Novo Golf já está pronto, mas não será fabricado no Brasil

Oitava geração do hatch médio da Volkswagen foi flagrada na África do Sul, mas só deve chegar ao Brasil como importado; e olhe lá...

2020 vw golf 1
Por AutoPapo
Publicado em 15/02/2019 às 20h45

O novo Golf já está praticamente pronto. É o que mostra um flagra publicado pelo site Carscoops, no qual é possível ver um exemplar do modelo sem camuflagem, sendo testado na África do Sul. A expectativa é de que ele seja apresentado oficialmente no Salão do Automóvel de Genebra, em março próximo. Porém, se você é fã do hatch da Volkswagen, as perspectivas não são boas: a próxima geração não será fabricada no Brasil.

Novo Golf foi flagrado na África do Sul

O motivo é a falta de demanda dos consumidores brasileiros por hatches médios. Esse segmento, que já foi um dos principais do mercado nacional, vem encolhendo ano após ano. E o Golf sente as consequências disso: suas vendas, atualmente, não passam de algumas centenas de unidades por mês. E olha que a geração atual ainda estar alinhada com a similar feita na Europa.

Esse volume é muito baixo para viabilizar a produção do novo Golf no país. A Volkswagen ainda não revelou seus planos; porém, o mais provável é que a futura geração seja trazida da Alemanha, em pequena quantidade. Não será possível importar o modelo do México (que tem acordo comercial no Brasil), uma vez que ele também deixará de ser produzido por lá. É que a demanda por hatches médios na América do Norte vem igualmente diminuindo.

Novo Golf foi flagrado na África do Sul

Tal fenômeno mercadológico tem uma causa conhecida: a ascensão dos SUVs. Enquanto as vendas globais de hatches e de sedãs declinam, as de utilitários esportivos só aumentam. A própria Volkswagen já desenvolve produtos em sintonia com as recentes tendências  dos consumidores, inclusive no Brasil. Por aqui, a marca alemã vai lançar o compacto T-Cross e o médio Tharu. Desse modo, o novo Golf será destinado, especialmente, à Europa, onde ainda há grande demanda por ele.

Novo Golf dá continuidade a trajetória iniciada em 1974

Apesar da camuflagem, é possível perceber que o novo Golf mantém sua identidade visual. Alguns elementos de estilo tradicionais, como as proporções da carroceria e a coluna C bastante larga, foram mantidos. Eles estão presentes no hatch desde a geração, lançada em 1974. A safra que será lançada neste ano é a oitava desde então.

As informações técnicas do novo Golf ainda não foram divulgadas. Todavia, sabe-se que ele terá a mesma plataforma MQB do modelo atual. Por isso, suas dimensões externas e internas não deverão mudar muto. Espera-se que ele tenha novas opções de motorização, inclusive elétricas e híbridas, além de tecnologias semi-autônomas e autônomas.

No Brasil, o Golf foi lançado em meados dos anos 90, como importado. Naquele momento, o modelo estava em sua terceira geração. A safra seguinte foi produzida nacionalmente por um longo período, até ser substituída pela geração atual, a sétima em âmbito global.

Fotos Carscoops| Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sergio 16 de fevereiro de 2019

A volks parece que não quer ver a realidade, tá certo que caiu a procura por hachts, mas o problema do golf é o preço absurdo cobrado aqui no Brasil

Avatar
Deixe um comentário