Conhece gravel bike? A bicicleta ideal para asfalto e estradas de terra

A gravel bike é projetada para rodar bem nas estradas em qualquer condição, seja asfalto, estrada de terra batida ou cascalho

giovanna fischer
A versatilidade é a marca registrada desse tipo de bicicleta. (Foto: Arquivo Pessoal | Divulgação)
Por Camila Melo
Publicado em 24/04/2022 às 10h03

As gravel bikes ganharam força nos últimos anos aqui no Brasil e a sua versatilidade é uma das qualidades que tem feito os ciclistas optarem por esse modelo na hora de investir em uma nova bicicleta. Mas afinal, o que é uma gravel bike? Vale a pena ter uma? Te conto ao longo desta matéria.

VEJA TAMBÉM:

O que é gravel bike?

A gravel bike é projetada para rodar bem nas estradas em qualquer condição, seja asfalto, estrada de terra batida ou cascalho. Por isso esse modelo reúne as características das bikes de estrada e mountain bikes.

Uma gravel bike possui configuração semelhante também com a bike de cyclocross, porém com pequenas diferenças. Começando pela geometria, que tem maior distância entre eixos, caixa de direção com ângulo ‘relaxado’, e chainstays compridos. Essas medidas garantem mais conforto e estabilidade a gravel bike, tanto para desenvolver velocidade no asfalto como no cascalho e terra, sem que o ciclista encontre muitas dificuldades.

A maior parte dos modelos das gravel bikes possuem guidão drop bar (bem abertos na área dos manetes de freio), garfo rígido e freios a disco (mecânicos ou hidráulicos). Já os pneus são mais robustos e estão mais próximos da largura que é vista em mountain bikes. Desta forma, sendo mais largos, ele proporcionam mais conforto e maior tração em terrenos de terra, principalmente com pedras soltas.

A relação de marchas varia, podendo ser 2×10, 2×11, 1×11 etc., que funcionam bem em terrenos íngremes e descidas

Principais vantagens?

Gravel bike na trilha foto: giovanna fischer
Modelo se destaca a versatilidade do modelo (Foto: Giovanna Fischer | Divulgação)

Como já falamos por aqui, versatilidade é uma das maiores qualidades da gravel bike, mas ela também possui um ótimo custo-benefício, se comparada a uma bicicleta exclusiva para MTB ou estrada

Elas são bicicletas leves e excelentes para cicloviagens (sendo fácil acomodar bagageiros e alforjes) e ainda oferecem um alto desempenho, muito conforto e diversão.

“A gravel bike é diversão, o que me encanta nesla é a versatilidade, poder escolher pedalar em vários terrenos e, principalmente, estar em contato com a natureza”, afirma a ciclista Jéssica Röpcke que ​​pedala desde 2015, e de gravel há pouco mais de um ano.

Gravel bike nacional: 3 opções

Diante da popularização das gravel bikes por aqui, as marcas nacionais também começaram a investir e lançar novos modelos para os ciclistas da modalidade. Conheça algumas opções disponíveis no mercado:

1. Pampero Gravel- Audax

gravel bike audax divulgacao

Quadro Alumínio 6061, eixo E-THRU tipo parafuso, transmissão Shimano Grx RX812 11V e pneus Continental Contact.

2. Versa Comp – Sense

gravel bike sense divulgacao

A gravel bike da Sense tem quadro em alumínio 6061 T4/T6 hidro formado, dupla espessura, cabamento interno. Transmissão Shimano Sora 2x9v e pneus Schwalbe G-ONE 700*40c.

3. Gravel Aro 700- Show

gravel bike show

Quadros Gravel Show são fabricados em alumínio liga 6061, com transmissão Shimano Claris 2×8 e pneu Kenda.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Elcio 14 de julho de 2022

Não consigo entender a ausência da suspensão numa bike gravel, pois ela aumente e muito o conforto em determinados terrenos. Ou ponto é a questão do guidão, pois andar longas distâncias com esse modelo de guidão causa desconforto, como citado pelo nosso amigo.

Avatar
Luix 28 de junho de 2022

Nas “gravels” importadas, há uso massivo de bagageiros, mas aqui o povo tem vergonha de ser rotulado “cafona”. Pena que o seu guidão continua desconfortável, o que causa cansaço e problemas na coluna lombar

Avatar
Alberto Sérgio Chagas 25 de abril de 2022

Você podia ter mencionado a Dinâmica Guará

Avatar
Deixe um comentário