Gasolina brasileira não é cara. Mas só para quem ganha em dólar…

O preço do derivado do petróleo por aqui é inferior à média mundial. Mas, além de cara em reais, ainda se leva gato por lebre

precos do combustivel ilustracao
Levantamento aponta que a gasolina mais cara do mundo custa mais de R$ 14 o litro (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 23/10/2021 às 07h30
Atualizado em 25/10/2021 às 21h09

Os preços dos combustíveis não param de subir. A gasolina já passou de R$ 6,00. E de R$ 7,00 em alguns estados. Quanto ela representa no bolso do brasileiro no fim do mês?

Se ele roda – em média – 1200 km mensalmente e supondo-se o consumo de um carro compacto ou médio (10 km por litro na cidade), são cerca de 120 litros por mês.   Considerando-se um preço médio de R$ 6,50, o total mensal é de R$ 780,00. Apesar de alta, uma conta até otimista, pois supõe um carro relativamente novo: os mais velhos bebem ainda mais. E, se roda mais que a média, o valor pode beirar os R$ 1.000. Assista ao vídeo:

VEJA TAMBÉM:

Abaixo da média mundial

De acordo com pesquisa feita esta semana pela Global Petrol Prices, o preço médio mundial da gasolina é de U$ 1.22, ou R$ 6,83 (U$ 1 = R$ 5,60). A nossa é muito cara, mas ainda abaixo: U$ 1,146, ou R$ 6,42 o litro.

Pelo mesmo site, a gasolina mais cara do planeta está em Hong Kong: R$ 14,54 o litro. Em segundo lugar a Holanda com R$ 12,62. Fecha o pódio a da Noruega (apesar de grande produtora de petróleo…) por R$ 12,42.

A gasolina mais barata do mundo

As mais baratas são encontradas na Venezuela, Irã e Sudão. O primeiro país é ponto fora da curva, pois tem preço simbólico: U$ 0,04 = R$ 0,224, mas com limite mensal de 120 litros por automóvel. Também muito barata no Irã:  R$ 1,28. E na Síria, por R$ 1,50 o litro.

Como brasileiro não ganha em dólar e o câmbio distorce valores, pode-se também tomar como base o salário mínimo (SM). Neste caso, houve grande variação do poder de compra da gasolina nos últimos 20 anos.

O pior deles foi 2004, pois o SM de R$ 206 permitia comprar apenas 103 litros. Em 2017 o brasileiro teve a gasolina mais barata do período: 254 litros com 1 SM.

Hoje? Com preços subindo sem parar, R$ 1.100 (SM) adquirirem apenas 169 litros.

Como explicar tanta diferença?

Se a gasolina é uma “commodity”, ou seja, produto padrão com preços estabelecidos internacionalmente, por que tanta diferença pelo mundo?

Porque há vários fatores que influem no custo final para o consumidor, muitos dependentes da política governamental, como os impostos federais e estaduais. Também os custos de armazenagem e distribuição, fora a margem de lucro dos distribuidores e postos. E, claro, a variação cambial.

No Brasil, a composição de custo deve levar em conta também a adição do etanol anidro. O preço final do litro se distribui em cerca de 35% no custo da refinaria, 38% de impostos federais e estaduais, 17% referente ao etanol anidro e apenas 10% para os custos de distribuição e venda ao consumidor.

Petróleos diferentes

Outra variação significativa do preço está na qualidade do petróleo de onde deriva a gasolina, pois ele pode ser leve ou pesado. O primeiro é o de maior valor, pois produz combustíveis mais nobres como a nafta, gasolina e gás. Já o mais pesado (e que vale menos) é usado para a produção de óleo combustível, por exemplo, com alto teor de enxofre. Existem ambos no Brasil, mas a maior parte do que se extrai ainda é o de maior densidade (pesado). E que implica em maior custo de refino.

Atualmente, 94% do petróleo refinado já é extraído no país, mas, mesmo assim ainda se importam combustíveis e, por isso, tanto o preço internacional como a variação cambial influem no custo da gasolina e diesel.

E a qualidade?

A qualidade do combustível também influi no preço final. Diversos países oferecem gasolina de baixa octanagem e densidade e alto teor de enxofre. A nossa foi padronizada no ano passado pela ANP para densidade mínima de 715 g/litro, octanagem de 93 RON e teor de enxofre de 50 ppm. E se equipara, nestes padrões, às melhores do mundo.

Entretanto, o governo brasileiro prejudica nossa gasolina ao exagerar a adição do etanol anidro que substituiu o chumbo tetraetila. Cedeu à pressão dos usineiros e elevou o percentual para 27% (25% na premium). Ou seja, mais que o necessário para aumentar sua octanagem e ainda reduz seu poder energético.

No frigir dos ovos, o brasileiro paga caro pela gasolina e ainda leva ¼ de álcool, que aumenta o consumo. Gato por lebre…

10 principais dúvidas do motorista ao abastecer com gasolina

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
36 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Feio 3 de dezembro de 2021

a pobralhada ostentadora tem que se arrombar mesmo kkkk lugar de pobre é em ônibus, pode jair treinando pra ir a pé ahsushs

Avatar
yuri 15 de novembro de 2021

No dia em que haver duas bombas de gasolina, uma com 10% de etanol, uma com 30% de etanol, todo mundo vai na de 10%. O mesmo para o diesel, uma bomba sem e uma com biodiesel, todo mundo vai na sem biodiesel. Até os ecomarxistas irão no combustível com menos adições.

Avatar
Georges C. Costaridis 1 de novembro de 2021

Holanda e Noruega tem preço caríssimo porque querem implementar o uso de fontes alternativas. A Venezuela é extratora de petróleo, como aqui. Lá tem a decência de fornecer o produto beneficiado, a um preço surreal. Por aqui não precisava tanto, mas… A gloriosa Petrobrás pega o preço internacional, tira 32% dele e cobra preço cheio. Não é a única culpada pela agiotagem, mas também participa. E o eficientíssimo Confaz ( de conta) , entre um uísque e outro, ri às gargalhadas da taxa “modesta” de ICMS, que nunca é abaixo de 23% e ainda leva em conta preço médio de período anterior. Ou seja, além de cobrar imposto absurdo ainda sobretaxa o valor a um custo aumentado constantemente.

Avatar
oliveira 1 de novembro de 2021

E o norte americano trabalha 1 segundo para comprar um litro de gasolina o brasileiro se estiver empregado trabalha 5 horas e talvez ele compre um quilo de arroz ao invés de gasolina ,o problema da gasolina da inflação e/outros estão no dólar então porque o ministro ou o presidente do BC não vende os 390 bilhões de dólares que o PT deixou no caixa para ver se não abaixa.

Avatar
Jusemar 1 de novembro de 2021

Lamentável que vc faça um artigo justificando o alto custo de nossos combustíveis, depreciando o mesmo pela colocação do alcool(menor poluição) e escondendo o verdadeiro motivo: PPI. Vc deveria explicar pq temos que acrescer ao preço do nosso petróleo os custos de importação e demais taxas portuárias e cotá-lo em dólar quando o seu custo de produção é em reais. Seria o mesmo que a China, maior exportador mundial com os melhores preços, abandonasses os seus custos e adotasse, por exemplo, o custo dos EUA, Ou seja, abandonasse suas vantagens comparativas. A Política do governo para com a Petrobrás é de destruição da empresa com a venda de suas partes mais lucrativa privilegiando a importação de gasolina e demais derivados, em uma ladeira em direção a venda exclusiva de petróleo bruto. Negociatas absurdas, como a venda dos oleodutos,l da BR, A tudo vc se cala. Até entendo, um Boris Feldman não teria preocupação com essa nação.

Avatar
Allan 30 de outubro de 2021

Nossa sempre tem um site pra defender os preços de alguma coisa,quer comparar o Brasil com outros países, aqui e pura vergonha,o país lidera a vergonha alheia

Avatar
Alex 30 de outubro de 2021

A gasolina na Argentina ta R$3,10. A fila d brasileiros está imensa p abastecer. Pena q ñ moro na fronteira. Kkkkk

Avatar
Rubson 30 de outubro de 2021

Interessante… Não Argentina, Paraguai, Bolívia a gasolina de melhor qualidade é bem mais barato, tanto que brasileiros atravessam a fronteira para abastecer enfrentando longas filas.
Algo está muito errado aqui no Brasil. O que será???

Avatar
Horacio 29 de outubro de 2021

Um dos problemas do Brasileiro é que está acostumado a pagar a conta sem prestar muita atenção pelo que está realmente pagando. O ICMS é aplicado sobre o valor total da Nota Fiscal (que já tem outros impostos no valor, imposto sobre imposto). Na maioria dos Estados o ICMS sobre a maioria dos bens, beira a extorsão. Aqui no RJ sobre os R$7,00 da gasolina, R$2,38 é de ICMS… Brincadeira né? Recomendo que olhem também, com cuidado, suas contas de energia elétrica, gás, água, tv, internet, etc. e prestem atenção no valor dos impostos aplicados… Aos que se derem ao trabalho de estudarem suas contas, compartilho sua dor. Realmente dá (muita) raiva.

Avatar
Georges C. Costaridis 1 de novembro de 2021

Quase ninguém tem o costume de olhar naquele canhoto fiscal amarelo o quanto em imposto está sendo pago. Realmente não é fácil sustentar tanto vagabundo. Quase 2,2 TRILHÕES em impostos pagos até o momento e os nobres com a maior cara dura justificando furar o teto fiscal.

Avatar
Hélcio B Silva 29 de outubro de 2021

Tem aquelas baboseiras de que “o petróleo é nosso”, mas temos que pagar muito caro por ele. A Petrobrás coleta e refina (coisa que empresários amigos de políticos não sabem fazer), então, a parte mais lucrativa, que é a distribuição, fica com eles, com a saída de cena (premeditada e maldosa) da BR. O absurdo preço também da energia elétrica, onde pagamos bandeira vermelha atualmente, tem o preço elevado por usar um diesel caro, recheado de impostos. As classes médias e altas, pagam uma energia cara, mas as classes C, D e E, pagam bem mais caro, já que as quedas constantes e as oscilações de tensão danificam seus aparelhos (as companhias indenizam quem as acionam na justiça, mas menos de 1% faz isso). Quedas de tensão também fazem as medições dispararem. Concluindo: Os pobres recebem coisas de segunda linha e pagam mais caro por elas. BORIS, o povão vai mal, mas deles só o dinheiro e o votos importam.

Avatar
Paulinho 29 de outubro de 2021

Calma pessoal, o verão tá aí batendo na porta, daí tem cerveja gelada, carnaval, muita bhunda na tv e nas praias, quem é que vai mais dar bola para preço de combústivel? Quando passar as festas que brasileiro adora, tome ferro!!! Em março o governo ja elevou o preço do coquitel chamado gasolina para R$ 12,00.E recomeça toda choradeira novamente.Isto aqui é Brasil minha gente!!!Todo povo tem o governoh que merece!!

Avatar
Alex 29 de outubro de 2021

Infelizmente p favorecer acionistas o governo permite q os preços do combustível subam sem limites,bem acima dos reajustes salariais. Infelizmente a alta nos combustíveis geram inflação alta pois tudo aumenta levando em conta q o transporte de produtos essenciais depende do combustível. O combustível aumentando é repassado p o consumidor final. E o desemprego vai aumentar ainda mais,até Dezembro a gasolina vai bater os 10 reais. É muito revoltante

Avatar
Horacio 29 de outubro de 2021

Caro Sr. Alex, acionistas são indivíduos ou empresas que emprestam dinheiro para empresas crescerem. Sem acionistas, sem crescimento ou pior, mais impostos…

Avatar
Alex 29 de outubro de 2021

Eu concordo q os acionistas tem q ter lucro mas a coisa ta muito exagerada . O combustível q a Petrobrás exporta sai mais barato d q pra nós mesmo c fretes e encargos sai mais barato. É justo isso? A gasolina ja subiu 73% . E os salários subiu quanto? E quem compra ações d empresas sabe q é operação d risco, ja compra sabendo

Avatar
Horacio 29 de outubro de 2021

Prezado Alex, entendo suas considerações, mas deve levar em conta que nosso petróleo é do tipo pesado e menos valorizado no mercado internacional. Isso gera uma diferença desfavorável para nós. Em relação aos acionistas, é claro que assumem riscos, mas riscos calculados. O pessoas estuda previsões do mercado futuro, hipóteses de aumento de consumo e crises, tudo está na mesa, mas quando se controla preços ou lucros da empresa é um efeito artificial que bagunça o jogo. Seria como jogar na Roleta num cassino e essa Roleta ser manipulada pelo croupier.Eu não apostaria numa Roleta manipulada. Não sei onde moras, mas aqui no RJ o ICMS sobre a gasolina é de 34% sobre o valor total da nota fiscal! Os R$7,00/L e desse valor, R$2,34 vão para o governo do estado, é de chorar… Eu até pagaria de bom grado se tivesse serviço de saúde decente, escolas publicas boas, segurança pública funcional, pavimentação das pistas bem sinalizadas e sem a buraqueira atual e outras coisas que sugam nossas carteiras. Saudações.

Avatar
DAVIDSON DE OLIVEIRA RODRIGUES 6 de novembro de 2021

Horácio liberal. Acionistas são parasitas. Pare de defender o mercado, o objetivo da empresa não é enriquecer meia dúzia de brancos e sim favorecer PS brasileiros. Na época da Dilma tinha foto dela de perna aberta nos carros

Avatar
Horacio 10 de novembro de 2021

Davidson, Acionistas na sua grande maioria, são pessoas físicas comuns que aplicam o dinheiro que sobra de seus salários em empresas. O objetivo é não precisar contar com as tetas do governo ou ter que mamar em ONGs para sobreviver no futuro, dependendo da merreca do INSS. O Sr. mencionou a Dilma, ok. Procure se informar sobre o que aconteceu com o dinheiro dos brasileiros jogado no Polo petroquímico COMPERJ e na Refinaria de Passadena que fica nos EUA. Sim, existem “acionistas” parasitas…

Avatar
Oliveira 28 de outubro de 2021

A gasolina daqui é mais barata e a renda percapta é o salário mínimo se ganhassemos como os americanos ganham seria barata sim, nos Estados Unidos trabalha-se um segundo para comprar um litro no Brasil quem tem emprego trabalha 1 dia.

Avatar
Leonardo 28 de outubro de 2021

Por incrível que pareça o preço do diesel aqui é igual ao praticado nos EUA.Agora a gasolina não. Porque não dolarizamos o preço da gasolina aqui no Brasil? Nós não seguimos é o mercado internacional? Preço do petróleo lá fora e a conversão do dólar.!!!O galão nos EUA de 3,78 l está em $3,34. O litro sai a $0,88,R$5,01 na cotação de hoje.

Avatar
Marcos Rolim 28 de outubro de 2021

Vc esqueceu que os impostos nos EUA são bem mais baixos do que os praticados no Brasil?
Nós NUNCA iremos pagar um imposto barato, o Brasil está inchado após administração dos governos após o regime militar.

Avatar
Rafael 29 de outubro de 2021

Enquanto isso a Petrobrás tendo lucro em trilhões de reais no primeiro semestre do ano, e ainda vem com aquela conversinha que não recebe quase nada pelo litro de combustível comercializado.

Avatar
Demes Nunes 28 de outubro de 2021

A questão é que mesmo que toda gasolina fosse produzida aqui, extração, refino..com a política de preços de paridade internacional, adotado após o golpe contra Dilma, os preços estão a mercê do câmbio e instabilidades políticas econômicas, o que esse governo é mestre em fazer, estamos reféns de mercenários, que ganham com refino fora do país e com a desvalorização da moeda.

Avatar
Renato 24 de outubro de 2021

O problema e que o brasileiro aceita tudo, na minha opinião se nós brasileiros somos donos da Petrobrás,seria mais que justo pagarmos o por um preço justo porquê a nossa moeda e real não dolar

Avatar
Paul Muadib 28 de outubro de 2021

E porque acha que somos donos da Petrobras ? O governo tem pouco mais de 50% das ações com direito a voto, somente isso.

Avatar
Gumar 28 de outubro de 2021

Que história é essa de que somos donos da Petrobrás? A Petrobrás é uma empresa de capital aberto cuja participação do governo corresponde a aproximadamente 40%. Só porque o governo é dono de 40%, somos dono?

Avatar
Cristiano Thomaz Souza 24 de outubro de 2021

Nem precisa muito pois o brasileiro mesmo se faz de bobo aceitando tudo,reclama horrores que não serve pra nada, a nossa moeda é real, dólar é pra ricos, nossa realidade é gasolina cara e ruim enquanto a de qualidade é exportada pra fora muito mais barata, isso acontece com todo produto brasileiro, o povo pobre sempre paga pato e tá cada vez pior

Avatar
Fernando 23 de outubro de 2021

E o álcool? Porque ele subiu tanto? 30 mil motoristas de aplicativos devolveram os carros pras locadoras. O Mico desse presidente conseguiu desempregar os desempregados. Meu Deus. PT quebrou a petrobras e o Bozo quebrou os brasileiros.

Avatar
Paul Muadib 28 de outubro de 2021

PT quebrou Petrobras onde ?

Avatar
Georges C. Costaridis 1 de novembro de 2021

Pasadena, pra começar. E tem outras estórias registradas pela imprensa. Segurar irracionalmente o preço para ficar bonita na foto foi outra.

Avatar
Georges C. Costaridis 1 de novembro de 2021

Eu acredito que refinaria de álcool não deva ter controle algum de custos pois simplesmente ancoraram o gancho no preço do petróleo e vai acorrentada no foguete que leva o preço da alcolina às alturas. “Só não deixa passar, nem pra cima e nem pra baixo de 73% tá?”.

Avatar
Santiago 23 de outubro de 2021

A maior parte do nosso combustível, para o consumo interno, é produzido e refinado aqui mesmo – a custos essencialmente locais. Enquanto uma menor proporção precisa ser importada, bem como alguns insumos utilizados no refino local – a custos internacionais, em dólares.
Portanto poderíamos perfeitamente praticarmos preços finais diretamente atrelados a uma “CESTA DE CUSTOS”, o que certamente faria os atuais preços despencarem a um patamar muito mais praticável.
Seriam preços realmente justos, com lucros, e que beneficiaram a todos.
Ah sim, o mercado financeiro chiaria. Mas ele sempre chia quando os ganhos vão pra população e pros setores verdadeiramente produtivos.

Avatar
Paulo Rubem Prestes 23 de outubro de 2021

Pelo jeito o colunista escreve de acordo com o humor de cada dia. A não muito tempo, em matéria semelhante, elogiou a qualidade da nossa gasolina, hoje descamba o pau.

Avatar
Boris Feldman 23 de outubro de 2021

Continuo elogiando e afirmando estar entre as melhores do mundo. Quando sai da refinaria.
Mas, depois da adição de etanol e do posto desonesto adulterar…

Avatar
Edson Souza Pinto 25 de outubro de 2021

Ótimo Boris! Parabéns pela matéria!

Avatar
Sir.Alves 27 de outubro de 2021

Boris, acho um crime ainda mais vil a adulteração do etanol com água de torneira… não é possível que alguém já não tenha tido problema de calço hidráulico! Tem posto que quando abasteço, meu cano de escape mais parece uma torneira de jardim pingando… preocupado! Parei de usar etanol.

Avatar
Deixe um comentário