Gasolina formulada é melhor ou pior que a refinada?

Entre os tipos de gasolina, a formulada ainda é pouco conhecida da maioria dos motoristas. E muitos ficam com receito se ela é adulterada ou não

gasolina formulada boca no trombone
Por Boris Feldman
Publicado em 30/11/2018 às 16h30
Atualizado em 08/12/2018 às 10h34

Alguns postos vendem também a gasolina formulada, enquanto outros só oferecem a refinada, que pode ser a comum ou a aditivada. Mas, afinal a formulada é confiável?

[TRANSCRIÇÃO]

Criou-se um novo mito do Brasil: você passa no posto de abastecimento e está lá a faixa – Não vendemos gasolina formulada. Por que isso? Que que tem a gasolina formulada? Não tem nada, o problema é que existe a refinada, que vem quase que diretamente do petróleo. É a refinada que vem da refinaria, a formulada é montada a partir de líquidos adquiridos pelo produtor dessa gasolina.

Mas a formulada é muito ruim? É de baixa qualidade? Negativo. A formulada tem a mesma qualidade que a refinada, pode ser menor, mas pode ser melhor, depende dessa formulação. O que os postos estão querendo é te enganar dizendo: Se é formulada é ruim, se é refinada é boa. Nada disso, a honestidade ou desonestidade está no posto que te vende a gasolina, o etanol, o diesel. A distribuidora não manda gasolina, nem álcool, nada adulterado. Quem adultera é o posto. Se o posto for honesto, de sua confiança, pode comprar formulada, refinada que não tem diferença.

gasolina formulada
Gasolina formulada | Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
valter 11 de março de 2021

a gasolina formulada e de qualidade inferior a gasolina refinada sim, tanto é que custa bem menos que a gasolina refinada para os postos.

Avatar
Rafael P 29 de outubro de 2020

Velho mentiroso. Gasolina formulada rende menos, suja mais o sistema e é um produto diferente sim na sua composição.

Avatar
Jorge 4 de agosto de 2020

Aqui no oeste de santa cataria mais precisamente.ipora do oeste,sao joao do peste itapiranga, e sao miguel.nao escapa 1.dos sao gasolina pessima.1 tanque cheio 56 litros.nao roda 400 quilomentros.enquanto que quando ja ta perto de lages a autonomia sobe pra quase 600km.como explicar? Aqui no oeste só vende essa fomulada

Avatar
Rafael P 29 de outubro de 2020

Vamos ver se o velho mentiroso pode explicar. Esse cara é comprado pelas empresas e, via de regra, fala bobagens com tom de arrogância.

Avatar
Deixe um comentário