVA VENDENDO O CARRO DE PARTICULAR

Avatar
Roger Alves 11 de novembro de 2021

Negócios envolvendo particulares, o código de Defesa do Consumidro não rege. O que poderia ser feito é um acordo de Cavaleiros entre vcs.

Avatar
Luiz ferreira 8 de julho de 2022

O seu caso pelo que entendi, foi vendido como particular, nesse caso cabia a você verificar as condições do veículo levando seu mecânico. Agora o fato de ser uma garagem em nada influi. O que conta é a nota fiscal de venda da loja.

Avatar
Dr. Jerônimo Alberto 27 de outubro de 2021

Em relação a garantia de 6 meses que foi relatado acima irei explicar de forma mais detalhada de o porquê isso acontece. Ocorre que o Código de Defesa do Consumidor determina um garantia de no mínimo de 3 meses para produtos duráveis. Essa garantia não necessita estar expressa em contrato pois é lei federal e tem vigor independentemente de estar no contrato. Porém quando o fornecedor do serviço deixa expresso que a garantia é de 3 meses ele tem que especificar que faz referência a garantia prevista na Lei Consumerista, caso contrário subentende-se que trata-se de uma garantia particular da pessoa Jurídica e como por lei o consumidor já tem 3 meses soma-se 3 mais 3 total de 6 meses de garantia.

Avatar
PATRICIA DE JESUS SANTOS 27 de setembro de 2021

Comprei um carro tem 1 mês, e esta com problema não esta travando nem destravando a porta coma trava elétrica, isso faz parte da garantia?
Obs. Eles não me informaram que tenho garantia de nada no ato da compra.

Avatar
Elisson 8 de outubro de 2021

Sim. Tem garantia.

Avatar
Wagner 14 de setembro de 2021

Comprei o carro e no 1º dia deu poblema no cambio deixei na concessionaria para eles arrumar na garatia deles , neste prazo eles tem que me arrumar um carro reserva ? ou não ?

Avatar
Messias 5 de setembro de 2021

Comprei um classic 2011 em uma semi novos só mi derao 3meses de garantia de moto e câmbio mais com apenas 20 dias o carro já deu problema no amartecedo do carro e mi diserao q eu q tinha q arcar com o prejuízo e mi diserao q o carro foi feito revisão mais acho q não foi isso não só makiarao o carro e agora tá tendo uma batida bem no volante e pra termina minha marca quebrou. Aí eu pergunto de novo será q foi feito revisão no carro. O q eu devo fazer nesta questão.

Avatar
Alessandra 1 de setembro de 2021

Comprei uma Ranger e com menos de um mes tinha um rangido mandei olhar era buchas e uma balança soldada e que a solda trincou ( tenho garantia desse serviço) e agora vi um tranco na marcha e tem que trocar o oleo do cambio automatico tenho garantia ( da troca do oleo do cambio e do filtro de cambio automatico) hoje faz 1 mes e 5 dias que comprei o carro.

Avatar
Roger Alves 11 de novembro de 2021

Se vc comprou em Agência, qq defeito que vier a ter, vc tem 03 Meses de Garantia em tudo.

Avatar
selma Moreira Barbosa 18 de agosto de 2021

comprei um stillo usado em uma Agencia com garantia de 30 dias. Passados 10 dia após garantia vencida o motor fundiu. Pelos comentários não tenho direito de entrar com um processo para que a Agência pague pelo serviço. Só me resta lamentar!!!!

Avatar
reinaldo 24 de agosto de 2021

Bom dia voce tem direito sim de pelo menos 3 meses de garantia pode correr atraz que voce vai ganhar

Avatar
Adelmo Dias 31 de dezembro de 2021

Você tinha direito de ir reclamar e receber a garantia sim, se a loja te ofereceu uma garantia contratual de 10 dias, na realidade você tinha 40 dias de garantia: 30 dias de garantia legal (por lei) + 10 dias de garantia contratual (oferecida pela loja).

Avatar
Adelmo Dias 31 de dezembro de 2021

Corrigindo o meu comentário acima onde acabei escrevendo de forma errada algumas informações: você tinha 100 dias de garantia: 90 dias de garantia legal (por lei) + 10 dias de garantia contratual (oferecida pela loja).

Avatar
Antônio 11 de março de 2022

Por Lei a Garantia é de 90 dias,diz o CDC,em todas as partes do carro,

Avatar
Paulo wandeberg Laurentino da Silva 1 de agosto de 2021

Comprei um carro
faz 15 dias, levei para trocar a correia dentada
O mecânico falou que as bases do motor estão desgastada.
Quero saber se a garantia de 90 dias cobre.

Avatar
Adriano 27 de julho de 2021

O carro está com 7 meses q comprou acabou os 3 meses da garantia e deu problema no câmbio a garagem está isenta da garantia mesmo estando com o carro só 7 meses

Avatar
Lucas grando remor 8 de setembro de 2021

Está isenta sim! Garantia de veículo USADo é de 3 meses.

Avatar
Anderson Aparecido Honorato da Silva 27 de julho de 2021

Comprei um veiculo em uma concessionaria seminovo quando fui retirar vimos q havia 2 bolhas pneu minha esposa nem queria retirar veiculo poia vendedor disse q resolveria depois disse q nao era defeito oculto voltamos la eles me fizeram pagar 1 pneu 1 foi eles no dia troca levei onde indicaram o mecanico disse q meu carro esta com pastilha muito gastas reclamei eles nao querem trocar e peguei o veiculo dia 1 julho tem garantia?

Avatar
Lucas grando remor 8 de setembro de 2021

Pastilha de freio é uma peça de desgaste natural, a não ser que você não use-a, oque eu acho muito difícil hehehe… Uma dica, antes de fechar o negócio, leve o carro em uma mecânica, pra evitar dor de cabeça pós compra

Avatar
Lucas grando remor 8 de setembro de 2021

Se uma pessoa compra um veículo em uma revenda, a qual da garantia de 3 meses, seguindo a lei, essa pessoa cai em um buraco e quebra algo da suspensão, a revenda tem que dar garantia da suspensão? Sendo ela amortecedor, buchas ou qualquer outro componente??

Avatar
Adelmo Dias 31 de dezembro de 2021

Lucas, nesse caso você deve cobrar ao estado! Pagamos IPVA e o mesmo deve ser utilizado para conservação das rodovias.

Avatar
Brunna 19 de julho de 2021

Comprei um carro, e os pneus estavam carecas, esfarelando e rasgado, porem como nao conheço muito sobre carros nao me atentei aos pneus, e acreditei na boa fé do vendedor. Esses pneus causaram um acidente, o carro esta na garantia. A revendedora deveria pagar os pneus novos? Eles dizem que a garantia é só do motor e pneus não!

Avatar
Roger Alves 11 de novembro de 2021

Na vdd ele pode até ser Co-responsável pelo acidente, por entregar o Carro já impróprio inclusive de estar na Rua, o que não deveria acontecer. Pneus carecas e ou com as ferragens amostra são indícios obvios que deveria ser trocados para ontem, não concorda ?

Avatar
Ismael 20 de novembro de 2021

No meu entendimento você é a única responsável pelo acidente. Você poderia ter exigido pneus em condições de trafegar mas o fato de desconhecer a se envolver em um acidente não exime sua responsabilidade.

Avatar
Fernanda Tavares 23 de junho de 2021

Boa tarde! Comprei um Honda Fit na loja porém o carro está com uma gambiarra no coxim do motor e os freios do carro apresentando problemas. E o mais importante o Scanner naoy está lendo as informações do carro. Porém o Dona da Loja só quer colocar peças paralelas no carro ou seja bom pra ele e pra mim não. O que eu devo fazer? Não tenho nem 20 dias que comprei o carro.

Avatar
Matheus 11 de outubro de 2023

Imagino que já seja tarde, Fernanda, mas, o CDC também especifica que só se deve colocar peças originais. Sem mais, nem menos

Avatar
José Ribeiro 1 de junho de 2021

Se colocar GNV. Perco a garantia da caixa de marcha. Comprei um caro numa agência. Coloquei GNV a caixa de marcha com 20 dias deu problema. Eles alegam que perdi a garantia por ter colocado GNV.

Avatar
Bruno 6 de julho de 2021

amigo vá na defensoria publica para não pagar com advogado, pois o GNV não tem nada haver com o câmbio. a loja tem que arcar com o conserto.

Avatar
Cleiton de Oliveira Santos 13 de abril de 2021

Comprei um carro usado e a garantia de motor e de três mês tem 20 dias que a garantia acabou e o meu carro deu poblema no motor oque devo fazer

Avatar
Marcelo 25 de maio de 2021

Aconteceu comigo, nesse caso fui instruído a dizer que ” VICIO OUCUTO” ou seja, o problema se mostrou sem ter como ter uma avalição de primeira. Isso só acontece com um certo tempo. Por isso que normalmente as agencias de veículos cobram valores acima do mercado

Avatar
MÁRCIO SOUZA 16 de março de 2021

A matéria e questionamentos são bem pertinentes. Somente para complementar as argumentações acima, expresso aqui uma questão de fácil entendimento: Quando o consumidor entra em uma loja ou concessionária, ele não tem interesse ou almeja a compra de “caixa e motor” de determinado veículo usado mas simplesmente um “veículo completo” com todas as suas peças e componentes. Portanto é simples entender que a garantia de 03 meses de veículos usados terão que ser legalmente para o veículo como um todo e não somente para determinadas peças, como se veicula erroneamente pelas ditas empresas.

Avatar
Antonio Carlos Dias Correia 16 de março de 2021

Acabei de comprar um veículo numa revendedora, câmbio deixando de engrenar completamente as marchas! Só, que isso aconteceu pela segunda vez e o mesmo defeito, por causa disso eu fiquei sem condições psicológicas de ficar com o veículo e nem querer outro veículo dessa mesma revendedora, o que devo fazer por direito? Se puder responder.
Antecipadamente, agradeço.

Avatar
Élson caldeira 19 de janeiro de 2021

Quem entrou aqui pra criticar essa provavelmente é o p i c a r e t a ,que Boris cita nos comentários! Como um cidadão comum pode reclamar que uma lei do código de defesa do consumidor,que protege o consumidor destes picaretas que só cita que asses 2 itens estão garantido se na realidade não é verdade?e nos consumidores ficamos ludibriados com a esperteza destes picaretas diante nossa desinformação

Avatar
jair 22 de julho de 2021

garantia tem sim, porem quando se compra um veiculo usado, tem que ter conciencia que todo veiculo usado tem desgaste nas peças em geral, e muitos querem revisar o veiculo todo, ai nao funciona bem, como criticam os revendedores, deviam orientar tambem o consumidor. QUE CARRO USADO NAO E CARRO NOVO. boa sorte a todos.

Avatar
Alex Sandro José de Sousa 21 de setembro de 2021

Bom dia comprar carro barato e vender com preço de mercado exige no minimo , diminuição dos lucros investindo em revisão de fato correta! esse negocio e comprar e so lavar e soca no primeiro que chegar e picaretagem sim… quer ganhar dinheiro mas quer fugir das leis e suas obrigações não tem desculpa. 90 dias e ponto final

Avatar
Elem 3 de novembro de 2020

Boa tarde! comprei um carro usado em uma agência gostaria de saber se o catalisador entra na garantia de motor e caixa?

Avatar
Leandro 3 de novembro de 2020

Vc leu a matéria?

Avatar
Rodrigo 15 de novembro de 2020

Você leu a matéria? Assistiu o vídeo? A garantia é o carro todo, inclusive o catalisador.

Avatar
Urbano 2 de novembro de 2020

Boa Noite , Com Todo Respeito ,Não Concordo em Dar Garantia de Carro Com Mais de dez Anos, Até Porque Vc Não Sabe Como o Antigo Proprietário Cuidou do Seu Veículo , Aí Cai Na Sua Mão e Vc é Responsável Por Isso ,Não Concordo ,A Não Ser que Ele Também Lhe Dê a Garantia de Seu Carro Usado que está Colocando Na Troca…Aí Sim.

Avatar
Fernando B. 3 de novembro de 2020

Percebo que o pessoal daqui não consegue entender o básico. É o seguinte: quando você vende seu carro para ouro particular, não há “garantia” de nada. A garantia de 3 meses só existe quando você compra carro de LOJA (concessionária, revenda, garagem, locadoras) pois elas fazem da venda de carros um negócio. Venda entre particulares não possui garantia.

Avatar
Leandro 3 de novembro de 2020

Povo nem lê a matéria e vem reclamar de um direito que só faz bem a ele msm rs

Avatar
Dr. Jerônimo Alberto 27 de outubro de 2021

Venda entre particulares pessoas físicas não são amparadas pelo Código de Defesa do Consumidor, porém não significa que você esteja desamparado pela lei. Nesse caso se aplica o Código Civil em especial os Vícios Redibitórios e o alienante (vendedor) pode ser responsabilizado por defeitos ocultos da coisa vendida se constatados que já existiam antes do negócio Jurídico pactuado.

Avatar
Marcelo 25 de maio de 2021

Urbano, você deve ser dono de Agencia de venda e troca de veículos

Avatar
Alex 21 de setembro de 2021

GARANTIA 3 MESES E código defesa do consumidor . empresa… ja pessoa fisica 30 dias. caso algum problema e codigo civil ação judicial… simples assim..

Avatar
Paulo Rubem Prestes 1 de novembro de 2020

Comprei um usado Nissan, verifiquei o básico, lógico… andei, viajei e um dia, com chuva o esguicho do para-brisas, não funcionou… tá certo que tive que voltar lá umas 3 vezes, mas dentro da garantia, deixaram em perfeita ordem… para dar um voto favorável, falo na GLOBO NISSAN, Florianópolis/SC.

Avatar
CIDO 1 de novembro de 2020

VOCE E DAQUELES Q QUEREM SE APARECER, ESTA GARANTIA DE MOTOR E CAMBIO FOI ADQUIRIDA POR UMA LUTA DE NOS CONSUMIDORES, Q DEPOIS DE ALGUM TEMPO DE SOLICITACOES, CONSEGUIMOS JUNTO AO ANTIGO SUNAB, HOJE PROCON, O DIREITO, SUA IGNORANCIA, ME DEIXA ABISMADO…..RESPONDENDO SUA PERGUNTA IDIOTA, VC ESTA TOTALMENTE FORA DE CONEXAO COM MUNDO ATUAL, SUGIRO, Q DA PROXIMA VEZ ,COLOQUE UMA MELANCIA NA CABECA E TIRE FOTOS PRA MIDIA…

Avatar
Fernando B 1 de novembro de 2020

Creio que este Cido não entendeu absolutamente nada do que foi escrito.

Avatar
Robson 17 de janeiro de 2022

Comprei um carro vive mais na garantia do q com migo

Avatar
Robson Diogenes Lima 17 de janeiro de 2022

Comprei um carro vive mais na garantia do q com migo o q eu faço

Avatar
PAULO PACHECO 1 de novembro de 2020

Cido, ou você não leu a matéria ou não entendeu nada que o Boris falou. Se foi a primeira situação ainda dá tempo de resolver, agora se não entendeu é melhor voltar pro banco da escola e começar tudo de novo.

Avatar
PAULO PACHECO 1 de novembro de 2020

Cido, ou você não leu a matéria ou não entendeu nada que o Boris falou. Se foi a primeira situação ainda dá tempo de resolver, agora se não entendeu é melhor voltar pro banco da escola e começar tudo de novo.

Avatar
Leandro 4 de novembro de 2020

Vergonha alheia.

Avatar
Raphael 2 de fevereiro de 2021

O Cidão tá piradão. Apaga sua postagem que dá tempo Cido, vamos fingir que vc nunca disse isso.

Avatar
Fabiano C 31 de março de 2021

Tá louco… ou esse Cido tá com problema de interpretação, ou é um dos picaretas de automóvel

Avatar
Deixe um comentário