Respondo aos comentários: gasolina brasileira está entre as melhores do mundo sim!

Leitores questionam meu artigo sobre a boa qualidade da gasolina brasileira. Eu aponto fatos que comprovam isso!

Por Boris Feldman 03/02/20 às 20h47

Nós publicamos aqui no AutoPapo um artigo sobre a gasolina brasileira. E eu disse que ela já é uma das melhores do mundo. E em agosto, ela será ainda melhor, ela será imbatível. E eu recebi uma tonelada de críticas: “Que você é um velho gagá”, ” você recebe cheque da Petrobras”, ” “você está defendendo o monopólio”,” você está defendendo as petroleiras”.

Olha, pense o que vocês quiserem, a gasolina brasileira é uma das melhores do mundo.

Uma das críticas diz o seguinte: “Onde é que você descobriu que a gasolina brasileira é a melhor do mundo?”.

Eu não descobri nada, as informações são públicas. E vocês que têm o mesmo trabalho que eu tive de tentar analisar as gasolinas de outros países e a brasileira.

Eu vou dar aqui uma colher de chá: como é que se define uma boa gasolina?

Teor de enxofre, octanagem, componentes e densidade da gasolina

Vamos lá: teor de enxofre, a nossa era acima de 500 PPM. Você sabe o que é PPM? Partes Por Milhão. Ela foi reduzindo, reduzindo e, hoje, ela está em 50 PPM, igual as melhores do mundo.

Segundo item importante na gasolina: octanagem. Se não tiver octanagem tem batida de pino, pré-ignição, detonação e detona o motor. A nossa octanagem está entre as melhores do mundo.

E vou falar mais: as nossas gasolinas especiais, Podium, da Petrobras, Octapro da Ipiranga e Shell V-Power Racing da Shell têm octanagem acima de 100 RON. No mundo não existe isso, tá bom. É a nossa gasolina superando todas as demais.

Terceiro item: os componentes da gasolina, hidrocarbonetos – oleofínicos e aromáticos e o benzeno. O nível de todos eles, confiram, está exatamente igual aos países desenvolvidos: Estados Unidos, Europa.

Finalmente, o que vai mudar em agosto é a densidade. Quanto pesa a gasolina? Não havia por parte da ANP uma regulamentação, e a nossa densidade poderia variar. Qual é a densidade agora, ou melhor, em agosto? 715 g por dm³, contando a gasolina mais o etanol.

Álcool na gasolina existe em outros países também

Aliás,  é importante vocês saberem que em outros países existe também o etanol misturado a gasolina, ou metanol, algum álcool. Nos Estados Unidos é chamado de gashool. Aí, sim, o Brasil poderia chamar a nossa gasolina de “gasolcool” ou “etanolgas”, o que quiserem. Mas, não gasolina, porque você está pagando realmente por gasolina e está levando etanol.

Por outro lado, o etanol misturado a gasolina é importante porque foi ele que permitiu cortar o chumbo tetraetila para aumentar a octanagem e que é extremamente tóxico. Ainda têm países por aí usando o chumbo tetraetila até hoje, o que é realmente um absurdo.

Preço alto

Agora, muitos criticaram o preço da gasolina. Ninguém aqui falou de preço, porque o preço da gasolina não depende nem da Petrobras, nem da Shell, nem da Raízen, nem da Ale e nem da Ipiranga. Depende dos impostos. “Ah, porque lá no Paraguai, na Argentina e na Bolívia a gasolina é muito mais barata que a nossa, e nós é que exportamos pra lá”.

Sim, depende de quanto o governo resolveu colocar de impostos. Taxou com muito imposto, ela fica cara. O que que a refinaria e o posto tem a ver com isso? Tem só que contribuir com os impostos.

Gasolina é boa sim! Adulteração é que a estraga

Então a gasolina, repito, é boa, é uma das melhores do mundo. Mas, a refinaria não tem culpa se o dono do posto, ou a distribuidora adultera: põem mais etanol na gasolina do que os 27%, põem mais água no álcool que os 7%,   8% permitidos. Isso não é problema de quem produz a gasolina.

Teve crítica dizendo: “Um absurdo vender gasolina formulada”. Qual que é o problema da formulada? Tem a refinada, que sai da refinaria, e a formulada que é, como diz o nome, montada, formulada a partir de líquidos adquiridos no mercado. A formulada, saibam vocês todos, pode ser melhor do que a refinada, depende de como ela é produzida.

Dúvidas esclarecidas? Pois que todos saibam: eu só estou aqui esperando o depósito da Petrobras na minha conta. Pode ser cheque também. Têm anos que eu sou acusado de recebê-los e jamais caíram nem na minha conta, nem no meu bolso tá.

Gasolina brasileira está entre as melhores do mundo
SOBRE
51 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Alberto Rogatto Filho 30 de julho de 2020

    Que saudades da gasolina azul!!!!

  • Avatar
    Martinho 8 de fevereiro de 2020

    A conclusão que podemos chegar lendo a reportagem e os comentários é que temos uma das melhores gasolinas do mundo, e uma das redes de distribuição e venda de combustíveis mais corruptas e desonestas do mundo.

  • Avatar
    Pepe 8 de fevereiro de 2020

    A gasolina produzida no Brasil pode ser de qualidade, até mesmo tendo 27 % de álcool na formulação…. O que é um absurdo…. Mais certamente o que interessa ao consumidor é a gasolina vendida nas bombas dos postos de combustíveis… Essa certamente é uma das piores do mundo… Sem falar nos preços altos em função dos impostos e as fraudes com o volume de combustível realmente abastecido. Em resumo… Assunto polêmico e muito lamentável para população brasileira… Minha opinião.

  • Avatar
    Evandro de Curitiba/PR 7 de fevereiro de 2020

    Obrigado pelas informações, o senhor foi tecnico e objetivo.

  • Avatar
    Edgard 6 de fevereiro de 2020

    Pensei que o senhor tinha se aposentado depois de falar que óleo de câmbio não se troca.

  • Avatar
    Thiago 5 de fevereiro de 2020

    Aos caros leitores, se forem viajar no carnaval para ficar esperto,por que, há 3 anos atrás, em 2017, passei no posto numa quinta feira,o preço da gasolina estava normal,quando foi na sexta feira que ia começar o carnaval, aumentaram o preço da gasolina, depois ter terminado o carnaval, voltaram o preço normal,a gasolina do Brasil, é mais cara do mundo, a gasolina no Corrégo do Bom Jesus, estar assim R$ 5,25, o diesel S10 R$ 4,19, aos leitores, divulgar o preço da gasolina na sua cidade, vamos mostrar o Brasileiro estar de olho, o povo não aguenta tanta maracutaia nesse país.

  • Avatar
    Luis 4 de fevereiro de 2020

    É pode até ser boa na refinaria, mas na bomba é um lixo, esse governo pilantra nos escravisa

  • Avatar
    Minos 4 de fevereiro de 2020

    Engraçado… Foi citado em uma reportagem da Quadro Rodas, sobre o incêndio do Novo Onix, a própria GM afirma que um dos motivos que podem ter ocasionado, foi a baixa qualidade da gasolina: “este defeito parece manifestar-se principalmente quando o veículo está em baixa rotação, em ambientes de altas temperaturas e condições áridas, e possivelmente em combinação com o combustível de baixa qualidade.”
    E em outro artigo que eu vi, ainda dizia que o consumo do veículo aumentou por conta do combustível de baixa qualidade.

    *
    EDITADO

  • Avatar
    Ivan 4 de fevereiro de 2020

    Pra mim a gasolina brasileira é uma das mais caras e piores do planeta. Primeiro pelo fato de não ser gasolina e sim uma mistura de alcool e gasolina. Não podemos nem dizer que esse liquido é gasolina. É uma alcolina. Sem falar que METADE dela é IMPOSTO. Então podemos dizer que o nosso combustível é o MAIOR LADRÃO de dinheiro do contribuinte do planeta. O resto é papo furado pra boi dormir. Só uso etanol. Pelo menos não misturam “gasolina” nele.

  • Avatar
    Mister Gasosa 4 de fevereiro de 2020

    Caro Boris,
    Creio que este valor de densidade fixo da gasolina seja um divisor de águas, pois assim gasolina batizada por solventes ou etanol não vai ser aprovada por este quesito. Estou correto?
    Porém, agora só falta os nossos parlamentares darem penas mais severas a donos de postos que batizam combustíveis ou roubam na bomba vendendo menos gasolina/etanol do que o comprado. Acho que dono de posto que passa pra trás o povo devia pegar algumas décadas de cadeia.
    Pois em quando a lei for branda o povo vai pagar o pato.

  • Avatar
    Fernando 4 de fevereiro de 2020

    Por isso sou a favor da Petrobras em alguma equipe de Formula 1. Que o diga o desenvolvimento que ela teve quando forneceu combustível para a Williams.

    • Avatar
      Edgard 6 de fevereiro de 2020

      Te lembro que a Willians com a Petrobras foi tão ruim que fez a BMW vazar da F1.

  • Avatar
    ivan vasconcellos 4 de fevereiro de 2020

    Pois é Boris, acho que fui dos poucos, senão o único, que elogiou seu artigo anterior. E ainda digo mais, infelizmente os nossos compatriotas tende a gostar de reclamar de tudo e de sempre botar a culpa no “governo, que tem que fiscalizar”, mas esquecem do bom senso. É IMPOSSÍVEL FISCALIZAR TODOS OS POSTOS DO BRASIL!!!! OS CULPADOS SÃO ALGUNS EMPRESÁRIOS INESCRUPULOSOS!!!
    Não vi ninguém citando nome ou localização dos postos onde abasteceu com produto adulterado. Essa atitude sim, poderia fazer com que outros não caiam na mesma “arapuca” e talvez até provocar o fechamento desses postos.

    • Avatar
      Fernando 12 de abril de 2020

      E os clientes… nunca abastecer em posto com preço abaixo di mercado !! Brasileiro gosta de ser enganado.

  • Avatar
    Marco Aurélio 4 de fevereiro de 2020

    Ressaltando que a nossa gasolina pode ser uma das melhores sim , porém deveria ter órgãos competentes para fiscalizar a finco tanto os postos quanto as refinarias pois o que chega para nos consumidores está bem longe de ser uma boa gasolina.

  • Avatar
    Narciso 4 de fevereiro de 2020

    Obrigado pelas informações, ñ sabia nada disso.
    Obrigado pelo tempo gasto para me informar.

  • Avatar
    Gerson Costa 4 de fevereiro de 2020

    Só se for a exportada

  • Avatar
    Camilo 4 de fevereiro de 2020

    Como disse, tive um comentário excluído. Vou resumir para testar a seriedade da página.
    Disse que nosso combustível derivado de petróleo é imbatível em muitos itens. Chamo de alcolina, dado o teor recorde de álcool nela existente. Primeiro dos itens dos quais não há igual no mundo. Teor ‘oficial’ de 27%.
    Um outro fator imbatível são os trambiques relativos ao volume. Fato já comprovado até pela colunista Nora Gonzalez, do site Autoentusiastas.
    E por último, para nos restringirmos, os tributos. Este sim. Não há precedentes no mundo. No texto da reportagem tem uma referência aos tributos, ali erroneamente chamados de impostos: “preço da gasolina: quase 50% é imposto”. Cinquenta por cento? Onde? Desde quando? Amanhã ?
    Antes de fugir da escola já havia aprendido a fazer contas.
    Fato, tenho o cupom fiscal do abastecimento. Paguei o total de R$170,02 por 35,79 litros. Deste total, está lá descrito, R$81,49 são ‘tributos totais incidentes (lei federal 12.741/12). A lei é sobre a especificação do valor no cupom.
    Pois bem. Subtraindo do total os tributos, temos 170,02 – 81,49 = 88,53. Este é o valor efetivo pago pelo produto em si: R$88,53.
    Agora vamos a uma regra de três simples. Se o valor pago pela mercadoria, R$ 88,53, corresponde a 100, quanto representam em relação a ele os tributos, no valor de R$81,49? A conta: 81,49 x 100 / 88,53 = 92,04%. SOMENTE ISSO!!!! ESTA É CONTA REAL.
    Esclareço que estou em Minas Gerais, estado campeão em criação de tributos. Mas acredito que não deva variar muito pelo restante do País.
    Vejamos agora se ao comentário vai ficar.

    • Avatar
      Luis 4 de fevereiro de 2020

      Boa garoto, ele quis dizer que metade do preço final é imposto, isso significa que a gasolina é taxada em quase 100% com bem foi explicado por vc

    • Avatar
      Mauricio 22 de setembro de 2020

      Acho que essa regra de 3 está errada. Na própria formulação já se tem noção dos quase 50%, já que 81.49 é quase metade dos 170.

  • Avatar
    Ângelo 4 de fevereiro de 2020

    A gasolina no Brasil deve ser boa apenas na distribuidora, quando chega no posto para a população o dono do posto já fez as maracutaias dele pra ter lucro. Simples assim, meu irmão mora fora do Brasil, veio fim do ano para cá e uma das coisas que ele disse foi que combustível aqui é uma das merdas que não irá mudar nunca, nem valor e nem qualidade. Ou seja especifique que a gasolina é de “qualidade” na distribuidora, antes de chegar no posto, onde sabemos muito bem que existe N maracutaias dos donos de postos para obter lucro excessivo.

  • Avatar
    Sérgio Machado 4 de fevereiro de 2020

    O problema é a falta de fiscalização nos postos. Não duvido que o nosso combustível seja o melhor do mundo, mas duvido da idoneidade dos donos de postos.

  • Avatar
    Cássio Carlos 4 de fevereiro de 2020

    Nossa gasolina é um lixo, vive estragando bicos de bmw, vw e Honda, tenho Honda e VW, sou vítima dessa gasolina lixo que além de estragar o carro ainda faz a mesma média por litro do etanol, fora do Brasil meus carros fazem o dobro de média e não estragam fácil .

  • Avatar
    Camilo 4 de fevereiro de 2020

    Corrigindo: reportagem relativa à GASOLINA.

  • Avatar
    Camilo 4 de fevereiro de 2020

    Por que será da exclusão? Gostaria de saber. Não fiz nenhum comentário ofensivo. Não disse nenhum impropério. Nenhuma palavra de baixo calão! Queria uma explicação.

  • Avatar
    Camilo 4 de fevereiro de 2020

    Interessante! Fiz ontem um comentário sobre a reportagem relativa à reportagem. Cheguei a lê-la, mas sumiu!!!!!

  • Avatar
    Marco Antonio Silva 4 de fevereiro de 2020

    Parei de colocar gasolina, abasteço só com etanol porque muitas vezes o rendimento do carro é o mesmo tão misturado é o combustível, sabe-se lá com o que.

    • Avatar
      Ivan 4 de fevereiro de 2020

      Verdade. Só uso etanol. Quando abasteço com gasolina ando praticamente a mesma quilometragem. A gasolina tem mais água e alcool que gasolina propriamente dita.

  • Avatar
    Pierre 4 de fevereiro de 2020

    Nossa gasolina tem mais álcool que as outras, quase três vezes mais.

  • Avatar
    João Furlan 4 de fevereiro de 2020

    Não encontrei matérias sobre a laca mercosul.gostsria de saber se pode haver duplicação de placas pelos países.memrs. foi feita alguma divisão de letras para cada país? Agradeço uma matéria

  • Avatar
    Romildo 4 de fevereiro de 2020

    Parabéns pela matéria, excelente.

    • Avatar
      Paulo Lemes 11 de agosto de 2020

      A octanagem da gasolina brasileira é similar à americana, concordo. Mas eles adicionam no máximo 10% de etanol, não é mesmo? Com ¼ de álcool, fica fácil comparar octanagem e afirmar que a gasolina brasileira é tão boa quanto.

  • Avatar
    Helenio Henriques 4 de fevereiro de 2020

    Eu comprei um galão do inimetro, e passei a abastecer somente com ele, o roubo está descarado, o volume do galão nunca bate com o volume da bomba, não compensa, fazer BO, e brigar sozinho. Façam o teste todos voces. Comprem ,usem,testem, e irão ver o que estou dizendo. E lamentável, mas estamos sem representação nesta república de bananas.

  • Avatar
    Fabio 4 de fevereiro de 2020

    Estamos no primeiro metro de uma estrada de seriedade que tem quilômetros a serem percorridos. Se for prender todo mundo que comete irregularidades no Brasil, sairia mais barato cercar o país todo. Vc confia na gasolina que é vendida? Na qualidade da cerveja ( que venha só com ingredientes de cerveja)? Que a picanha não é coxão duro? Que o governo não desvia os impostos arrecadados? Que os sorteios das Mega-Senas acumuladas são serios? Cansei de escrever……

  • Avatar
    Rafael Lemos 4 de fevereiro de 2020

    Bom dia…..então como podemos nós, simples consumidores fazer um teste de qualidade na gasolina comprada?? Algo que possamos fazer em casa com dispositivo simples ou acessível?? Obrigado….

    • Avatar
      Camilo 4 de fevereiro de 2020

      Sem chance. Certa ocasião abastei meu Escort 1,6 a gasolina em um posto próximo a Barbacena, MG. Estava indo para Ubá, MG. A ‘sorte’ foi que estava descendo a serra, senão nem teria chegado. O carro foi arrastando. Chegando lá tive que tirar todo aquele “combustível” do tanque. À medida que ia sendo tirado, ele ia se separando, em duas partes. Tinha a nota fiscal, a prova do ‘crime’. Liguei para a ANP e me disseram que de nada valia. Somente valeria se fosse produzida a prova por eles. Aí disse para que fossem lá então, já que recente. A resposta foi que não havia funcionário disponível para ir….

    • AutoPapo
      AutoPapo 4 de fevereiro de 2020

      Olá, Rafael.

      O próprio posto é obrigado a testar a gasolina para você:
      https://autopapo.uol.com.br/curta/teste-de-combustivel-pode-ser-exigido-por-clientes-em-postos/

      Obrigado e abraço

  • Avatar
    Luciano 4 de fevereiro de 2020

    …cara, não importa o que a porcaria da Petrobrás distribui… o que importa é o que entra no meu tanque… porque o que a Petrobrás fabrica é inalcançável ao consumidor… essa matéria eu já tinha lido e não comentei porque acho que vc vive na Europa! Vá ali no posto agora e me prove! Se vc não tem culpa de que os donos dos postos adulteram o produto… tudo bem… concordamos… mas qualquer um que tenha um veículo que use gasolina aqui no Brasil sabe que gasolina apenas boa é gasolina cara e pouco adulterada.

    • Avatar
      Helenio Henriques 4 de fevereiro de 2020

      Eu comprei um galão do inimetro, e passei a abastecer somente com ele, o roubo está descarado, o volume do galão nunca bate com o volume da bomba, não compensa, fazer BO, e brigar sozinho. Façam o teste todos voces. Comprem ,usem,testem, e irão ver o que estou dizendo. E lamentável, mas estamos sem representação nesta república de bananas.

  • Avatar
    Vagner Trindade 3 de fevereiro de 2020

    Esse velho tá gaga coitado até a Petrobras dá dando risadas da história inventada por ele falou tanta besteira q logo a família dele vai o levar para um hospício ou sei lá pra uma cada de repouso….sabe de nada inocente a gasolixo desse país chamado Brasil nunca foi e nunca será entre as melhores desse mundo….gaga Boris Feldman

  • Avatar
    Camilo 3 de fevereiro de 2020

    Tem mais coisa em que nossa alcolina é imbatível. Uma delas: os declarados 27,9% de álcool. Por que o 0,9 além dos 27? Porque o governo queria colocar 27,5%, mas como não havia meios de aferir décimos ou frações, optou-se pelos 27%. Mas nada me convence que fica em 27 se não há forma de fiscalizar os décimos. Então porque não colocar só mais um pouco, não é? A outra: os tributos. Ó xente!!!! Quando fugi da escola, já havia aprendido a fazer contas! Quase 50%? Onde? Desde quando? A partir de amanhã? Um exemplo real. Abasteci, tenho a nota, R$170,02. Tributos totais incidentes: R$81,49. Ou seja, CUSTO DO PRODUTO EM SI: R$88,53. Ora, ora, ora. Se fossem 50%, deveria pagar 88,53 x 1,5 = R$132,79. Mas paguei R$170,09. Regra de três: 88,53 é 100. Os tributos 81,49 é X. A conta 81,49×100/88,53=92,04%! Simples assim. Este é o nosso tributo sobre a alcolina – me recuso a chamar de gasolina. Estes são dois exemplos da imbatibilidade de um de nossos combustíveis. Fora a pilantragem no volume, na quantidade além dos 27,9% etc etc etc

  • Avatar
    Helio Antônio russi 3 de fevereiro de 2020

    Caro Sr pegue seu veículo e vem abastecer aki na esquina onde moro capital SP região Norte em conhecer a melhor gasolina do Brasil, vai mudar sua teoria sobre gasolina que consumimos pare de falar asneira vc foi comprado pela Petrobras isso sim perdeu toda sua moral em falar nesse assunto nossa gasolina não é a melhor só pesquisar com a maioria dos consumidores brasileiro

    • Avatar
      José 4 de fevereiro de 2020

      Acho que você tem que trocar de posto, ao invés de ir no da esquina de casa, ir mais longe um pouco pois esse está passando a perna em você nitidamente com gasolina adulterada, as vezes ir mais longe sai mais barato que abastecer no posto do lado de casa e estragar o motor de seu carro além do bolso que não aguenta abastecer toda semana.

  • Avatar
    Jose Augusto Consul 3 de fevereiro de 2020

    Boris você defende a gasolina formulada então me explica :
    A ANP autorizou a produção e venda da gasolina formulada em 2011 e segundo uma reportagem de 2013 (link anexo), a ANP autorizou desde que ela seja vendida a um preço mais baixo, se ela é boa por que tem que ser obrigatoriamente vendida a um preço mais baixo?
    https://youtu.be/eSgs6QkVAOI

  • Avatar
    José 3 de fevereiro de 2020

    Creio que a qualidade além de variar de posto pra posto, também depende da gente ir atrás. Eu mesmo ando quase 30km ida e volta só pra abastecer em um posto de confiança, gasolina em preço razoável, nunca deu problema e rende muito. Mas já abasteci em outros que até chegar em casa já foi no mínimo uma bolinha do marcador. E ter bandeira não garante qualidade, igual não ter bandeira não significa ser ruim, tem um posto em outra cidade, que quando viajamos só vamos nele pra abastecer e voltar pra casa e rende bastante, mesmo sem ter bandeira o posto. Então a gasolina aqui é muito boa, o que não presta é a ganância de alguns donos de postos que querem lucrar um absurdo mesmo coloca do em risco o motor dos veículos de seus clientes, eu se não gosto nunca mais volto no posto, de mim não arranca mais dinheiro.

    • Avatar
      Tiago 4 de fevereiro de 2020

      Único a fazer um comentário decente, sensato e coerente. Parabéns!
      Eu sou frentista, todo combustível q chega n estabelecimento onde trabalho e periciado. O solo do local e constantemente analisado p checar se há contaminação. Nossos tanques são corriqueiramente testados. Isso pq representamos uma empresa séria e comprometida c qualidade.
      No entanto ninguém precisa acreditar exceto naquilo q lhe convém.
      As pessoas gostam de parecer “fodonas” chingando e desprezando outros, qd No fim, sequer sabem o w estão falando.
      Uma coisa é verdade: brasileiro não sab nem interpretar texto, qt mais buscar informações.
      Lamentável…
      Se acham o preço caro, o que também acho, vai uma dica: andemos mais a pé e menos motorizados rsrs
      Um abraço!!

  • Avatar
    Rodrigo 3 de fevereiro de 2020

    Excelente análise. Se os postos fizessem a parte deles sem nos prejudicar, ninguém ia reclamar dos combustíveis, a não ser o preço como eh de praxe…

  • Avatar
    quiterio 3 de fevereiro de 2020

    a gasolina no Brasil não é tão boa não porque chega para nós com mistura de 25 por cento de álcool

  • Avatar
    Leo 3 de fevereiro de 2020

    Ótima matéria, aprendi bastante.

  • Avatar
    Reginaldo 3 de fevereiro de 2020

    Falam que a gasolina aqui do Brasil está entre as melhores do mundo, acho que pode até ser, mais só enquanto está na refinaria, porquê chega para nós consumidores adulterada muito ruim… Cadê a fiscalização da própria Petrobrás, se fiscalização existisse para as distribuidoras e postos aí teríamos combustíveis adequado pelo que pagamos, rio verde Goiás 4.98 o litro, isso e uma vergonha nacional, e todos os postos com preços iguais. E quando diferenciam o preço e só de 2 centavos

  • Avatar
    Daniel 3 de fevereiro de 2020

    Eu não sei aonde está essa gasolina maravilhosa, acabei de perder a garantia de um carro com 15000km por problemas no combustível. Só abastecendo em postos com bandeira. Vc pode ter razão, temos a das melhror gasolinas do mundo, mas o que adianta se não chega ao consumidor? A fiscalização faz parte do processo, a gasolina que vale é a que eu abasteço no posto, se ela não presta, nada presta.

Avatar
Deixe um comentário