Corolla Cross foi acerto da Toyota

A marca japonesa conseguiu emplacar boas vendas da versão SUV do Corolla sem prejudicar o desempenho de vendas do sedã

Tanto a versão SUV, quanto a sedã, venderam 42 mil unidades em 2023 (Foto: Divulgação | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 05/03/2024 às 18h02
Atualizado em 13/03/2024 às 13h44

O mercado está de amores pelo esportivo utilitário, o SUV.  Mesmo que a maioria dos que o compram estariam mais bem servidos por um sedã, um hatch ou uma perua.

VEJA TAMBÉM:

Mas, falando em números, fiquei surpreso ao comparar as vendas do Toyota Corolla com o Corolla Cross no ano passado. Isso porque, em 2023, o sedã continuou vendendo os mesmos 42 mil carros que nos anos anteriores. E a versão SUV? As mesmas 42 mil unidades.

Isso mostra que ainda tem cabeças pensantes no mercado que continuam preferindo o seu sedã. Também é evidente que a Toyota no Brasil estava certíssima ao lançar o Cross, mesmo com todas suas deficiências, já que ela não perdeu vendas do Corolla sedã. Melhor do que isso, todos os números do Corolla Cross foram tomados de outras marcas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Waslon 6 de março de 2024

O Corolla Cross está mais para uma perua com suspensão elevado do que para um SUV.

Avatar
Rogério 6 de março de 2024

Nunca gostei de sedan. Pra mim sempre me remeteu a carro de taxista. O fato do porta malas do SUV abrir por inteiro e ter muito mais espaço interno já me faz ter essa preferência. Além de ser um pouco mais alto em relação ao solo, nem todo mundo mora em capital onde tudo é asfalto, tem passagem elevada e quebra-molas que são rampas de lançamento. Agora sou não pensante por avaliar o que é melhor pra mim?

Avatar
Jerry 14 de março de 2024

Moro em capital BH e aqui o asfalto é só boca de lobo funda, irregularidades e milhares de obstáculos, por isto a preferência por suvs…

Avatar
Polvo 6 de março de 2024

Automaticamente o Corolla Cross abocanhou os clientes do Corolla sedan. Na minha opinião a Toyota teve uma boa sacada em manter o sedan em produção, mesmo com baixo número de vendas, já que os clientes da Toyota chegam numa concessionária e comparam os 2 modelos de mesma faixa de preço e propostas diferentes e acabam levando o SUV, não deixando margem para o cliente procurar na concorrência.

Avatar
Waslon 10 de março de 2024

Em janeiro e fevereiro de 2024 foram vendidos 5.963 Corolla Cross e 4.643 Corollas.

Avatar
Ricardo 5 de março de 2024

Fui proprietário durante 02 anos de um Corolla XEi mod 2020 adquirido 0km e diferentemente do afirmado na reportagem justamente por ter uma cabeça pensante troquei por um Corolla Cross XRE mod 2023 também adquirido 0km. Cada um valoriza certos aspectos e no meu caso foram 03 diferenciais que me levaram a trocar: em primeiríssimo lugar o design externo ( na minha opinião muito mais bonito ), em segundo a existência do sistema Toyota Sense com diversos recursos ( todos inexistentes no Corolla XEi em 2022 quando adquiri meu Corolla Cross ) e em terceiro o painel digital muito mais completo ( também inexistente no Corolla XEi 2022 ). Logicamente abri mão de um melhor acabamento no painel superior e de uma suspensão traseira mais sofisticada, além de ganhar de brinde um freio de mão no pé e aquele abafador aparecendo ( resolvido com um acabamento escrito CROSS em uma chapa preto fosco ). Se voltasse em 2022 faria a mesma troca novamente. Em 2023 um total de 42.071 pessoas escolheram o Corolla Cross. São todas pessoas com cabeças não pensantes?

Avatar
Washington 6 de março de 2024

Tudo isso que você falou veio no xei em 2024. O que me incomodava no sedã era ter que me abaixar pra entrar no carro e, de vez enquando, ter que reparar o parachoque. Cheguei até a trocar o parachoque uma vez (r$ 3.000,00). Muito baixo. Mas são carros excelentes. Não comparo com nenhuma outra marca.

Avatar
Ricardo 6 de março de 2024

Bem lembrado! No Corolla meu parachoque também sofria direto. Era muito frágil e raspava toda hora. Já no Corolla Cross não tenho esse problema. O meu particularmente está ainda mais alto. Coloquei 04 pneus 225/55/18

Avatar
Waslon 10 de março de 2024

Quando você entra no Corolla, parece que vai sentar no chão 🙂 Uma vez dentro do carro é uma maravilha. O problema só aparece novamente na hora de sair do carro.

Avatar
Deixe um comentário