Deficientes auditivos poderão ter isenção de IPI (Foto: Shutterstock)
O Projeto de Lei 4514/20 inclui as pessoas com deficiência auditiva entre as beneficiadas pela isenção do Imposto sobre Produto Industrializados (IPI) na compra de veículo. A proposta é do deputado Denis Bezerra (PSB-CE) e tramita na Câmara dos Deputados.
O texto inclui a previsão na Lei de Isenção do IPI para Compra de Automóveis, que hoje dispensa do imposto pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda ou ainda com autismo, diretamente ou por meio de seu representante legal.
Em agosto de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a inconstitucionalidade por omissão da legislação, ao não incluir as pessoas com deficiência auditiva entre as beneficiárias da isenção. A Corte fixou prazo de 18 meses para o Congresso Nacional suprir a omissão.
“Este projeto tem exatamente este propósito: sanar a omissão legislativa, incluindo explicitamente as pessoas com deficiência auditiva na referida lei, que trata dos contribuintes com direito ao benefício fiscal”, justifica Bezerra.
Definição
Se for aprovada e virar lei, a medida deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo quanto à definição de deficiência auditiva.
Antes da regulamentação, no entanto, valerá a definição existente no Decreto 5.296/04, vedado o estabelecimento de critérios mais restritivos: “perda bilateral, parcial ou total, de 41 decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 hertz (Hz), 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz”.
Legislação para isenção atual não contempla deficientes auditivos (Foto: Shutterstock)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Luiz Valter Alves
7 de outubro de 2020
Eu tenho deficiência auditiva severa/profunda.
Tenho direito de usufruir da isenção de impostos e outros benefícios, baseado no Decreto 5296/04?
Pretendo adquirir um carro zero já no ano de 2021.
Alguém poderia me passar alguns esclarecimentos a respeito?
Fico tão deprimida em ler esses comentários, pois minha bebê tem persa unilateral. Mas tenho que ter forças para lutar por ela agora. O que vier será um benefício e é assim que se começa uma movimento.
Hélio Pereira Silva Martinoti
23 de setembro de 2020
Sou deficiente auditivo total do esquerdo e 45% o direito,sofri muito a procura de emprego,e até mesmo sofri muito com os médicos de empresa,essa lei tem que vir para nós ajudar pois ainda assim é muito difícil, quero parabenizar os deputados que estão lutando para que se torne uma realidade para nois…
Sou deficiente auditiva perda total mas falo normal meu sonho é ter um carro se for aprovado irei ter o meu se Deus quiser nunca pude ter um carro pois minhas economias são poucas
Sou deficiente auditiva bilateral acho muito importante estes direitos porque toda deficiência tem que ter prioridade TB uso aparelho e um gasto com pinha tenho que trabalhar pra comprar sem contar no aparelho que e um absurdo
Verdade! Tenho um Filho com perda bilateral severa. Estamos tentando comprar um aparelho já que o dele tem 13 anos, mas está difícil. Caro demais mesmo para parcelar
Bom dia, assim como no caso do IPI em que os deficientes auditivos nao eram contemplados podemos entender nesse sentido a possibilidade de requerer judicialmente isenção do IRPF?
Silvana dias Alves de Souza
22 de setembro de 2020
Bom dia meu nome é Silvana estou muito feliz por saber que estão olhando por nós pois gostaria muito de ter o meu carro com as minhas condições de comprar o meu carro gostaria de mas informações sou deficiente auditiva não consigo ter muitas coisas por causa disso eu só tenho a agradecer o apoio
Muito bom assim será mais fácil de consegui as coisas que necessitamos pois sou deficiente auditivo bilateral nunca tive uma oportunidade nas rmpresas por não confiar devido a deficiência .
Então não um salário melhor para comprar carro , moto, imóvel .
Sou deficiente aditivo,seria mais fácil liberar os concursos públicos pra mais porcentagens de deficiente,acho muito poucas vagas,e muitos deficiente concorre também.
E os deficientes auditivos unilaterais serão excluídos? Porque se o cidadão tem uma perna é deficiente, se é cego de um olho é deficiente e agora se é surdo de um ouvido não é considerado deficiente?
Pessoal boa noite vimos lutando há uns quatorze anos já nosso filho é surdo profundo né severo . Qdo passa pela prova perícia com junta médica passamos pela verdadeira exclusão da sociedade. Além do descaso ainda dizem surdez não está contido na deficiência física. Surdo não é deficiente não entra em nenhuma deficiência. Cego é cego e.fisico, se percebe ou é cadeirante, ou muletas ou próteses… Mas o surdo não se vê a deficiência ..isso é Brasil onde a primeira dama fala em libras…e choro com os surdos de emoção apenas isso. Quanta ignorância nesses país. Mas esperança não pode morrer.
elzita
22 de setembro de 2020
E verdade os surdos excluido. De aposentadoria esses deputados deveria pensar. E direito de aposentadoria e nao de ipi se surdo nao pode nem tirar habilitacao vai quer trabalhar. Nem uma impresa. Quer contratar
Rossana lopes
22 de setembro de 2020
Deveriam dar apoio pois mesmo os que tem a possibilidade de usar um aparelho que é um.absurdo de caro, fora a manutenção. Esse beneficio deveriam dar um suporte para o deficiente auditivo.
lei
21 de setembro de 2020
está í luso surdez unilateral sim de pelo menos 41 tb
existe um ok que classifica unilateral como surdez dado deficiência q temos por ouvir de do um ouvido
de não podermos servir o exército de entrar em algumas empresas por sermos deficientes
este ok da o direito do cidadão q é unilateral inclusive pleitear vagas de deficiente em empresas de maus de 100 funcionários pesquise q vc ver a a aprovação desta lei
Concordo plenamente com vc, sou deficiente unilateral total e não pude tirar a carteira de deficiêncinte porque tinha que ter perda nos dois ouvidos, e muito menos comprar um carro. Só temos direito se for os dois ouvidos. Muito triste essa situação.