[Impressões] Como é o desempenho do Gol automático?

Automático de verdade, Gol agrada quem procura conforto; motor 1.6 16V dá bom desempenho para o veterano da Volkswagen

volkswagen gol 2019 com transmissao automatica 12
Por Sérgio Melo
De Taubaté (SP), especial para o AutoPapo
Publicado em 27/07/2018 às 12h14
Atualizado em 11/08/2022 às 16h04

A Volkswagen já havia lançado a linha 2019 do Gol e do Voyage há alguns meses. E, na ocasião, frustrou quem esperava os dois modelos com câmbio automático. Ambos já foram oferecidos com o automatizado de monoembreagem I-Motion (ou ASG), mas, como é de praxe para esse tipo de transmissão, nunca agradou ao mercado. Agora,a marca lançou o Gol automático (e o Voyage) com a caixa de marcha Tiptronic de seis velocidades.

Gol automático tem motor 1.6
Foto Volkswagen | Divulgação

Automatizado x automático

O automatizado jamais passou de uma transmissão manual com atuadores que acionam a embreagem e passam as marchas para você. O grande problema dele, que gera os famosos solavancos nas mudanças, vem do fato de que, na hora de mudar de marcha, o sistema tem que desacelerar o motor antes de acionar a embreagem, para que ele não “dispare” enquanto o processo é concluído, dificultando o engrenamento e causando trancos ainda maiores.

Mesmo no trânsito normal, a desaceleração nas mudanças não é agradável. Por isso a vantagem da automática convencional: as mudanças podem acontecer sem interrupção da transmissão de força e de forma mais rápida do que no sistema automatizado.

Gol automático tem bom desempenho

E o Gol automático? É bom?

Durante o primeiro contato com o Gol automático, a transmissão Tiptronic, com borboletas no volante para trocas sequenciais e opção modo “sport”, se mostrou bastante ágil e bem escalonada, mas poderia ser mais suave. As mudanças são ligeiramente duras e agressivas.

Merece elogios o sistema que interrompe a transmissão de força às rodas em paradas. Acabou aquela sensação de que o veículo está fazendo força contra o freio, ansioso por voltar a andar, o que também ajuda e reduzir o consumo. É como se a caixa fosse colocada automaticamente em neutro: assim que você solta o pé do freio ele volta a tracionar rapidinho. Mas o gerenciamento poderia ser mais inteligente, com reduções mais espertas ao acionar o freio em descidas, para maior segurança e estabilidade.

Por outro lado, ao pisar fundo no acelerador, o VW Gol automático não se comporta de forma preguiçosa como certos concorrentes. Reduz logo várias marchas colocando o motor em altas rotações.

O Gol automático (assim como o Voyage) é equipado exclusivamente com motor 1.6 16 válvulas de 120 cavalos de potência. Durante o test drive, mostrou ligeira sobra de potência para o uso familiar, mas ele só apresenta maior vigor após as 4.000 rpm; consequentemente, o isolamento acústico não consegue manter o ruído fora do habitáculo.

Fotos Volkswagen | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Hanauer 29 de julho de 2018

A redação precisa rever os erros de português antes de publicar a matéria.

Avatar
Deixe um comentário