O que sabemos sobre o JAC iEV40, o carro elétrico mais barato

Elétrico chinês com motor de 115 cv e autonomia de até 300 km começa a ser vendido regularmente em julho; modelo já está em pré-venda por R$ 139.990

jac e40 2
Por AutoPapo
15 de fevereiro de 2019 17:40

A JAC Motors já marcou data para lançar o iEV40. O primeiro automóvel com propulsão 100% elétrica da marca no Brasil será apresentado à imprensa em junho próximo. No mês seguinte, o modelo já estará sendo vendido regularmente na rede de concessionárias da marca.Vale lembrar que ele já é negociado em esquema de pré-venda desde o último dia 25 de janeiro, pelo preço de R$ 139.990. Esse valor faz do iEV40 o automóvel elétrico mais barato do Brasil. Todavia, as primeiras unidades comercializadas nesse esquema serão entregues também em junho.

Apesar do preço mais em conta que o de outros veículos com tecnologia semelhante, Sérgio Habib, o presidente do Grupo SHC, que representa a JAC Motors no Brasil, não prevê que o IEV40 grandes volumes de vendas, ao menos em um primeiro momento. “Carro elétrico é caro no mundo todo, e não é diferente no Brasil”, justificou durante o lançamento do SUV T80. Para ele, a adoção de valores mais competitivos estão condicionados à implementação de incentivos fiscais para produtos com propulsão “verde”.

O executivo, entretanto, explica que o lançamento coloca a JAC entre as pioneiras na utilização desse tipo de tecnologia no país. O iEV40 será importado da China, como todos os demais veículos da marca. A curto prazo, não há planos de fabricá-lo no Brasil.

JAC iEV40 é baseado no T40

Apesar de não ter objetivo de tornar o iEV40 um campeão de vendas, Habib garante que ele será vendido em todas as regiões do país. O presidente do Grupo SHC explica que as concessionárias precisarão receber equipamentos específicos e funcionários treinados para dar manutenção no sistema elétrico do veículo.

Por isso, nem todas as autorizadas venderão e oferecerão assistência ao iEV40. Porém, o presidente do Grupo SHC assegura que ele será comercializado inclusive em cidades que possuem apenas uma concessionária JAC, como Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Por outro lado, em São Paulo (SP), onde existem quatro autorizadas da marca, somente uma, do mesmo modo, comercializará e disponibilizará serviços para o modelo. Em todo o país, a empresa dispõe atualmente de 25 pontos de vendas.

Motor de 115 cv com autonomia de até 300 km

O iEV40 é baseado no T40: ambos compartilham a carroceria e a maior parte dos componentes de acabamento interno. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Volkswagen, em uma joint venture chamada Sol. Na China, ele é vendido como iEV7S. Ele é equipado com um motor de de 115 cv de potência e 30,6 kgfm de torque.

Já a bateria que acumula capacidade máxima de 40 kWh. Segundo a marca, o iEV40 tem autonomia de 300 km, de acordo com o ciclo europeu (NEDC). Esse número, porém, pode diminuir de acordo com o modo de condução, o peso transportado e outros fatores. Em cidades, por exemplo, o raio de ação é maior que em estradas. O uso de aquecimento interno, do mesmo modo, reduz essa distância em até 20%. Exatamente para não reduzir demais o alcance, a velocidade máxima é limitada a 130 km/h.

Para recarregá-lo, o proprietário irá conectá-lo a uma tomada elétrica de 220 volts e aguardará 8 horas. Mas há a opção de “abastecê-lo” no modo rápido: é possível obter 80% da carga em apenas 1 hora. Porém, para isso, é preciso que o proprietário adquira um equipamento próprio.

Ainda de acordo com informações divulgadas pela JAC, o consumo é equivalente ao de um chuveiro elétrico de boa qualidade. “Encher o tanque” – na verdade, recarregar a bateria – custa entre R$ 14 e R$ 18, dependendo do custo da energia elétrica no município. Diante da comparação com qualquer modelo movido a motor por combustão (gasolina ou etanol), o JAC iEV40 tem um custo seis vezes menor por km rodado. “Para rodar, o motorista gasta praticamente nada”, enfatiza Habib.

JAC iEV40 é baseado no T40

O presidente do Grupo SHC também afirma que o custo de manutenção é significativamente mais baixo que o de um veiculo a combustão. “O motor não tem filtros, fluidos, velas e periféricos como bombas d’água e de combustível. Consequentemente, nada disso precisa ser trocado”, afirma o executivo.

O JAC iEV40 ainda agrega tecnologias como os freios regenerativos. Tal recurso garante a recuperação da energia capturada nas frenagens e sua conversão em eletricidade (recarregando as baterias e aumentando a autonomia instantânea). Já o alerta sonoro para pedestres consiste em “anunciar” a presença do carro no trânsito. Trata-se de um cuidado especial em favor de deficientes auditivos e visuais.

Há também o i-pedal, que, ajustado pelo motorista, pode intensificar a ação do “freio-motor”. Funciona assim: quando regulado para o modo ECO, o motorista praticamente não usa mais o pedal de freio. Cada vez que ele tirar o pé do acelerador, o carro já diminui instantaneamente a velocidade. Isso poupa todo o conjunto de freios e chega a triplicar a vida útil de pastilhas e discos.

Equipamentos do iEV40

O JAC iEV40 tem garantia de cinco anos (inclusive para as baterias). Ele é equipado com itens de segurança como ABS, EBD, TPMS, assistente de partida em rampa, e de comodidade como ar-condicionado com função automática, rodas de liga, kit multimídia com tela de oito polegadas.

A JAC também anunciou a possibilidade de monitoramento do veículo por telemetria (mediante autorização do usuário). A central também monitora o nível da carga da bateria orientando o motorista quando estiver abaixo do recomendável

Um aplicativo exclusivo do JAC iEV40 para smartphone  possibilita ao motorista a verificação da porcentagem de carga da bateria, autonomia, situação de recarga durante o carregamento, além do sistema de rastreamento e telemetria com diagnóstico à distância. O dispositivo torna possível ainda o controle elétrico dos vidros, a abertura das portas e o acionamento do ar-condicionado.

Fotos JAC | Divulgação

*Publicado originalmente em de janeiro de 2019 km/h,

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sidnei 31 de março de 2021

Boa tarde, gostaria de saber de locação desse veiculo para a Prefeitura de Arujá/Guarda Civil Municipal.

Agradeço!
Comandante da GCM, Inspetor Sidnei.

Avatar
Fred Branco 5 de dezembro de 2019

Por esse valor vcs devem estar ficando loucos.

Avatar
Ednaldo de Oliveira Ribeiro 5 de dezembro de 2019

Parece Perfeito.!!! Pena que ainda bem caro…
E eles ja devia vim com esse equipamento de recarga embutido para poder ser recarregado em qualquer Lugar com tomada 220v…
Esperamos anciosos a cbegada dele nas Lojas do Brasil

Avatar
Mauro 25 de setembro de 2019

Quero comprar o iEV40!!!!!

Avatar
Deixe um comentário