SHC entra em recuperação judicial no Brasil

Representante oficial da JAC no Brasil entrou com processo junto à justiça para tentar arcar com dívidas, salários atrasados e processos do governo

img 20180416 wa0008
Por AutoPapo
Publicado em 09/11/2018 às 18h00
Atualizado em 10/11/2018 às 12h27

O Grupo SHC, responsável pela comercialização de carros da JAC, entrou em recuperação judicial no Brasil, no início deste mês. Processo tem por objetivo evitar a falência do grupo e buscar auxílio para a recuperação financeira do negócio. Enquanto isso, a marca chinesa prepara lançamento oficial do T50.

Representante oficial no Brasil colocou JAC em recuperação judicial para tentar arcar com dívidas, salários atrasados e processos do governo.
JAC T40 é um dos modelos que a marca vende no Brasil.

Com a SHC em recuperação judicial, a empresa buscará resolver problemas de dívidas que chegam a R$ 500 milhões. Atualmente, a fabricante chinesa oferece, no Brasil, três modelos. Eles são os SUVs T40, T6 e T5, sendo que a fabricante prepara, para os próximos dias, o lançamento do T50 para substituir o T5. A novidade está em pré-venda desde agosto.

A história da JAC no Brasil passou por momentos turbulentos, que começaram com o rompimento de um acordo com o governo da Bahia. O combinado foi feito em 2011, e envolvia a isenção de impostos pelo programa Inovar Auto e a doação de um terreno para a construção de uma fábrica da marca na cidade de Camaçari.

No ano passado, entretanto, o Grupo SHC anunciou que quebraria o acordo e construiria sua fábrica em Goiás. À época, o governador da Bahia, Rui Costa, expressou sua insatisfação e declarou que a marca se encontrava endividada com o estado. O grupo foi acionada judicialmente pela Procuradoria Geral e pela Receita Federal.

Veja a nota oficial sobre o processo do Grupo SHC e da JAC em recuperação judicial:

Nos últimos sete anos, o mercado brasileiro de automóveis apresentou uma retração de mais de 30% nas vendas. A Citroën, que representava o principal negócio do Grupo SHC, despencou mais de 80% nas vendas neste período. Como consequência, todas as concessionárias Citroën foram fechadas. Em paralelo, a JAC Motors, marca que o Grupo SHC representa no Brasil, celebra excelentes resultados em 2018, crescendo mais de 20% neste ano, enquanto o mercado global de automóveis aumentou as vendas em 14%.

Com o intuito de preservar e potencializar a JAC Motors no Brasil, o Grupo SHC entrou hoje, 1º de novembro, com um pedido de recuperação judicial na cidade de São Paulo. A decisão foi motivada pela necessidade de buscar proteção judicial para uma repactuação de seu passivo junto a bancos, parceiros e fornecedores e, dessa forma, fortalecer a JAC Motors Brasil, sua principal operação.

“Tomamos essa decisão, prevista em lei, para proteger a nossa companhia, nossos 700 colaboradores e os mais de 100 mil clientes da marca”, disse Sergio Habib, presidente do Grupo SHC. As atividades de importação, distribuição, vendas e pós-venda (garantia, manutenção e fornecimento de peças) da JAC Motors continuam inalteradas e preservadas, à medida que a marca goza de um ambiente favorável e próspero no mercado brasileiro.

Imagem JAC | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ricardo 26 de agosto de 2022

Essa Jac motors não tem respeito algum com cliente ,PROCON OU MESMO JUIZADO PEQUENAS CAUSAS .essa gestão do Habib é uma vergonha nem em audiência virtual eles aparecem

Avatar
Deixe um comentário