[0 km x usado] Honda City EX AT x Toyota Corolla GLi 1.8 CVT 2017/2018

A mais acirrada rivalidade do mundo automotivo ganha novo capítulo com dois sedãs de categorias diferentes, mas com preços próximos

comparativo corolla gli city ex
Por Fernando Miragaya
14 de outubro de 2018 15:00
Especial para o AutoPapo

Honda e Toyota protagonizam uma rivalidade particular na indústria que favorece, principalmente, seus consumidores. Afinal, você pode desfrutar das mesmas reputações de “carro que não quebra” e que prezam pelo conforto, tanto se quiser um City 0 km como se preferir um Corolla 2017 / 2018. Ambos estão na faixa de R$ 77 mil. Confira qual “japonês” combina melhor com o que você precisa e analise quesito por quesito qual se sai melhor.

Desempenho e prazer ao dirigir

City Corolla
3 ★★★☆☆ 4 ★★★★☆

Quem quer arrojo e performance está no lugar errado. O Honda City 2019 e o Toyota Corolla 2017 / 2018  conquistam justamente pelo conforto no rodar e no desempenho normal, e isso fica claro no câmbio CVT com sete marcha simuladas que equipa os dois sedãs.

No caso do Honda City 2019, a caixa continuamente variável trabalha com o motor 1.5 16V de 116/115 cv com comando simples no cabeçote e variação de válvulas na admissão. Conjunto que empresta um desempenho bastante pacato e linear ao City, com saídas de semáforo e respostas ao acelerador suficientes para se trafegar pela cidade. Na estrada, o modelo demora a embalar e as retomadas requerem paciência, pois o motor só vem em sua plenitude acima das 4.000 rpm. O melhor nas ultrapassagens e na serra é apelar para as mudanças sequenciais nas aletas do volante.

Honda City EX enfrenta Corolla seminovo em comparativo
Honda City EX

O Corolla 2017 / 2018 vence neste quesito justamente pela calibragem da transmissão. Trata-se de um dos melhores acertos de câmbio continuamente variável do mercado, com marchas bem simuladas e sem aquela sensação de enceradeira. Apesar de não ter acelerações instigantes, o 1.8 16V de 144/139 cv é mais que o suficiente para o trânsito urbano e até faz sua graça na estrada. As retomadas, porém, também merecem atenção, pois o motor demora um pouco a responder antes das 4.000 rpm.

Toyota Corolla GLi enfrenta Honda City EX
Toyota Corolla GLi

Segurança

City Corolla
3 ★★★☆☆ 5 ★★★★★

A linha 2018 do City 2019 ganhou airbags laterais dianteiros, totalizando agora quatro bolsas. No entanto, deve em itens, principalmente o ESP. Só sai de fábrica com Isofix, repetidores de setas, câmera de ré e luzes de condução diurna. Essa segunda geração do sedã da Honda data de 2014 e usa a mesma boa plataforma do Fit, com eficiente rigidez da carroceria e comportamento dinâmico equilibrado na estrada. A comunicação entre rodas e volante se mostra precisa até 100 km/h e em curvas mais ousadas o carro faz menção de sair de frente. No Latin NCAP, antes de receber os airbags a mais, já tinha obtido a pontuação máxima de cinco estrelas na proteção a adultos e de quatro, para crianças.

A linha 2017 foi a redenção para o Corolla, que, finalmente, passava a ter controles de estabilidade e de tração e sete airbags para toda a gama. Assistente à partida em rampas, Isofix e repetidores de setas completam a tímida lista. Esta quarta geração brasileira também data de 2014 – muda no ano que vem -, mas se destaca pela qualidade de construção e estabilidade na estrada e na cidade. Nesse mesmo ano, recebeu o máximo de cinco estrelas nos testes do Latin NCAP na proteção para adultos, e quatro na proteção para crianças.

Espaço interno e conforto

City Corolla
3 ★★★☆☆ 4 ★★★★☆

A posição de dirigir é um dos destaques do Honda. O motorista fica bem alinhado e tem boa visibilidade externa e também dos instrumentos, bem dimensionados no quadro. O acabamento interno foi discretamente aprimorado nesta linha 2018, ainda com muito plástico de textura desagradável, mas com fechamentos e encaixes caprichados. O desenho do painel, porém, continua muito datado e pouco harmônico, com o sistema de ar sensível ao toque e digital destoando do restante do conjunto. No banco traseiro, dois adultos e uma criança têm espaço normal para pernas, joelhos e cabeças. A suspensão traseira por eixo de torção tem calibragem que filtra bem os buracos e melhor acerto que a dianteira McPherson, que reflete muito as vibrações da pista no volante. O isolamento acústico deixa a desejar em altas velocidades.

Motorista também tem boa vida a bordo no Corolla, com bom vão para ombros e joelhos, só que com posição mais altinha de dirigir. O banco traseiro acomoda com conforto dois adultos e uma criança, que desfrutam de bom espaço para cabeças, mas há limitações para pernas e joelhos. O acabamento interno é correto, porém carece de uma dose de sofisticação e de modernidade para o segmento de médios onde o modelo da Toyota compete. O acerto da suspensão lida bem com os buracos, valas e quebra-molas, sem chacoalhar a cabine. O isolamento acústico é eficiente.

Equipamentos

City Corolla
4 ★★★★☆ 2 ★★☆☆☆

Ar-condicionado automático, direção elétrica, trio, ajustes de profundidade e de altura do volante, computador de bordo, controle de cruzeiro, chave tipo canivete, banco do motorista com regulagem de altura, encostos traseiro rebatível e bipartido, rodas de liga leve aro 16” e comandos internos de abertura das tampas do porta-malas e do tanque são o principais itens de série do City EX. A central multimídia tem tela de 7”, espelhamento de smartphones, USB, Bluetooth e comandos no volante. Bancos de couro só na topo EXL (R$ 85.400).

O Corolla GLi 2017 perde nesse quesito não só para o City, mas também no segmento de médios. Tudo bem que é a versão de entrada da linha, mas só tem os previsíveis ar-condicionado (que é manual), trio, assistência elétrica da direção, alarme, computador de bordo e ajustes de altura e profundidade do volante. Se quiser central multimídia, terá de procurar um seminovo que tenha o equipamento instalado como acessório. Ou optar pela GLi Upper, que custa uns R$ 1.500 a mais, em média, e oferece som com Bluetooth e rodas de liga-leve.

Desvalorização

City Corolla
4 ★★★★☆ 4 ★★★★☆

Modelos das duas marcas costumam ter boa liquidez e desvalorização moderada. O City já traz a reestilização de meia-vida da linha 2018 e a perda após um ao, segundo a Fipe, é de 8,4%. O Corolla GLi passou por face-lift da linha 2018, porém, deve em itens de série. Mesmo assim, a depreciação é de 4% e é aquele modelo fácil de vender. Lembre-se que o sedã da Toyota ganha nova geração em 2019. O que deve acentuar a desvalorização deste ano/modelo.

Manutenção e pós-venda

City Corolla
3 ★★★☆☆ 3 ★★★☆☆

O City tem plano de revisões a preço fixo salgados para o segmento de compactos premium. As seis primeiras visitas até os 60.000 km cobram o total de R$ 4.886. A cesta de peças, contudo, é mais suave para o bolso. São 1.588 pelos quatro amortecedores, R$ 423 pelo kit com quatro pastilhas de freio dianteiras, R$ 443 pelo retrovisor externo, R$ 400 pela lanterna traseira e R$ 1.231 pelo farol.

Já o Corolla 1.8 traz manutenção bem competitiva para um médio. No total, R$ 3.254 pelas seis primeiras idas à revenda. Os componentes é que pegam. Um jogo com quatro amortecedores custa R$ 1.754 e o kit de pastilhas, R$ 295. Piora com as peças externas: o farol dianteiro custa R$ 1.588, o retrovisor sai por R$ 226 e a lanterna traseira tem preço R$ 1.208.

Consumo

City Corolla
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

Segundo o Inmetro, o City EX CVT se sai melhor principalmente no ciclo urbano. Faz, com álcool, as médias de 8,5 km/l na cidade e de 10,3 km/l, na estrada. Com gasolina, fica em, respectivamente, 12,3 e 14,5 km/l, notas B na categoria e na comparação geral. O Corolla GLi CVT faz médias de 7,8 e 9,2 km/l, com etanol, e de 11,4 e 13,2 km/l, com gasolina, nota A na categoria e nota B, na geral.

Porta-malas

City Corolla
4 ★★★★☆ 3 ★★★☆☆

O City comporta 485 litros no porta-malas, o que garante três malas médias, mais 51 litros de espaço abaixo da tampa do assoalho. Já o Corolla tem capacidade para 470 litros, também cerca de três malas médias.

Veredicto

City Corolla
27 27

Empate justo no desafio dos samurais. Com dois carros com a mesma lógica de conforto e confiabilidade, o City atrai principalmente quem quer um carro econômico para o dia dia e com mais equipamentos. Já o Corolla reserva o certo status de sedã médio e é aconselhado para quem procura condução discretamente (bem discretamente) mais entusiasmante.

4 Comentários
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Sergio 16 de outubro de 2018

COROLLA DISPARADO O MELHOR, ESQUECE CITY, MOTOR DE GELADEIRA

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Alcyr Correia de Amorim 14 de outubro de 2018

O carro ok sempre e melhor vai depender dá deferência e se e o que foi de vontade do comprador.

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paulo e.f. diehl 14 de outubro de 2018

pessoal , corolla é corolla , da toyota , que não é fábrica de motoskakaka

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Ivan 15 de outubro de 2018

Ainda bem que a Toyota não fabrica motos, imagino o tipo da lambreta porcaria que iria nascer.

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