JAC lança, no Brasil, primeira picape 100% elétrica do mundo

Modelo é focado nos frotistas e, segundo a montadora, tem o baixo custo do quilômetro rodas como grande atrativo

Por AutoPapo 21/09/20 às 16h41
jac picape eletrica 05
Picape iEV 330P (Foto: JAC | Divulgação)

A JAC Motors, que hoje tem a maior gama de carros elétricos do Brasil, a iEV 330P, primeira picape 100% elétrica produzida no mundo. Ela terá 320 km de autonomia e capacidade para 800 kg de carga útil. A iEV 330P vai custar R$ 289.900 com foco em frotistas.

A picape elétrica JAC iEV330P tem  150 cv de potência e 33,7 kgfm de torque e é equipada com baterias de fosfato de ferro-lítio com 67,2 kWh de capacidade máxima de carga.

VEJA TAMBÉM:

Segundo a JAC, destaque da picape elétrica é o custo por km rodado, capaz de rodar 320 km com a carga completa, o que dá, em média, um consumo de 21 kWh por 100 km. Para recarrega a iEV330 por completo, considerando o custo médio (há variação por Estado brasileiro) de R$ 0,55 por kW, consumidor desembolsará R$ 37, de acordo com cálculos da empresa.

Outro atrativo para frotistas é o custo de manutenção menor de uma picape elétrica em relação aos modelos com motor a combustão.

Como é a recarga?

A carga lenta em corrente alternada da iEV330 (obtida através de um carregador wallbox de 7,4 kW) será de 8 horas de 20 a 100%. Como é um veículo que se destina aos frotistas, no entanto, as instalações elétricas dessas empresas costumam adotar a opção de carregamento rápido em corrente contínua (obtida através de um carregador de 40 kW): o tempo de recarga, caso se opte de 20 a 100%, será de apenas 1h30.

Equipado com sistema de ação regenerativa chamado i-Pedal, o sistema de propulsão do JAC iEV330P aproveita as desacelerações e recarrega as baterias – o motor deixa de consumir energia e se torna momentaneamente um “gerador”. Resultado: se o motorista for cuidadoso nas acelerações e não usar o ar-condicionado, o iEV330T entregará uma autonomia superior aos 320 km.

A picape elétrica JAC iEV330P tem com 5,615 m de comprimento, largura total de 1,88 metro, 1,83 m de altura e 3,38 m de entre-eixos. Já caçamba tem 1,81 metro de comprimento por 1,52 metro de largura.

Por dentro da JAC iEV330P

O quadro de instrumentos integralmente digital possui dois grandes mostradores que imitam escala analógica: à esquerda, fica uma espécie de potenciômetro, que indica o percentual de potência instantânea usada pelo motor elétrico. Já à direita, o velocímetro.

Na tela central, o motorista encontra uma “pilha”, que aponta a carga restante de bateria e um segundo velocímetro digital, além do consumo instantâneo em kWh e dos hodômetros (parcial e totalizador).

O volante de direção é multifuncional, com teclas à direita que controlam o áudio. Já o revestimento dos bancos e dos painéis de portas é marrom e de tecido.

Central multimídia tem tela de 7 polegadas

Como outro destaque, o JAC iEV330P exibe um aparelho de multimídia com tela de 7 polegadas, que incorpora câmera de ré e possui conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.

Completam a lista de itens de série, ar-condicionado, direção com assistência eletro-hidráulica, DRL, faróis com regulagem elétrica de altura do facho, faróis de neblina (dianteira), lanterna de neblina (traseira), retrovisor interno antiofuscante, sensor de capô aberto, sensor de estacionamento traseiro,  câmera de ré e entradas USB no console central do painel e no banco traseiro.

Sistema VPS é segurança para pedestres

Por funcionar com um nível de ruído baixíssimo, quase imperceptível para quem está dentro do carro, o JAC iEV330P torna-se um risco para pedestres em geral, em especial aqueles com deficiência visual. Para prevenir esse risco, a JAC Motors desenvolveu o sistema VPS, um alerta sonoro que emite “beeps” intermitentes do lado de fora do carro até 25 km/h. Isso o torna possível de ser identificado por esses deficientes.

Fotos: JAC Motors | Divulgação

SOBRE
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alves 21 de dezembro de 2020

Bateria de sulfato Ferroso lixo. E como todo JAC, desvalorização exagerada de 70% nos quatro primeiros anos de uso. De quebra o farol fica opaco(bem amarelado) nesse mesmo tempo.(plásticos de péssima qualidade). #Passo.

Avatar
Ulisses Santiago Dos Santos 28 de setembro de 2020

Carro para frotista de quase R$300k?Não dar certo, tem q trabalhar para baixar este valor!!!!!

Avatar
José Carlos Viana 28 de setembro de 2020

A JAC tá parecendo mineira ; trabalhando em silêncio

Avatar
José Carlos Viana 28 de setembro de 2020

Aos poucos ocarros chineses vão comendo pelas beiradas…..
Caoa Chery é um exemplo…..

Avatar
Fernando Souza 28 de setembro de 2020

Finalmente os carros chineses vão deixar de ter seus mortos barulhentos, a ponto de escutar de dentro da cabine o som e vibração.
Bom, motor elétrico não é pra fazer isso, né?

Avatar
Denis Oliveira 28 de setembro de 2020

Achei bem legal, mas essa autonomia de até 320km é desanimadora. Não estou tão por dentro do assunto, pois para um elétrico talvez 320km seja um bom número, mas para mim, atualmente, jamais compraria um carro elétrico com essa autonomia, pois é certeza que em algum momento eu ficaria na mão.

Avatar
Jorge Luiz Vasconcelos 27 de setembro de 2020

Olha só: isto é muito bom mas vai ser só para uma menoria.

Avatar
ATABISIO CUSTODIO DIVINO 22 de setembro de 2020

carro pra grandes fazendeiros

Avatar
Comentarista 27 de setembro de 2020

Acho que nao. Grandes fazendeiros compram a ram 2500 ou a 1500

Avatar
Jeremias da Silva melo 22 de setembro de 2020

Na minha opinião a jac tem belos carros e devagar esta conquistando o mercado brasileiro parabéns a jac

Avatar
Marcia 27 de setembro de 2020

Comprei um t40 2020 e estou muito feliz. Ótimo carro, econômico e bonito. Amei

Avatar
Nanael 22 de setembro de 2020

Noutras épocas, pequenos fabricantes já teriam picapes nacionais adaptadas para isso há um bom tempo, bem como saveiro e Strada conversíveis, mas isso é só saudade… Aguardo para ver a confiabilidade do conjunto.

Avatar
Deixe um comentário