Idosos podem ter isenção de IPI na compra de carros novos

Projeto, que define ainda que o benefício seria limitado a um carro nacional a cada 5 anos, tramita em caráter conclusivo na Câmara dos Deputados

mulher idosa de oculos escuros dirigindo shutterstock
De acordo com autor do Projeto de Lei, a isenção de IPI para idosos vai incentivar a indústria automobilística (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 08/01/2021 às 12h15

O Projeto de Lei 2937/20 quer conceder aos idosos isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de carros novos. Segundo o texto, que tramita na Câmara dos Deputados, a dispensa será limitada a um carro nacional por idoso e só poderá ser concedida uma vez a cada 5 anos.

LEIA MAIS

Autor do projeto, o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) afirma que o objetivo da medida é incentivar a indústria de veículos automotivos e, ao mesmo tempo, contribuir para o reaquecimento da economia brasileira.

“A indústria automotiva nacional deve ser incentivada em todos os seus aspectos, pois é um dos setores que gera emprego e renda, desempenhando uma função social de relevância no cenário econômico”, diz Frota.

O texto não apresenta a estimativa do impacto orçamentário e financeiro da medida determinada pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A proposta que quer estabelecer a isenção de IPI para idosos na compra de um carro zero tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Se aprovada, a lei entrará em vigor na data de sua publicação e o poder executivo terá 90 dias para regulamentá-la.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
102 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adelson Janúncio de Lima 15 de julho de 2021

Dep eu sugiro q faça uma emenda para q o valor seja não seja de 70 mil como está proposto, mais de 100 mil, porque dificilmente vamos comprar um com mais conforto por 70 mil, por favor Alise bem.

Avatar
Joselma Cristina n tenorio 17 de julho de 2021

Tbém o idoso ter direito do ipi e com pra melhorar.o ir e vir e subir q automóvel pra c mil ou mais 140 q tenha um conforto e comprar um carro automático e q geralmente o idoso não pode pegar peso e outros tipos de problemas

Avatar
Eliomar P.S. 15 de junho de 2021

Quando este projeto foi apresentado e quando será votado?

Avatar
João Lemes Canuto 12 de junho de 2021

Eu aprovo, e quero desfrutar da lei de isenção do IPI para carros novos.

Avatar
ulisses agnaldo da silva 7 de outubro de 2021

gstaria de obter informaçao se esta em vigor a lei com isençao dos imposto dos carros para idoso ou produtor ruaral. *

Avatar
Diógenes Farinha 29 de dezembro de 2021

Ulisses, infelizmente ainda não entrou em vigor. Aqui no Brasil é assim mesmo, quando se trata de algo pra benefício dos “”””Governantes”””” votam no dia, mas quando se trata de benefício para o Povo que os elegeram, aí só Deus sabe. (((( Reforma Política já )))))

Avatar
Selso Ferreira gomes Gomes 17 de abril de 2021

Quero comprar o meu carro,e tenho a melhor idade e sou aposentado quais são as documentações necessária?

Avatar
Selso Ferreira Gomes 17 de abril de 2021

Tenho a melhor idade e sou aposentado, quais são as documentações necessárias para eu comprar o meu carro?

Avatar
Gilmar Souza 11 de fevereiro de 2021

Não Sou idoso ainda, mais este projeto vem ao encontro que o idoso fica com renda menor após aposentadoria.

Avatar
Ailton de Souza xavier 13 de janeiro de 2021

Gostaria de parabenizar o deputado federal alexandre frota por está iniciativa a favor dos idosos que nessesita de um carro para locomover nas consultas médicas e visitar os parentes. E qual o valor deste desconto no carro novo,e a idade após 60 anos ou65 anos.

Avatar
DIÓGENES LUIZ GONÇALVES FARINHA 19 de janeiro de 2021

Ailton, por enquanto é um Projeto de Lei ((( 2937/2020 ))), e se aprovado, beneficiará idosos acima de 65 anos ((( IPI ))), na compra de Veículo Zero Km.

Avatar
J.Luiz 15 de abril de 2021

De fato foi uma ideia singela, porém, brilhante num país onde idoso é tido e havido como estorvo por muitos , incluindo do próprio poder político onde numa certa feita aposentado já foi chamado até de vagabundo…
Parabéns ao parlamentar em questão!!!

Avatar
severino jose da silva 18 de maio de 2021

parabens Deputado todos nos vamos ficar idiso e com bastantes orgulho contribuimos para o crecimento desse gigantesco País pois precisamos sim de um tratanento diguino e Humano principalmente os que moram na zona rural que sempre precisa de selocomoverpara sona urbanas .comumseguranca e diguinidade com aquisiçãode transportes a nível da picape Toyota por ter que enfrentar estrada de Chão com bastante obstaculo e dificio acessos obrigado Deputado pela inicuativa de lembrar principalmente dos idosos..

Avatar
Vladimir 13 de janeiro de 2021

O prazo para troca deveria ser o mesmo da garantia do veículo.
Se a garantia for de 3 anos, pode-se trocar ao término dela. Se a garantia do veículo for de 5 anos, somente após esse prazo.

Avatar
Antonio 9 de janeiro de 2021

Eu aprovo. Eu quero.

Avatar
Gilda Aparecida Huggler 9 de janeiro de 2021

Que bom se isso for verdade aí posso comprar meu carro gostei da ideia espero que não fique só no papel assim como o décimo quarto salário

Avatar
Marinez 9 de janeiro de 2021

Gostei e tomara que dê certo

Avatar
Mario Xavier 9 de janeiro de 2021

Alexandre Frota fez um projeto de lei só para renovar a Frota

Avatar
URUBATAN MARQUES BARROS Barros 9 de janeiro de 2021

Em se tratando de Brasil, acredito que quase 100% da frota vai ser vendida com esse desconto (IPI)pois os experto vão pedir um idoso para efetuar a compra e faz u. Documento de gaveta, à não ser que tenha um adesivo com a foto do condutor……

Avatar
Maria Aparecida Dantas Leite 9 de janeiro de 2021

Eu sou idosa aprovo a ideia sim do desconto,sei que está cheio de opurtunistas,tento ajudar idosos do meu município ,mas e complicado mas eu concordo sim que passe está lei.

Avatar
Aristides Prudenciano 11 de janeiro de 2021

A proposta é boa. Para se beneficiar dela, o idoso podera comprar apenas um veículo com a isenção e deverá permanecer com ele por 5 anos.

Avatar
Edney Lapa 8 de janeiro de 2021

Onde é que entra Doria nesta reportagem.

Avatar
Emílio Ferrari 9 de janeiro de 2021

Não é difícil responder essa.
Assim q aprovarem a lei o Doriana vai tentar morder algum. Ô bicho safado né

Avatar
João Batista Teixeira Alves 8 de janeiro de 2021

Ótima idéia

Avatar
Marcia 8 de janeiro de 2021

PALHACADA DORIA ESTA TIRANDO TODOS OS DIREITOS TEMOS QUE FAZER UMA MANIFESTACAO FAZER ALGO PARA CHAMAR A MIDIA PARA DERRUBAR ESSA LEI

Avatar
Otomar 9 de janeiro de 2021

Só se entrarmos todo mundo com processo na justiça coletivo.

Avatar
Joel Carlos dos Santos 8 de janeiro de 2021

A isenção do pagamento do IPVA para deficientes físicos do estado de São Paulo foi anulada pelo Governador Doria. Uma traição e tanto, já que na época das eleiçoes deu diversas entrevistas dizendo que no seu governo nenhum benefício dos aposentados, idosos e deficientes físicos seria prejudicado.
Agora ele já esqueceu do que disse. Se queria anular benefícios que o fizesse para os que estão solicitando agora não os que já tinham adquirido esse direito. Esses não contavam com esse aumento desproporcional de pagamento de IPVA no orçamento pessoal para esse ano.
Foi uma traição e tanto e vou me lembrar dele nas próximas eleições.

Avatar
Emilio Ferrari 9 de janeiro de 2021

Dória disse que teremos um ano difícil.
Eu tenho certeza que, nós, paulistas, teremos mais dois anos muito difíceis, aguentando os arroubos de poder do baixinho.

Avatar
Luis Novaes 11 de janeiro de 2021

Não acabou a isenção do IPVA, ela foi dirigida para quem realmente é DEFICIENTE FISICO COMPROVADAMENTE, se voce não se enquadra infelizmente vai pagar, se voce acha que esta com a razão RECORRA, é permitido que faça isso.
Só que se recorrer e descobrirem que voce não se enquadra no beneficio, ai a coisa fica feia.
E tem outra coisa isenção de IPVA deveria ser somente para uma faixa unica de veículos, basicos que tenham todos os dispositivos necessários a facilitar a condução.
Quem tem dinheiro para comprar um AUDI Q3, um JEEP COMPASS, desculpa amigo tem que pagar IPVA sim.
A bandalheira tem que acabar.

Avatar
Cizina 8 de janeiro de 2021

Para quem recebe você quando vai vale os direitos não temos nem um direito de nada nem sequer o décimo terceiro nem uma autoridade olha para os deficiente deverdade somos esquecido só os cadeirante tem direito nós do Benício de prestação continuada ninguém lembra das nossa nessecidade

Avatar
Paulo Cesar Endrice 8 de janeiro de 2021

Essa lei serve também pra quem tem 26 anos, tem que ser cego e não ter o braço esquerdo nem a perna direita!

Avatar
Nilson jorge 8 de janeiro de 2021

Excelente ideia pois só assim muitos aposentado em condições de trabalhar poderiam ganhar um extra pra ajudar nos remédios a comprar???????

Avatar
Paulo Freitas 8 de janeiro de 2021

Excelente mesmo,uma cambada de Jovens pedindo dinheiro ou roubando para comprar Drogas e o Aposentado sendo obrigado a trabalhar, se quiser comer. Ah! Mais vai de Ônibus,que agora tem que pagar tb. De R$ 1.100,00 paga ônibus volta para 1.075, +agua+Luz + aluguel,sobre o que p/ comer?

Avatar
Paulo Freitas 8 de janeiro de 2021

Em vez de Doria, investigar quem fez o rombo na compra de carros PCD,que só pode ser quem tem facilitação de laudo vaiferrar os deficientes,é Brincadeira esse calça apertada. AMiGOS DEFICIENTES NÓS VAMOS SE DANAR COM ESSE HOMEM,MAS, MAS NÃO PODEMOS ESQUECER DELE ANO QUE VEM.Eleição p/ PRESIDENTE. OK!

Avatar
Rubens Frosi 8 de janeiro de 2021

Mais do que digno…

Avatar
Terezinha Pinto Mourao 8 de janeiro de 2021

Enquanto isso o Doria tirando a Isenção de IPVA dos Deficientes, tenho sequela severa e irreversível no membro inferior esquerdo, devido uma cirurgia de Coluna

Avatar
JOSE ROBERTO CASSAMASSIMO 8 de janeiro de 2021

A comissão de direitos do deficiente da OAB tem que nos defender ingressar com ação contra ESSE ABSURDO. eu não tenho grana pra pagar essa facada!!!

Avatar
Terezinha Pinto Mourao 9 de janeiro de 2021

Verdade,também não tenho, não esperávamos este gasto

Avatar
Luis Novaes 11 de janeiro de 2021

Que veículo voce comprou.
Tem que falar a verdade……

Avatar
José Ademir 8 de janeiro de 2021

Tudo mentira tão cortando a isenção de quem recebe benefício imagina dar isenção a idoso

Avatar
Maria Helena Lima 8 de janeiro de 2021

Acho ótima a ideia, mas acho que a cada 5 anos é muito. Deveria ser a cada 2 anos conforme é em caso de isencao para deficientes.

Avatar
ROLAND NEWTON MULLER 8 de janeiro de 2021

Para deficientes agora é a cada 4 anos… O Doria mudou a lei com ajuda da assembleia legislativa na calada da noite em outubro do ano passado…

Avatar
Luis Novaes 11 de janeiro de 2021

Acho que de dois em dois meses seria o ideal.

Avatar
Adi Mil 8 de janeiro de 2021

Isso é mentira, como foi a mentira que o governo ia dar 14°salário para os aposentados. Esses governantes só ferram os aposentados, com inflação mentirosa só pra cada vez pagar menos de aposentadoria.

Avatar
José Francisco da Silva 8 de janeiro de 2021

Teria que ter uma liminar pra derrubar essa palhaçada do doria, pois sou portador de deficiência e o estado me obrigou a comprar carro zero se eu quisesse carro, como eu preciso do carro comprei com de IPI, agora esse governo tá tirando todos os direitos adiquiridos.isso é um absurdo

Avatar
Terezinha Pinto Mourao 8 de janeiro de 2021

Eu entrei com Liminar para conseguir a Isenção de IPVA que é do governo do estado,estou no aguardo, acho que todos os Deficientes do estado de São Paulo deveriam entrar

Avatar
Neusa Moraes 10 de janeiro de 2021

Como você fez isso Terezinha . Foi através de advogado ?

Avatar
Luis Novaes 11 de janeiro de 2021

Terezinha essa é boa uma ação coletiva de pessoas que “querem” isenção.
Cuidado o governo pode pedir uma pericia e descobrir que muitos não necessitam.

Avatar
Anair Petra Miguel 8 de janeiro de 2021

Concordo plenamente, pois tivemos um direito adquirido…ai sem.mais nem menos decidem.tirar.

Avatar
Terezinha Pinto Mourao 10 de janeiro de 2021

Sim Neusa, através de advogado, todos deveriam entrar,e aqui na minha cidade muitos estão entrando.

Avatar
Mario 8 de janeiro de 2021

Muito importante que seja aprovada, além de serem grupo de risco, facilitaria a locomoção,assim evitando aglomeração.

Avatar
Paulo 8 de janeiro de 2021

Ótima ideia do autor da proposta, afinal de contas o idoso necessita sempre de um veículo porém a maioria não pode comprar devido o preço elevado e sua renda insuficiente.

Avatar
Terezinha Lorena Cerqueira 8 de janeiro de 2021

Eu comprei um carro com insencão de IPVA e IPI,fiz os documentos em fevereiro 2020, veio a pandemia , só recebi o carro em setembro, agora o Dória tirou essa insencão,vou ter que pagar o IPVA e mais a prestação e carro, esse Dória não dá pra confiar.

Avatar
Terezinha Pinto Mourao 8 de janeiro de 2021

Acho que todos os Deficientes deveriam entrar contra o estado,na.isenção de IPVA, eu entrei, é direito adquirido,

Avatar
Luis Novaes 11 de janeiro de 2021

Terezinha se comprovarem que quem está entrando com ação contra o estado e não se enquadra no beneficio, e está apresentando alguma informação não digna de confiança pode ser feita uma pericia.
Se a pericia for desfavorável a concessão, voce pode ser processada.
Não existe direito adquirido em isenção condicional de imposto, neste caso vai doer se comprovarem.

Avatar
LUIZ Alberto Soares Pereira 12 de janeiro de 2021

Não culpe o Doria ele é so um.
Dê uma olhadinha no deputado que você votou, será que ele foi contra ou a favo…

Avatar
Manoel Barbosa de castro Castro 8 de janeiro de 2021

Q legal,eu tenho 61 anos,mas essa serve pra ou é pra 65?

Avatar
riszomar 8 de janeiro de 2021

Só terão a partir de 95 anos

Avatar
Francisco 8 de janeiro de 2021

Carro ou cadeira de rodas motorizada ???
Vou rir para não cair no choro….
Estou beirando 70 e bom a mesma xaranga desde 2013…

Avatar
Valter Turini 9 de janeiro de 2021

Acho que 95 ainda serão considerados jovens; talvez aos 101, não é?

Avatar
Rosirene Oliveira Montenegro 8 de janeiro de 2021

Boa ideia

Avatar
CHRISTIANO LELIS FREDERICO 8 de janeiro de 2021

O que pode acontecer será os filhos matando pais e avós para não assumir a dívida do financiamento do carro.

Avatar
Araci Pereira Leite Sodré 8 de janeiro de 2021

Acredito que há necessidade para a nossa locomoção de um carro bom para a nossa segurança, porque precisamos fazer controle médico. E é um grupo bem procurado, visto que são bons pagadores, só isso já compensa, pois tem retorno garantido.

Avatar
GERALDO PADRAO JUNIOR 8 de janeiro de 2021

Não podemos esquecer que o Dória tirou a isenção do BU dos idosos de 60 a 65 anos e agora dá isenção de IPI para os idosos comprarem carros novos para ajudar a indústria automobilística e tira isenção dos idosos de 60 a 65 anos para ajudar os donos de empresas de ônibus. Quem usa ônibus sao pessoas que não tem carro. Porque? Com a palavra o Dória.

Avatar
Nelson C. Assumpção Jr. 8 de janeiro de 2021

Geraldo Padrão Junior,a justiça revogou a medida do governo e da prefeitura de
São Paulo. Continua valendo isenção.

Avatar
GERALDO PADRAO JUNIOR 8 de janeiro de 2021

Foi revogada a lei que beneficia a faixa de idoso de 60 a 65 anos pelo Dória e pelo covas, ou seja o idoso de 60 a 75 anos vai pagar ónibus.

Avatar
Elio carvalho 8 de janeiro de 2021

Sr Geraldo o IPI é imposto da união o governador João Dória não tem nada a ver com isso

Avatar
Emilio Ferrari 9 de janeiro de 2021

O dória não dá, ele só tira. Ainda quer ser presidente, hehehe, só se for de escola de samba

Avatar
GERALDO PADRAO JUNIOR 8 de janeiro de 2021

Se o idoso pode ter isenção de IPI, porque o idoso acima de 60 anos não pode ter o bilhete único? O secretário dos transportes disse textualmente que o idoso de 60 a 65 anos é jovem. Com a palavra o perfeitinho de são paulo

Avatar
José Francisco da Silva 8 de janeiro de 2021

Qual o meio que eu uso pra entrar com essa liminar?

Avatar
ARY ROCHA FILHO 8 de janeiro de 2021

BORIS FALTOU A FAIXA ETÁRIA COMTEMPLADA COM O PROJETO DE LEI DO FROTINHA!!!.

Avatar
Severino 8 de janeiro de 2021

Trocava carro de 3 em 3 anos, porque carro novo não dá manutenção cara. Ano passado completei 80 anos e vendi meu carro e coloquei a grana em LCA. Com os juros ando de UBER
Para os locais de deslocamento e ainda sobra troco. Manter um carro de 90 mil,que era o meu caso, só para uso doméstico, é simplesmente BURRICE. Mas cada um sabe de sua vida e sua conveniência.

Avatar
Vinicius Baptista 8 de janeiro de 2021

Exatamente.

Avatar
Inacio 8 de janeiro de 2021

Excelente a sua reflexão!!!
Esses políticos que propõe isenções, querem fazer aceno com chapéu dos outros!
Chega de isenções pois só sobrecarregam mais aquele que paga.
De onde sera diminuido esse imposto isentado?
Da saúde, educação ou segurança? Das mordomias odiosas dos políticos, certamente nao

Avatar
Paulo Ricardo de Lima 8 de janeiro de 2021

Parabéns Sr. Severino!!! Muito sensato.. Perfeito sua decisão!!

Avatar
Emilio Ferrari 9 de janeiro de 2021

Perfeito, vou esperar acabar meu prazo de 4 anos e fazer o mesmo.
Aproveitar e ficar com meu fiesta 02 com 3o mil km que paga IPVA pela última vez este ano e aí, banana pro doriana.

Avatar
Luis Novaes 11 de janeiro de 2021

Parabens Sr. Severino.
Medida inteligente, em conformidade com padrão Europeu de vida.

Avatar
Cleber Rodrigues gomes 8 de janeiro de 2021

Ideia excelentes que possa ser aprovada..se Deus quiser aguardo

Avatar
Roberto Ribeiro Costa 8 de janeiro de 2021

Quantos idosos no Brasil tem condições de comprar carro Zero? Pouquíssimos, logo o impacto não sera tao relevante, além de movimentar o comércio de novos e usados.

Avatar
Waldir 8 de janeiro de 2021

O próprio partido dele ferra com os PCDs em São Paulo e ele vem com essa demagogia Barata. O Governador calça apertada já ferrou com nosso Estado. Tudo mais caro. Remédios, pão, plano de saúde, etc. Ele vem com essa.

Avatar
fran 8 de janeiro de 2021

É lamentável p que se fez com pcds….esse governador é um hipócrita….se depender de mim esse cara nunca será presidente do Brasil…
Enfim o idoso não pode ter gratuidade no busão….e vai ter dinheiro para comprar carro zero…

Avatar
Miguel Rocha 8 de janeiro de 2021

Como q um idoso vai pagar o IPVA de um carro novo , se o salário do aposentado mal da p comer

Avatar
Danclair Soares Figueira 8 de janeiro de 2021

Só acredito vendo se para pcd já e difícil imagina para os idosos,está lei brasileira e péssima,o reajuste do bolsa família foi maior do que os aposentados que trabalharam a vida toda ridículo este governo.

Avatar
Roberto Ribeiro Costa 8 de janeiro de 2021

Aliás,é muita hipocrisia, e excesso de cara de pau.para o bolsa família tudo, para quem trabalhou ou trabalha NADA. Minha mãe se aposentou com dois salários, hoje recebe 1.100,00.

Avatar
Luis Novaes 8 de janeiro de 2021

Interessante:
O prefeito de São Paulo “Buraquitos” e o governador “Doritos” tirando a isenção de pagamento da passagem para os idosos entre 60 e 65 anos no transporte publico e um grupo de politicos defendendo a isenção de IPI na compra de carros novos por idosos.
Muito interessante e extremamente voltado para a população.
Com certeza teremos muitos, filhos e netos comprando carro sem IPI em nove dos pais e avós.

Avatar
Aparecida Soares 8 de janeiro de 2021

Absurdo tiraram o direito do bilhete dos idosos, agora vem com esse papinho de isenção desse imposto para os idosos adquirir carro e eles cobrarem um absurdo de IPVA, e cada vez ficarem mais ricos, os pobres cuidados dos aposentados e os PCD que se lasquem, tiraram os diretos adquiridos só neste país que acontece dessas coisas, lamentável!!

Avatar
Luis Novaes 8 de janeiro de 2021

Desculpe, a lei é feita e as pessoas tem que seguir.
Infelizmente existe muita fraude no processo de concessão de isenção de impostos, isenção de IPVA e liberação de rodizio.
Neste país o fato de ter uma unha do pé encravada já da direito aos benefícios.
Esta medida visa beneficiar pessoas que realmente necessitam e não a multidão de Zé Carioca e Gersons que apareceu do dia para a noite.

Avatar
Emilio. Ferrari 9 de janeiro de 2021

Desculpe, mas tenho outras evidências.
Tentei o pcd por anos, sem sucesso, mesmo com todos os doctos.
Qdo o mercado de carros 0 km entrou em crise, de 2017 em diante, começaram a liberar mais.
Não teria sido uma decisão do governo com a indústria automobilística? Já que 90% era pcd.

Avatar
Luis Novaes 11 de janeiro de 2021

Não existe acordo entre governo e indústria, para burlar as condições de compra de um veículo PCD, para vender mais.
Se tal “acordo” existisse seria totalmente ilegal.
O que ocorreu foi falta de fiscalização e acompanhamento por parte do governo e disponibilidade dos produtos pelas industrias.
Entenda agora que talvez tenha faltado alguma coisa para voce conseguir o “direito” se é que o tenha.

Avatar
adilsonaraujo52@hotmail.com 8 de janeiro de 2021

A leis ridículas ele fazem as leis e depois tira o direito igual a lei que dá direito do deficiente enquanto o povo não sabia estava tudo certo depois que povo de quem tem o direito eles tira e obriga o povo pagar IPVA governo ridículo.

Avatar
Luis Novaes 8 de janeiro de 2021

Desculpe, a lei é feita e as pessoas tem que seguir.
Infelizmente existe muita fraude no processo de concessão de isenção de impostos, isenção de IPVA e liberação de rodizio.
Neste país o fato de ter uma unha do pé encravada já da direito aos benefícios.
Esta medida visa beneficiar pessoas que realmente necessitam e não a multidão de Zé Carioca e Gersons que apareceu do dia para a noite.

Avatar
Evaldo Afonso 8 de janeiro de 2021

Luis Novaes, se você ler a legislação sobre as isenções, verá que ela foi parcialmente bem elaborada, abrangendo doenças que realmente afetam a movimentação das pessoas. Só faltou incluir auditorias para pegar estes casos de fraude. Fiz o meu processo dentro da lei, e sem a necessidade de atravessadores. Quem tem acesso a esquemas para obter as isenções, vai continuar obtendo-as de forma fraudulenta, e milhares que seguem a lei, foram excluídos. E olha… unha encravada NÃO dá direito a nenhuma das isenções previstas no decreto.

Avatar
Ana Maria da Cunha Santos 8 de janeiro de 2021

Verdade eu fiz tudo como manda a lei gastei pra incluir a siglas na CNH
Tenho ernea de disco bico de papagaio artrose na coluna e já fiz cirurgia nos dois ombros.
Agora não sei oque vou fazer só Deus pra nós ajudar

Avatar
Waldir 8 de janeiro de 2021

Perfeito a sua resposta meu amigo. Só quem tem a deficiência sabe o é realmente. Pergunta para ele se ele sente as dores insuportáveis que as pessoas com deficiência sentem.

Avatar
Luis Novaes 11 de janeiro de 2021

Dito isto estou certo e os senhores confirmam.
A legislação diz que os benefícios devem ser concedidos de acordo com a necessidade de cada um.
É só aceitar isso e fim.
Só que estavam liberando todos os direitos PARA QUEM TINHA UNHA ENCRAVADA (sentido figurado) para mostrar a falta de critério proposital nas liberações.
Entenderam agora…….se vocês tem direito sorte ou azar não sei, mas tem que ficar claro que muitos veículos adquiridos contemplam luxo e não necessidade o que caracteriza um péssimo uso da lei.
Se os responsáveis não tem bom senso cabe as pessoas exercerem o respeito aos outros e não agir como o Zé Carioca ou Gerson.

Avatar
Osvaldo Poli Rufato 8 de janeiro de 2021

Eu acho que teria que ter isenção de IPVA também, porque o salário de muitos aposentados não dá pra pagar esse imposto que na minha opinião é irregular, esse imposto deveria ser pago somente uma vez no ato da compra do veículo.

Avatar
Antonio 8 de janeiro de 2021

Eu concordo em A + B que deveria ter inserção do IPVA para os idosos, para começar como pagar com estes miséros ordenado da aposentadoria, e outra coisa muito difícil o idoso estar usando o carro para viagens longas, o carro do idoso normalmente serve somente para ir ao médico.

Avatar
Antonio de Souza 8 de janeiro de 2021

Concordo com a insecao do IPVA, para os idosos,porque na realidade são poucos que usam o carro para estar viajando para cima e para baixo, com este ordenado da aposentadoria, agora o carro ele precisa ter normalmente para ir ao médico ou a casa do filho ou da filha.

Avatar
Fe 8 de janeiro de 2021

Boa a iniciativa, mas ganhando só aposentadoria (se conseguir se aposentar nesse país) pode tirar todos os impostos que ainda vai ficar difícil comprar um carro zero.

Avatar
Leonardo 8 de janeiro de 2021

Não acreditem em nada que venha favorecer o aposentado e o idoso neste país que é uma verdadeira madrasta. E impossível essa pátria sabendo como os governantes medíocres e mal intencionados nos tratam. É muito vergonhoso.

Avatar
MAURÍCIO 8 de janeiro de 2021

Eu verdade, é uma ótima iniciativa do autor. Parabéns!

Avatar
Akira inagaki 9 de janeiro de 2021

A ideia é ótima,Deus abençoe essa aprovação, o que pesa mais no BOLSO é o ipva, se tirar o ipva for extinto, Deus pode me levar assim posso ter uma reserva p o meu funeral, chegar a essa idade ninguem da mais interesse.

Avatar
Deixe um comentário