Quer instalar uma central multimídia no seu ‘velhinho’? Pois é possível

Para quem está cansado do rádio simples mas não quer trocar o carro, existem algumas soluções para instalar a desejada central multimídia

chevrolet classic 2003 montagem central multimidia
Mercado de acessórios oferece soluções para que qualquer carro possa ter uma central moderna no painel (Fotomontagem: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 30/09/2021 às 09h45
Atualizado em 30/09/2021 às 10h08

Sistema de som sempre foi um item praticamente indispensável nos carros, principalmente para quem passa muito tempo no trânsito ou viajando. As rádios podem ser usadas para se atualizar sobre o tráfego, e as músicas quebram a monotonia. Hoje, esse papel cabe à central multimídia.

Melhorar o sistema de som já foi mais simples: donos de carros mais antigos, equipados com toca-fitas, trocavam o aparelho por um CD-player moderno e ficavam atualizados com as tendências. Com o tempo, os rádios ganharam tamanhos diferentes, padronizados em 1 din e 2 din, com o de 1,5 din sendo uma opção menos popular.

VEJA TAMBÉM:

Nos últimos anos, os rádios integrados e as centrais multimídia tornaram essas atualizações mais difíceis. No primeiro caso, pode ser preciso desmontar parte do painel e comprar uma moldura nova para trocar o sistema de som. Já as centrais complicam mais, já que precisam de um espaço 2 din, algo que era pouco comum em alguns carros.

Mercado de acessórios traz soluções criativas

Em carros com espaço 2 din para o rádio fica fácil instalar uma central, deixando até uma aparência de equipamento original. Nos carros com espaço 1 din é que a coisa começa a complicar. No mercado existem centrais multimídia de 1 din, com tela pequena, para quem só quer trocar um rádio por outro.

Um item popular na era tuning foi o DVD com tela retrátil: esse conceito voltou trazendo uma tela touch e mais funcionalidades. Outra novidade são centrais multimídia de 1 din com tela flutuante, que podem cobrir alguns comandos do painel, mas não necessitam de adaptações.

Carro 1997 com tecnologia de 2021

Uma novidade curiosa: já existem formas de imitar as centrais modernas, com tela flutuante, em carros mais antigos. No Mercado Livre encontramos essa moldura para o Chevrolet Corsa, que permite instalar uma central no topo do painel.

Em carros que têm o rádio integrado ao painel é mais trabalhoso trocar o sistema original por outro, mas não impossível. No Honda Civic de nona geração, por exemplo, o som original tem desenho curvo, mas existe uma central paralela feita para o sedã, que ainda traz uma tela grande, maior que o padrão 2 din.

Cuidados na hora de instalar uma central multimídia

Na internet existe todo tipo de central, com grande diversidade de preços. Na hora de escolher uma para o seu carro, certifique-se de que o vendedor é confiável. Também recomendamos pesquisar sobre a marca: em sites de importação os preços são convidativos, mas a origem do produto é uma loteria.

A maioria das centrais paralelas usam o Android como sistema operacional. Por isso, é possível instalar aplicativos como o Waze e o Spotify, abolindo a necessidade de o celular estar plugado ao aparelho.

Com a central em mãos, você pode fazer a instalação em casa ou em um profissional. Se não tiver experiência com isso, recomendamos procurar um especialista.

Central multimídia atrai cada vez mais motoristas: assista ao vídeo!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alfredo 5 de fevereiro de 2023

Gostaria de saber qualultmidia “cabe” adapta bem no fork Ka modelo antigo 2003 . Preferência com câmera de re. Obrigado

Avatar
Sir.Alves 7 de outubro de 2021

Central Multimédia? Eca… kkkkk tem gente que usa isso pra que? Assistir a novela das 7? kkkk … prefiro 1000 vezes um bom sistemas de auto falantes e um bom GPS off-line atulizavel… quem usa waze usa no smart independente de central M… pra mim, CMM é um elefante branco… é aquele item que vc paga caro e não usa…

Avatar
Rafael 7 de outubro de 2021

Acho a ideia legal, mas devo ser uma das poucas pessoas no mundo que não faz a menor questão de ter multimídia (ou rádio com tela) no carro. Eu realmente não fico olhando pra tela enquanto dirijo. Talvez num trânsito muito pesado possa servir pra assistir um vídeo (o que é até proibido rs), mas pra mim é só isso.

Avatar
GLENIO LUIZ GIACOMET 6 de outubro de 2021

Vejo com bons olhos que esses recursos possam ser integrados em veículos mais antigos afinal, muitos recursos trazem conforto ao usuário, e também ajuda para se deslocar em trajetos e viagens onde localizar um endereço pode tomar tempo precioso ( e gasto de combustível a mais ).

Avatar
Antonio Melo 3 de outubro de 2021

Excelente matéria, com o avanço da tecnologia, é possível modernizar e fazer nossos antigos acompanharem um pouco os modernos. Tenho um projeto de modernização de uma Fiat Elba, gostaria de compartilhar com o AutoPapo se possível.

Avatar
Luiz 7 de outubro de 2021

Muito legal ! É isso aí Antônio, vamos preservar os nossos veículos antigos! FIAT Elba é top!

Avatar
Deixe um comentário