Correia do alternador ‘cantou’? Veja como resolver

A correia do alternador às vezes cisma de 'cantar', deixando muitos donos de automóveis preocupados. Mas, na maioria das vezes a solução pode ser simples

É importante ter uma correia do alternador reserva, caso precise trocá-la enquanto estiver na estrada
Por Boris Feldman
Publicado em 09/11/2018 às 19h30

Verificar se a correia do alternador está com uma certa folga é mais fácil do que se imagina. E a cantoria da correia pode ser resolvida de maneira simples.

[TRANSCRIÇÃO]

De repente, sem que você tenha contratado nenhuma soprano, contralto ou barítono, aparece uma cantoria lá pelos lados do motor, sob o capô, e você não faz a menor ideia do que pode estar acontecendo. Mas decide levar o carro pro mecânico, segundos depois, a cantoria desaparece do mesmo jeito que apareceu. Mas, aparece de novo. E, aí eu vou dar um palpite: uma das coisas mais simples de conferir no motor é verificar se a correia que aciona o alternador está folgada. É só apertá-la com o dedo.

Tá bem, você não sabe nem onde ela fica, nem qual a pressão que ela deve resistir ao aperto do seu dedo e nem tem ferramenta para ajustá-la, caso necessário. Então, leve o carro para o mecânico. Mas, vai aqui outra dica: se ela está em ordem, mas insiste em cantar assim mesmo, passe nela uma vela dessas de aniversário mesmo, pra ver se ela não cala a boca.

Correia do alternador
Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
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Alison 12 de janeiro de 2024

Olá , o carro estava fazendo um barulho de Correia rangendo ao girar a direção principalmente em dias úmidos , me dei conta que quando eu desligava o ar condicionado o barulho para a instantâneo, foi aí que então o ar parou de gelar , o que pode ser ?

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Cláudio Roberto Back 23 de agosto de 2021

Muito boas as dicas e as “aulas”

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Vagner 15 de setembro de 2020

Tenho uma blazer 4.3 v6. A correia atual tá apertada, mas não tem contato com todas as peças, já a nova q eu comprei tem contato com todas as peças, mas tá folgada. O que fazer?

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Eudes Frota 1 de agosto de 2020

Essa dica da Vela já vem desde a década de 80, era criança e via as pessoas passarem a vela na correia

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Junior 24 de maio de 2020

Boa tarde o meu Corsa Wind tava a coreia tava gritando muito, passei a VELA parou imediatamente, deu certo. Deus abençoe a todos.

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Maiko 2 de novembro de 2019

Se esfregou a vela na correia e não adiantou, pode ser o rolamento por onde passa a correia, aí passa o wd40 só na parte de dentro do rolamento, sem cair na correia!

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Maiko 2 de novembro de 2019

Funciona mesmo passe a vela ( a parte do verbo duro, tem que cair os farelinhos) esfregando em toda a parte da correia de borracha por fora e por dentro!

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Coleny oliveira de aguiar 17 de agosto de 2019

O militec-1é mesmo um produto excelente para conservação do motor?

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Sabrina 7 de agosto de 2019

Mais se a correia está apertada , já passei a vela e mesmo assim ela ainda canta o que devo fazer?

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Mira Cristina Solitari 27 de fevereiro de 2020

O meu também está assim. Nem mecânico resolve…

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Edson 9 de fevereiro de 2021

Rolamento em mau estado costuma aquecer demais e acaba transferindo o calor para a correia o que acaba facilitando ela patinar.
Correria desgastada também aumenta a probabilidade de patinar.

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