Metamorfose: por que todo carro está virando um SUV elétrico?

Vários modelos mudaram a carroceria para as formas de utilitários e trocaram o motor a combustão por elétricos, mas não perderam o nome

ford mustang mach e gt 2021 laranja modelo europeu em uma rodovia de pista simples
Na metamorfose da indústria, até o Mustang virou SUV elétrico (Foto: Ford | Divulgação)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 16/09/2023 às 13h03

A indústria do automóvel é guiada por tendências, com base na aceitação do mercado e potencializada pelo marketing. Se um modelo cair no gosto popular, é construído uma estratégia de desejo em torno dele.

VEJA TAMBÉM:

Foi assim com o sedã, lá atrás, depois com o monovolume, nos anos 1990, e atualmente os SUVs estão na crista da onda. E como o utilitário-esportivo é o carro do momento, aqui e no resto do mundo, ele foi eleito para ser o porta-bandeira da eletrificação.

É um fenômeno curioso tem sido a metamorfose de modelos de diferentes carrocerias que se tornaram SUVs elétricos. Na verdade, são produtos distintos, sem nenhuma correlação de plataforma e que só aproveitaram um nome forte.

chevrolet bolt euv prata frente em movimento pista de testes
O Bolt EUV é  versão SUV do monovolume Bolt EV, que tem maior apelo comercial alavancou as vendas do elétrico (Foto: GM | Divulgação)

No entanto, tiveram que mudar de forma para se tornar atrativos no mercado eletrificado, uma vez que há uma sedução em torno do SUV. Há uns cinco, um executivo da Mitsubishi, proseando após um almoço, explicou que o SUV seria o porta-bandeira do carro elétrico. Não por opção da indústria, mas por ter maior valor agregado.

Um exemplo foi o que aconteceu com o Chevrolet Bolt EV, que ganhou uma derivação SUV, a EUV, que aqueceu as vendas do elétrico da GM. Para se ter uma ideia, o Bolt EV vendeu de janeiro a junho deste ano 12.333 nos Estados Unidos, enquanto o SUV emplacou 21.326 carros.  Pelo visto, o executivo da japonesa sabia do que falava. Confira cinco exemplos de nomes consagrados que se transformaram em SUVs a bateria.

Citroën C4

citroen c4 2024 marron frente e lateral
O C4 nasceu hatch, virou sedã, mas se transformou em SUV, com versão elétrica, para acompanhar a tendência do mercado (Foto: Peugeot | Divulgação)

O Citroën C4 estreou no mercado em 2004, nas versões hatch, cupê e monovolume. Posteriormente ganhou uma versão sedã (Pallas), que foi substituída pelo Lounge.

Em 2020 o C4 passou por sua metamorfose mais radical. Todas as carrocerias convergiram num SUV cupê, com direito a uma versão 100% elétrica.

Ford Mustang Mach-E

ford mustang mach e gt amarelo frente e lateral
A Ford converteu seu maior ícone em um SUV elétrico, e há quem diga que o próximo Camaro seguirá mesma linha  (Foto: Ford | Divulgação)

O exemplo mais emblemático desse movimento kafkiano é o Mustang Mach-E. Para coroar sua entrada no mercado de carros 100% elétricos, a Ford combinou o nome do Mustang, com a carroceria SUV e motores a bateria.

O modelo estreou em 2021, com opções de motores de motor único (traseiro) e motores duplos. O modelo abriu caminho para outros elétricos como a picape F-150 Lighting. O Mach-E chega ao Brasil ainda em 2023.

Peugeot e-3008

3008 eletrico
O novo 3008 uniu três elmentos do momento: SUV, estilo cupê e motores elétricos (Foto: Peugeot | Divulgação)

O Peugeot 3008 foi um dos primeiros modelos a passar pela metamorfose de carroceria. O modelo que nasceu como um monovolume em 2007, se tornou um SUV em 2016, com direito a uma versão híbrida.

A marca percebeu que o segmento de monovolumes estava em baixa e resolveu apostar em um SUV. Agora, em 2023, a marca lançou a nova geração do SUV, que ganhou estilo cupê e motor 100% elétrico que promete autonomia de 700 km. Por aqui, a marca oferece e-2008.

Renault Megane E-Tech

carro eletrico megane
O Megane teve uma infinidade de carrocerias, mas se converteu em SUV elétrico no ano passado (Foto: Renault | Divulgação)

O Renault Megane estreou no mercado europeu em meados dos anos 1990. Ele chegou para aposentar o RN 19 e trouxe uma família extensa, com versões cupê, perua, sedã, conversível em monovolume (Scénic).

Com o passar das gerações, o Megane manteve as carrocerias hatch, sedã e perua. Mas no ano passado, o nome forte da Renault batizou um SUV, o Megane E-Tech, que chega por agora no Brasil.

Renault E-Scenic

carro elétrico scenic
Irmão de nascença do Megane, o Scenic, quando era monovolume, foi o primeiro Renault brasileiro (Foto: Renault | Divulgação)

A Renault sempre foi referência no segmento de monovolumes e o Scenic chegou junto com o restante da família Megane, em 1996. Durante quase 30 anos, o modelo evoluiu por quatro gerações como minivan, mas o inevitável aconteceu.

O Scenic E-Tech foi revelado no Salão de Munique como SUV 100% elétrico. Equipado com baterias de 87 kWh e motor de 220 cv, o modelo promete autonomia superior a 600 km, no modo Europeu.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário