BYD inicia obras e governo descarta proposta de Lecar por Camaçari

A montadora chinesa deu início aos trabalhos para criar o seu maior polo industrial fora de sua terra natal, que irá incluir até um centro de engenharia

cerimonia de inauguraccao da fabrica byd camacari bahia
Executivos da BYD e políticos baianos participaram do evento (Foto: Felipe Boutros | AutoPapo)
Por Felipe Boutros
Publicado em 05/03/2024 às 17h23

A BYD anunciou nesta terça-feira (5) em cerimônia com o governo da Bahia, o início das obras da primeira fábrica de carros elétricos no Brasil. O complexo fabril será construído do zero, em uma área que faz parte do terreno antes utilizado pela Ford, em Camaçari (BA).

O início da construção dá continuidade ao processo de instalação do maior polo industrial da BYD fora da China, que conta com o investimento de R$ 3 bilhões. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada próxima de 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.

VEJA TAMBÉM:

Carros da BYD feitos na Bahia

Inicialmente, os carros fabricados pelo BYD na Bahia serão os carros elétricos Dolphin, Dolphin Mini e o SUV elétrico Yuan Plus. Também será produzido o híbrido plug-in (PHEV) Song Plus. A expectativa é que o índice de nacionalização destes carros chegue a 70% em 5 anos – e neste processo o Song Plus se torne um PHEV flex.

Lecar

complexo fabril byd camacari bahia vista aerea 4
O complexo que era da Ford será usado para fazer três plantas diferentes da BYD (Foto: BYD | Divulgação)

Durante a cerimônia, representantes do governo da Bahia descartaram qualquer chance de a Lecar assumir o complexo de Camaçari.

O empresário Flávio Figueiredo Assis, fundador da empresa que anuncia planos de ser uma montadora nacional de carros 100% elétricos, alega que o processo de venda do local ainda estava aberto e que a sua empresa poderia se candidatar.

Mas a Secretária de Desenvolvimento Econômico da Bahia, em nota, divulgou que a ausência de documentação legal obrigatória, incluindo projetos de investimento e de viabilidade do negócio, plano de negócios e leiaute do empreendimento, levou o Estado da Bahia, indeferimento da manifestação de interesse da empresa.

A empresa incluiu apenas dados cadastrais, como certidões, ao encaminhar o requerimento de manifestação de interesse pelo terreno. A ausência dos projetos de utilização da área, de acordo com a SDE, configura descumprimento dos requisitos do Aviso de Chamamento Público para destinação econômica do terreno.

“A Le Car solicitou prazo adicional de 180 dias para elaboração do projeto, o que evidencia inconsistência da proposta, pautada apenas em mera intenção e destituída de efetivas condições de competição com o projeto da BYD. A prorrogação do prazo para apresentação de projeto, além disso, é vedada pela legislação estadual relativa à destinação de áreas públicas para fomento econômico industrial”, diz a nota.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Alberto Ranieri 11 de março de 2024

Torcendo para a BYD fazer muito sucesso no Brasil.

Avatar
Diego 6 de março de 2024

O governo da Bahia iria rejeitar qualquer outra proposta, mesmo que fosse da Tesla.

Avatar
Deixe um comentário