Está na hora de ter um Peugeot? Sim, por que não?

Desde que entrou sob o guarda-chuvas da Stellantis, marca francesa vive um renascimento no mercado brasileiro - que ainda a recebe com preconceito

peugeot 208 2024 turbo griffe 38
208 turbo era um lançamento aguardado (Fotos: Peugeot | Divulgação)
Por Sergio Quintanilha
Publicado em 16/09/2023 às 15h05

Algum tempo atrás escrevi um artigo dizendo que no futuro próximo os brasileiros teriam um Peugeot e ainda iriam se orgulhar disso. Foi no início da operação da Stellantis, quando as marcas Peugeot, Fiat, Citroën, Jeep e Ram passaram a atuar sob o mesmo chapéu.

Para muitos, a previsão soou exagerada. Mas eu mantenho a frase e digo mais:  – Esta hora já chegou!

Não é segredo para ninguém que a Peugeot teve sua imagem bastante arranhada no mercado brasileiro.

Em parte, por escolhas erradas da PSA, que tentou vender “gato por lebre” (Peugeot 207), fez posicionamentos errados e escolhas erradas de motor e câmbio (Peugeot 2008).

VEJA TAMBÉM:

Em parte, por culpa da rede de concessionárias, que não entregou pós-venda adequado e não estava comprometida com os valores da marca.

Mas em parte, também, por puro preconceito de muitos consumidores brasileiros. Mesmo quando o carro era bom e tinha bom valor de revenda, muitos insistiam em críticas que já haviam sido superadas. Houve muitos casos até de consumidores que não gostavam de Peugeot simplesmente porque ele era oriundo da Argentina, onde a marca tem boa reputação.

Bem, depois da criação da Stellantis, a Peugeot se revigorou. E a maior prova disso é a chegada do novo Peugeot 208 Turbo. O hatchback compacto, que é produzido na Argentina, ganhou três versões com o motor 3 cilindros 1.0 T200 usado em dois carros da Fiat, o Pulse e o Fastback.

Muito bom!

Já dirigi o carro e afirmo convicto: o Peugeot 208 Turbo 200 ficou muito bom! Ele agora é o carro mais potente da categoria. Tem 130/125 cv (etanol/gasolina) e supera os rivais 1.0 turbinados: Hyundai HB20 (120 cv), Volkswagen Polo (116 cv) e Chevrolet Onix (116 cv).

Anda bem, devido à boa relação peso/potência (8,9 kg/cv) e à muito boa relação peso/torque (5,9 kg/Nm), conseguindo ser 1,1 segundo mais rápido do que o Onix Turbo na prova de aceleração de 0 a 100 km/h (9 segundos). É ágil nas arrancadas e nas retomadas de velocidade, devido à entrega de 200 Nm de torque já a 1.750 giros do motor.

Também é competitivo em consumo, empatando com o Polo e superando o Onix em algumas medições, especialmente no uso do etanol. Com gasolina, faz 12,5/14,5 km/l (cidade/estrada). Com etanol, faz 8,8/10,0 km/l (c/e).

Para além disso, o Peugeot 208 é um carro bonito, muito bem construído na plataforma global CMP e tem um comportamento dinâmico superior ao do Onix e do HB20, para dizer o mínimo.

O Peugeot 208 Turbo 200 custa R$ 99.990 na versão Allure, R$ 109.990 na Style e R$ 114.990 na Griffe. Claro que há coisas que ainda podem melhorar no carro, mas ele tem muito mais pontos positivos do que negativos.

E a Peugeot também inaugura uma ação de pós-venda que baixa muito o custo das revisões: três (até 30 km ou 36 meses) pelo preço de uma. No caso do 208, as três revisões saem por R$ 530.

Finalmente, vale dizer que pela primeira vez no Brasil a Peugeot tem um posicionamento correto, igual ao que tem na Europa. A marca finalmente se descolou de sua irmã Citroën e se tornou mais aspiracional.

É a marca escolhida pela Stellantis para liderar a estratégia de carros elétricos e isso não significa abandono dos carros com motor a combustão interna. O novo Peugeot 208 Turbo é a prova disso.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Evandro 24 de setembro de 2023

Acho lindo que o povo falava tanto de Peugeot e comprava gol G4 que nem pão quente..
Que o 208 seja o primeiro de muitos sucessos, nosso mercado precisa de renovação e diversificação.

Avatar
João Farias Benedito 20 de setembro de 2023

Ao que parece o moço tá “ENCANTADO ” com 208 tanto que nem falou dos pontos negativos. Será que as avaliações dele são como as do programa Auto Esporte? Meu pai já teve 3 Peugeot’s e todos eram péssimos.

Avatar
Renô Jorge da Silva 17 de setembro de 2023

Pelos comentários do Boris acima, que sempre são de minha confiança, e pelos testes de outros especialistas que li ontem, acredito realmente que o novo 208 vai fazer sucesso mesmo. O motor tem um ótimo desempenho e o acabamento do carro é muito bom perante o que a concorrência apresenta hoje. Anos atrás já tive dois Peugeot que nunca me deram problemas, mas só alegria. Aguardemos…

Avatar
Luiz 17 de setembro de 2023

Isso não é verdade. Meu carro foi recomprado e foi um bom negócio. A questão é a pós venda. Péssima. Não dão a mínima atenção. E a qualidade do carro era excelente, antes da Stelantis.

Avatar
Alexandre 16 de setembro de 2023

Preconceito coisa nenhuma!!!! Temos a experiência do tratamento dado pela Peugeot que tratava os brasileiros com descaso, produtos sem qualidade, atendimento péssimo e nem eles recompravam os próprios carros.

Avatar
Deixe um comentário