Jeep Compass brasileiro é melhor que o dos EUA, entenda o motivo

A atualização do SUV médio para a linha 2025 deixou o modelo feito em Pernambuco em situação melhor que o original

jeep compass high altitude eua cinza frente
Esse é o modelo gringo, visualmente só muda o refletor laranja no farol exigido pela legislação (Fotos: Jeep | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 17/04/2024 às 13h02

Toda vez que um carro novo é lançado no Brasil, recebemos uma avalanche de comentários falando que o mesmo veículo é melhor em outros mercado. A Jeep atualizou o Compass nacional e colocou o motor 2.0 Hurricane nele, isso virou o jogo: o modelo feito no Pernambuco é melhor que o produzido no México para os EUA.

Antes que venham acusar, não estamos sendo pagos pela Jeep para promover o Compass, apenas fomos comparar as fichas. A primeira coisa que nos chamou a atenção é que o motor Hurricane é consideravelmente mais potente no Brasil: 272 cv, contra 202 cv do modelo vendido nos EUA.

VEJA TAMBÉM:

A diferença também está no torque, são 30,5 kgfm no Jeep Compass feito no México enquanto o brasileiro rende 40,8 kgfm. O câmbio também é diferente, eles adotaram uma caixa automática de 8 marchas produzida pela Hyundai, enquanto aqui é a ZF de 9 velocidades.

Essa diferença de força se deve a calibração. Por questões de mercado e por não ter a oferta do 1.3 turbo, a Jeep dos EUA escolheu deixar seu Compass Hurricane mais manso.

Compass brasileiro agrada aos pés de chumbo

jeep compass 2025 blackhawk 12
Com 272 cv, o modelo nacional é o Compass mais rápido do mundo

Essa força extra rende um desempenho melhor para o Compass nacional, que acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e atinge 228 km/h. A Jeep dos EUA não divulga dados de desempenho oficiais, segundo a revista Motor Trend o SUV acelera de 0 a 96 km/h em 7,9 segundos e a máxima é limitada em 189 km/h.

O Jeep Compass manteve o motor 1.3 turbo no Brasil, que não é ofertado nos EUA. Se isso faz dele melhor ou pior, vai depender do gosto de quem vê.

Para o Brasil isso significa em uma vantagem devido ao consumo de combustível menor que o do 2.0 Hurricane. O 1.3 turbo dá um desempenho bom para o SUV caso o dono não seja um pé de chumbo.

Outra diferença é que no Brasil existe ainda a oferta pelo 2.0 turbodiesel. Apesar do custo do óleo diesel estar alto, esse propulsor ainda tem seus fãs devido a economia de combustível.

Por dentro o Jeep Compass é igual em todo o mundo

jeep compass high altitude eua interior painel
Agora o Brasil está alinhado em equipamentos, a diferença ficou nas cores do acabamento

O Jeep Compass teve seu interior renovado no Brasil em 2021, seguindo a renovação feita antes na Europa. Nos EUA essa novidade chegou apenas no ano seguinte.

O Brasil estava atrás quando o assunto era o pacote ADAS. Nem todas as versões traziam os assistentes de segurança e ele estava defasado.

Com a linha 2025, todos os modelos do Compass trazem o ADAS 2.0, sendo opcional na versão Sport e de série nas outras. Os assistentes foram revisados, ganhando mais funcionalidades e ficando alinhados aos EUA.

As diferenças remanescentes são questões de gosto de cada mercado, como as opções de cores da carroceria e do interior. O Compass inclusive está em uma fase ruim nos EUA, enquanto no Brasil ele é líder em seu segmento. A Jeep sabe disso e não quer deixar a peteca cair onde se dá bem.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário